NEWS

News

cidade

FALTA MAIS TRANSPARÊNCIA NA CÂMARA E NA PREFEITURA, DIZ VEREADOR

Foi durante a visita dos estudantes do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira que a saúde e a transparência voltaram a ser destaque na sessão legislativa realizada no último dia 01. Quem pegou o gancho inicial foi o vereador Edson Didiu/PSB. Ele relembrou das dificuldades no país para muitas pessoas que precisam de assistência e se vêm vítimas da falta de atendimento médico. Usando passagens da Bíblia, Didiu fez um comparativo também de como o álcool e as drogas levam a pessoa à degradação humana. Muitos são até levados por problemas psicológicos.

Visita estudantil - Didiu aproveitou a visita de um grupo de estudantes do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira para dar alguns conselhos voltados para esses aspectos. Não deixando de reconhecer que os vereadores têm papel importante para mudar toda essa problemática.

A vereadora Délia Félix/PP também deu sua contribuição mandando um recado para a juventude. Délia revelou ainda sua indignação diante da notícia do fechamento do cartório eleitoral em Poço Verde e em outras centenas de cidades com mais de cem mil eleitores;  e do resultado que a aprovação da reforma da previdência trará para a sociedade.

Mais cobrança e transparência - Délia voltou a cobrar a Casa de Apoio e dos Estudantes bem como a realização de exames. A vereadora do PP pediu aos estudantes que estejam atentos ao Portal da Transparência do governo atual, pois todos precisam saber para onde estão sendo destinados os recursos.

O líder da oposição Pedro dos Santos/PDT usou a tribuna para explicar rapidamente como funciona a casa legislativa ao grupo visitante. Em seguida, reiterou o pedido da colega Délia de saber onde foram investidos os 15 milhões de reais recebidos pela prefeitura nos últimos cinco meses de governo. De acordo com Pedro, foi solicitado junto ao Executivo informações sobre as licitações. O vereador voltou a focar na palavra mais citada nas últimas sessões em seu discurso - prioridade. Quais são as prioridades do governo? Pedro recomendou aos presentes que tenham um olhar clínico da propaganda que se coloca nas redes sociais - uma alfinetada no atual governo que é expert nessa área da comunicação. Pedro encerrou a fala tratando da importância de criar o Conselho Municipal das Cidades além do Plano Diretor para que o município tenha um "efeito positivo".

O próximo a usar o parlatório foi o vereador Léo de Fonsinho/PCdoB. Léo relatou seu trabalho enquanto vereador novato na Câmara e a problemática envolvendo sua transferência de uma unidade escolar do interior para a cidade - algo resolvido antes da ação na justiça.

Léo não deixou de aproveitar o ensejo para cobrar também a abertura da Casa de Apoio e a casa dos estudantes bem como o transporte quinzenalmente aos universitários. Por fim, pediu aos jovens que eles cobrem dos vereadores pois eles não representantes do povo.

O líder do governo Gilson Rosário/PMN tentou explicar suscintamente aos jovens que quem manda na Casa é a maioria. Todos, oposição e situação, trabalham, discutem e procuram o melhor para o povo. Aproveitando que havia muitos jovens, Gilson pediu para que todos também acompanhem o projeto de lei da Câmara que planeja dar 100% de aumento aos comissionados.

Transparência deve vir de todos - O vereador Jaci de Silvino/PSC não perdeu a oportunidade e criticou a nova versão do vereador Pedro. Outrora, não falava nada e agora critica tudo tal qual o colega o novato  Léo de Fonsinho ao querer mostrar serviço a poucos meses na Câmara. E se referindo à gestão de Pedro na Casa Legislativa, disse: "Ele tinha transparência de entrada, mas não tinha transparência de saída" dos recursos, "que num papel dizia Pedro e outros. Eu não concordo. Se eu viajei com o vereador Pedro tem de colocar o vereador Pedro e o vereador Jaci. A mesma coisa acontece com outros presidentes e com o prefeito quando colocam. É um erro enganar a população. Esse negócio de transparência não funciona nem na câmara nem na prefeitura e nem em lugar nenhum. Jaci se reportou ainda aos outros governos corruptos no Brasil. (..) na transparência tem de dizer o que se gasta. Na prefeitura de Poço Verde ainda não está existindo transparência e não sei por que". Por fim, Jaci cobrou maior transparência de todos tanto do Executivo quanto do legislativo.

Pedro respondeu que "quando esteve como presidente da Câmara, na verdade o portal da câmara sempre teve transparência". E citando o salário dos vereadores explicou que ao colocar na folha o nome de alguém e outros o total perfaz a quantidade de pessoas ali inseridas e não, há, portanto, nenhuma enrolação. Pedro repetiu a crítica do vereador Léo contra o lapso do líder do governo Gilson Rosário ao ter aprovado o projeto de lei de aumento dos comissionados da Casa legislativa e depois voltar atrás alegando não ter lido na íntegra. Pedro pediu maior responsabilidade.


Lembrando, auatro vereadores faltaram à sessão: João Ramalho/DEM, Rivan Francisco/Rede, Damares Cavalcante/PMN e Raimundinho da Kombi/PSB.
FALTA MAIS TRANSPARÊNCIA NA CÂMARA E NA PREFEITURA, DIZ VEREADOR Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:36 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.