NEWS

News

cidade

O PULA-PULA OFERECE RISCOS PARA OS MENORES?

Preocupada com os riscos que um brinquedo tão amado pelas crianças pode trazer sérios problemas para a saúde de alguma delas, a CNNPV investigou e afirma: é legal brincar no pula-pula desde que seu filho não o faça com crianças maiores do que ele. E para aquelas que têm até 2 anos, é recomendável evitar. Por quê?

Um relatório da Academia Americana de Pediatria, publicado na edição de outubro do jornal científico Pediatrics, desencoraja pais e pediatras a deixarem as crianças usarem esse brinquedo pois podem causar lesões decorrentes da atividade  e usa como base um relatório do Sistema Eletrônico Nacional de Vigilância de Lesões, que mostrou que 98 mil pessoas se machucaram em camas elásticas só em 2009, sendo que 70 mil eram crianças, de 0 a 14 anos.

Em São Paulo, as lesões em camas elásticas são o maior motivo de entrada de crianças no Hospital Infantil Sabará. Segundo a ortopedista pediátrica Daniela Rancan. “Elas caem de mau jeito e costumam fraturar, principalmente, o tornozelo, o punho e o antebraço”, explica. Para a médica, é fundamental ter um adulto por perto, mas nem sempre é assim. De acordo com o relatório norte-americano, cerca de metade dos acidentes acontece quando não há supervisão. 

O que mais acontece é uma criança cair em cima da outra. O estudo mostra que 75% das lesões ocorrem quando há mais de uma pessoa pulando ao mesmo tempo. Embora até os fabricantes de camas elásticas recomendem que seja uma de cada vez, isso dificilmente é respeitado, já que, muitas vezes, o brinquedo é colocado em festas de aniversários ou em outras reuniões infantis. Não há uma orientação geral sobre o número de participantes, mas o ideal é evitar aglomerações. “A criança precisa de 1 a 2 metros de espaço físico só para ela, porque ela não pula sempre no mesmo lugar, acaba se deslocando”, diz o professor de educação física Roberto Simão, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Também é preciso adequar o tamanho de quem vai brincar junto. Mais do que a idade, o importante é juntar crianças com altura e peso semelhantes, porque as menores têm menos coordenação e equilíbrio e, por isso, mais chances de se machucar. Segundo dados do NEISS, 75% das fraturas e deslocamentos acontecem em crianças menores de 5 anos. De acordo com os especialistas, a idade mais segura para a cama elástica é entre 8 e 12 anos. 

Outra recomendação é entrar na cama elástica sem sapato. “O calçado dá mais margem para uma torção, pois não foi feito para áreas de instabilidade. Já o pé, sim, foi projetado para andar descalço”, afirma o ortopedista pediátrico Henrique Fialho, da Unifesp. Ter uma área de segurança em volta do pula-pula e observar a qualidade do brinquedo também ajuda. Veja se não há molas soltas e se a rede de proteção está em boas condições. E se a criança acabou de comer, é melhor esperar duas horas necessárias para a digestão antes de pular. 

Embora a Academia Americana de Pediatria não recomende a atividade para crianças, os especialistas ponderam que não é preciso proibir, apenas orientar e supervisionar. “Qualquer tipo de atividade física pode gerar lesão. O futebol é a atividade que mais provoca machucados, por exemplo. A criança está sempre exposta ao risco”, afirma Simão. Além disso, diz, a cama elástica exercita o equilíbrio, fortalece a musculatura e treina a coordenação, sem contar que é uma brincadeira que as crianças adoram. Assim, se você decidir deixar seu filho participar, fique sempre de olho para minimizar as chances de acidentes. (fonte:oglobo/crescer)


O PULA-PULA OFERECE RISCOS PARA OS MENORES? Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:28 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.