NEWS

News

cidade

PROJETO FOCA O TRABALHO DAS TECELÃS DO AMARGOSA II

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelas estudantes de Pedagogia da UniAges, Ademária Oliveira e Maria Hilda, teve como foco um estudo sobre a produção das tecelãs da comunidade Amargosa II. Como forma de renda alternativa, as tecelãs produzem desde redes,  tapetes, cortinas, almofadas a bolsas e jogos americanos durante o período da estiagem. O objetivo principal era analisar a influência do artesanato produzido pelas mulheres na formação da cultura popular.

De acordo com estudante Ademária, "a prática de tecer redes e coxinilhos foi introduzida em Amargosa II quando Maria Filha de Jesus, conhecida por Dona Fiinha, foi com a família residir no povoado. Filha de tecelã, ela deu continuidade à prática aprendida ainda na infância, transmitida para os filhos e que aos poucos foi envolvendo algumas vizinhas que auxiliavam em diferentes etapas da produção. Um dia, uma das moradoras do povoado decidiu lutar pela concretização de uma ideia que havia tido. Reuniu um grupo de dez mulheres e com o apoio de programas governamentais conseguiu viabilizar a construção de um galpão de trabalho, a aquisição de teares e urdideira, além de um curso ministrado por Dona Fiinha, que ensinou desde a construção dos equipamentos até o acabamento das peças".

Utilizando como matéria-prima sobras de urdume de tecelagens industriais, adquiridos em feiras livres regionais, as tecelãs e tecelões de Poço Verde se orgulham das peças que produzem, principalmente das redes, seu principal produto. Por meio de oficinas, ela buscou também ensinar as pessoas da comunidade a produzirem crochê, ponto cruz, vagonite, macramê e tecer. 

"O intuito maior do projeto foi alcançar uma divulgação e proporção da cultura artesanal, visando contribuir significativamente para a vida das pessoas da comunidade. Assim, realizou-se no encerramento da intervenção uma exposição dos produtos artesanais produzidos na tecelagem, a qual contou com momentos de palestra sobre o trabalho que foi realizado na comunidade durante o estágio e sobre a história da tecelagem, além de músicas de forró com a participação da banda “Flor do sertão” e momentos de descontração e lazer", concluiu Ademária.(fotos:divulgação)
PROJETO FOCA O TRABALHO DAS TECELÃS DO AMARGOSA II Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 23:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.