NEWS

News

cidade

VAI PINTAR? TOME CUIDADO!

Volta e meia a gente se depara com algum profissional da pintura automotiva ou da construção civil ou até mesmo algum autônomo fazendo o trabalho sem o devido cuidado necessário para a saúde. Preocupada com o problema, a CNNPV resolveu dar algumas sugestões sobre os riscos de quem tem de enfrentar a vida diária absorvendo o cheiro de metal pesado contido no produto.

De acordo com um site americano - Ehow - muitas oficinas de pintura usam químicos cáusticos, inflamáveis e cancerígenos em sua linha de trabalho, mais do que no comércio de reparação automotiva. Quando alguém,por exemplo, lixa uma superpefície metálica pra retirar parte do produto antigo, ela absorve "fragmentos abrasivos microscópicos de sílica, ferrugem e cloreto de metileno, juntamente com o crômio e o chumbo. (...) Estas partículas de poeira fina se espalham pelo ar e, sem ventilação adequada, acabam por sendo inaladas pelo pessoal da oficina. Inalar tais partículas, mesmo durante curtos períodos, pode causar asma, enfisema e outras doenças pulmonares relacionadas e irritação. Logo, é necessário usar máscaras e proteção para os olhos quando lixar e esmerilar metal nu ou superfícies pintadas.

Outro problema gritante é quando o contratado usa pressão para pintar algum maquinário, porta metálica etc. Sprays químicos de pintura espalhados pelo ar contêm cádmio, cromo e chumbo. (...)Todos estes produtos químicos no ar podem causar inflamação ou doença respiratória, assim como pruridos na pele e inflamações, reações alérgicas, danos em nervos e no cérebro, náusea, falência de órgãos, dor de cabeça e vômitos. Quem ainda usa lixadeira orbital pode jogar objetos em alta velocidade na direção do rosto ou do corpo, causando lesão no olho ou cegueira. Daí, a precaução para usar os óculos de proteção.

Mora com um desses profissionais? ajude-o a tomar os devidos cuidados: "não se deve ingerir ou preparar alimentos ou bebidas nas áreas onde se armazena ou se usa a tinta. Nos casos de ingestão acidental da tinta, procurar ajuda médica imediata. E mais: evite a inalação: Nos lugares com pouca ventilação é necessário usar máscara completa com alimentação de ar limpo ou uma máscara com filtros para vapores orgânicos. Os gases dos diluentes são mais pesados que o ar. Respirar esses gases pode provocar enjoo, embriaguês, dor de cabeça e inclusive desmaio". 

Há ainda a recomendação de que também devemos usar luva e roupa protetoras durante a aplicação ou mistura da tinta. Pode ser usado um creme facial não oleoso. NÃO usar cremes que contenham petróleo porque ajudaria a absorção da tinta na pele. Retirar os anéis, relógios, etc... antes de começar a trabalhar porque eles retêm partículas de tinta e as deixam em contato com a pele. Eliminar qualquer tinta que tenha salpicado a pele, lavando-a com água morna e sabão, ou com um limpador de pele aprovado. Depois de lavar, aplicar um condicionador/creme para a pele. Nunca usar diluentes para limpá-la.

Aprendeu? repasse a informação para o rapaz que está trabalhando em sua casa ou numa empresa perto de você. 
VAI PINTAR? TOME CUIDADO! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.