NEWS

News

cidade

PROFESSORES DE SERGIPE PARALISAM ATIVIDADES DIA 11 DE NOVEMBRO

Trabalhadores de todo o Brasil paralisam suas atividades na próxima sexta-feira, 11, contra o pacote de maldades e retirada de direitos promovidos pelo governo golpista de Michel Temer. Em Sergipe, professores das redes estadual e municipais também cruzam os braços e se dedicam a um dia de luta e resistência. Na sexta-feira, 11, os professores farão ato em frente à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em Aracaju, a partir das 8h.

Além de protestarem conta a PEC 55 (PEC do fim do mundo), que visa congelar por 20 anos os investimentos em educação e saúde e contra a Medida Provisória (MP) 746, que tem o objetivo de desmontar o Ensino Médio, os educadores sergipanos também vão à luta contra a nefasta política para educação do estado promovida pelo secretário de Educação Jorge Carvalho, com aval do governador Jackson Barreto. Bem como contra os desmandos de prefeitos e prefeitas que agem de forma criminosa retendo salários do magistério.

Desvalorização e desestruturação da carreira do magistério
Professores tanto da rede estadual como das redes municipais sofrem com a política de desvalorização do magistério público de Sergipe.
Os professores das redes municipais são vítimas de constantes atrasos no pagamento de seus salários. Desde o início de 2016 todos os meses uma média de 45 municípios de Sergipe pagam com atraso ou parcelam o pagamento dos professores. A situação chegou ao drástico ponto que professores de Lagarto e Poço Verde, por exemplo, chegaram a ficar 3 meses sem salários submetidos a privações financeiras de todas as ordens.

Diferente do que os prefeitos alegam, a irregularidade no pagamento dos professores não está ligada a crise, mas sim a falta de vontade política, ao excesso de contratos e cargos comissionados e ao uso indevido das verbas da educação.
Na rede estadual os professores amargam três anos sem receber reajuste do piso salarial (2012, 2015, 2016). Esta situação gerou perdas significativas nos salários e destruição da carreira do magistério. Para se ter ideia, atualmente, o professor do nível médio; o professor de nível superior; e o professor com pós-graduação lato sensu com 9 anos de carreira, ganham a mesma remuneração: R$ 2.136,64

(...)
Jorge Carvalho e o plano de carreira dos professores das redes municipais

Desde os meados de 2016 que Jorge Carvalho vem traçando um plano cruel para atacar os Planos de Carreiras dos professores das redes municipais. Em maio o Secretário de educação do Estado se reuniu com os 75 secretários de educação dos municípios sergipanos para convencê-los a fazer alterações nos Planos de Carreira do Magistério.
Jorge Carvalho, junto com o governador Jackson Barreto, destruíram o Plano de Carreira do Estado acabando com a diferença de níveis dos professores pela formação acadêmica, bem como a diferença de letras pelo tempo de serviço. A ideia é fazer o mesmo nos municípios para inviabilizar o reajuste do piso salarial para os próximos anos e enfraquecer o magistério tanto na esfera estadual como municipal.

Diante de tamanha maldade, os professores também levam esta pauta para o ato do dia 11 de novembro, levarão seu repúdio a SEED por tentar convencer prefeitos a acabar com o Plano de Carreira e com o Estatuto do Magistério em seus municípios.


"Avaliamos que esta é a hora de luta unificada, de irmos às ruas, professores da rede estadual e das redes municipais, pois o momento que vivemos hoje é de desmonte da educação pública em nosso país, em nosso estado e nos nossos municípios. Temos também que nos unir ao conjunto dos demais trabalhadores na defesa de nossos direitos sociais, da educação, da saúde, da previdência, que estão sendo extirpados por uma série de medidas promovidas pelo governo golpista de Michel Temer. O magistério de Sergipe sempre foi a luta e resistiu e continuará a resistir com bravura, por isso estamos tocando uma série de ações de luta e, outras ainda serão deliberados, no combate ao desmonte da educação e a retirada de diretos dos trabalhadores", assegura a presidenta do SINTESE, professora Ivonete Cruz.fonte:adaptadoportalsintese
PROFESSORES DE SERGIPE PARALISAM ATIVIDADES DIA 11 DE NOVEMBRO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 07:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.