WHATSAPP: VOCÊ PODE FICAR SEM ACESSO!
Com o corte da internet após o fim do limite da franquia,
idealizado pelas operadoras de telefonia móvel do país e já colocado
parcialmente em prática pela Vivo,
os usuários tendem a perder o acesso ao WhatsApp --um dos aplicativos mais
utilizados nos celulares e smartphones.
"Ao fim do limite do pacote
de dados, as operadoras, ao invés de cortar o serviço, optaram por reduzir
a velocidade do acesso. O benefício permite que o usuário, mesmo extrapolando a
cota contratada, possa fazer pelo menos o básico, que inclui as mensagens de
texto pelo WhatsApp ou a consulta de um e-mail", afirma Eduardo
Tude, da consultoria de telecomunicações Teleco, que caracteriza a mudança das
operadoras como uma "tendência
natural".
Segundo ele, em outros países da América do Norte, da Europa, e da
Ásia, o corte é algo natural ao fim da conta contratada. "Ou você contrata um plano adicional ou você
fica sem o serviço. Não há outra alternativa." No Brasil, no
entanto, a possibilidade do acesso limitado foi adotada com o intuito de
disseminar o uso da internet no celular, conta Tude. Postura similar também foi
adotada em outros países da América Latina.
A mudança agora proposta pelas operadoras, na opinião de Tude, é
um reflexo da mudança da demanda dos próprios usuários. "O benefício já não tem agradado tanto os
usuários, que, muitas vezes, reclamam da baixa qualidade do acesso. O que se
quer é uma internet cada vez mais veloz", disse ele, que
acrescenta: "Além disso, hoje a
velocidade mais baixa é disponibilizada pelo uso da rede 2G, mas a tendência é
que ela seja eliminada para dar espaço a uma tecnologia de maior
capacidade."
Do ponto de vista legal, a mudança também é permitida desde que
estabelecida no contrato de prestação de serviço. É o que afirmou Adriana
Pereira, diretora de Programas especiais do Procon/SP (Fundação de Proteção e
Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo). Segundo ela, as operadoras não
podem alterar as regras dos contratos em vigência sem a autorização dos
clientes.
"Se você já assinou o
contrato e o corte não está previsto nele, a operadora é obrigada assegurar que
você continue tendo o acesso limitado após o fim do limite da franquia até que
o contrato vença", explicou a especialista, que orientou: "Fique atento e não aprove qualquer alteração no
contrato caso não esteja de acordo." E, caso o corte for
realizado mesmo não estando previsto em contrato, Adriana sugere que o
consumidor comunique a operadora para fazer falar seus direitos e, em último
caso, procure os órgãos de atendimento ao consumidor.fonte:UOL
WHATSAPP: VOCÊ PODE FICAR SEM ACESSO!
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
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18:17
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