NEWS

News

cidade

P.VERDE ESTÁ ENTRE OS 17 MUNICÍPIOS COM NOTA ZERO EM TRANSPARÊNCIA

Pela terceira vez consecutiva, Poço Verde figura entre os piores municípios de Sergipe em transparência. O gestão atual avisava no discurso de estreia que um dos princípios norteadores de seu governo seria dar maior transparência divulgando todas as informações necessárias para garantir o acesso à Lei da Informação, mas parece o dever de casa não foi feito tal qual seu antecessor Thiago Dória.

De acordo com o último relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, Poço Verde está entre os 17 municípios com a pior nota do estado. Acima da média ficaram os municípios de Estância (10,0)seguido de N. Sra das Dores (9,5) e Lagarto (pasmem com nota 7,5).

A avaliação é feita com base numa pesquisa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) usando uma pontuação para os itens regulamentação da lei, existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informações pelos cidadãos, recebimento das informações solicitadas.

Além de Poço Verde, levaram nota zero os municípios de  Maruim, Amparo de São Francisco, Canindé de São Francisco, Capela, Carira, Frei Paulo, Gararu, Itabi, Japaratuba, N. Sra Aparecida, N. Sra de Lourdes, Pedrinhas, Pinhão, Porto da Folha, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy e Santana do
São Francisco.

E para sair do vermelho e do vexame, a prefeitura tem de agilizar a prestação de contas à população com a divulgação dos dados exigidos pela lei. Por enquanto, apenas o item que leva ao tópico "transparência" foi ativado no site da prefeitura. Recentemente, o ex-chefe de gabinete e agora vereador, Rivan Francisco, disse na Câmara que o atual governo foi a Emgetis para reativar o site da prefeitura - há quatro anos estava fora do ar. O site foi repaginado; e em março deste ano, a prefeitura recebeu do TCE afirmando que a partir daquela data teria 30 dias para atingir pelo menos 50% de informações no portal. "Nós vamos continuar zero, não! São coisas que demandam tempo e na próxima semana o item transparência já estará disponível".A proposta da prefeitura é se espelhar em Estância.

Em março último, o TCE também listou as câmaras municipais e lá está Poço Verde no quadro crítico, (tiraram notas entre 0,1 e 3,5): Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D'Ajuda, Carira, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Pirambu, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Estância, General Maynard, Rosário do Catete, Malhador, Brejo Grande, Santa Rosa de Lima, Cumbe, Neópolis, Aracaju, Itabaiana, Pinhão, Poço Verde, Pedra Mole, Lagarto, Simão Dias, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Capela, Gararu, Graccho Cardoso e Siriri.


É bom mesmo todos apressarem porque a nota da primeira unidade não foi nada boa.
P.VERDE ESTÁ ENTRE OS 17 MUNICÍPIOS COM NOTA ZERO EM TRANSPARÊNCIA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 11:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.