NEWS

News

cidade

8 MEDIDAS SIMPLES PARA EVITAR E ALIVIAR A GASTRITE

1. MASTIGAR BEM A COMIDA - A mastigação ajuda a formar o bolo alimentar, reduzir as partículas do alimento e, por isso, facilitar o processo digestivo. "Quando a pessoa não mastiga adequadamente, o organismo precisa secretar mais suco gástrico para digerir a comida, o que favorece a gastrite", diz Carolina Pimentel, gastroenterologista do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

2.  MODERAR NO CAFÉ - O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. "Seria como jogar álcool numa ferida aberta: vai doer", diz o gastroenterologista Rogério Saad, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp/FMB. "A recomendação é não exagerar na quantidade e trocar cafés muito concentrados, como o expresso, por versões mais fracas ou descafeinadas."

3. NÃO EXAGERE NO ÁLCOOL - O álcool ataca diretamente a mucosa estomacal, deixando o estômago com uma menor proteção contra os efeitos ácidos do suco gástrico. "O consumo exagerado aliado a hábitos como a má alimentação pode agravar a gastrite e levar até a uma úlcera", diz Rogério Saad.

4. EVITAR ALIMENTO GORDUROSO - "Alimentos de digestão lenta, como os gordurosos, fazem o estômago produzir mais suco gástrico, o que pode agravar a gastrite", afirma o gastroenterologista Renato Simão, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

5. COMER DE 3 EM 3 HORAS - O suco gástrico é constantemente secretado pelo estômago. Por isso, deixar o estômago vazio faz com que o suco ataque diretamente a mucosa do órgão, causando as dores características da gastrite. Comer de três em três horas ajuda a manter o estômago sempre protegido.

6. CONTROLAR O STRESS E A ANISEDADE - O stress e a ansiedade podem causar gastrite aguda. "Como reação a esses estados emocionais, o corpo aumenta a secreção do suco gástrico, o que machuca a parede estomacal", diz Rogério Saad. Ter hábitos relaxantes e praticar atividades físicas podem ajudar a controlar os nervos.

7. NÃO FUMAR - Fumar estimula a produção ácida no estômago, lesionando a barreira da mucosa gástrica. "Além disso, a nicotina altera o funcionamento do intestino, o que interfere na absorção dos alimentos", diz Renato Simão.

8. TOMAR ANTI-INFLAMATÓRIO NÃO HORMONAIS CONTROLADAMENTE - Os anti-inflamatórios não hormonais, como a aspirina, podem afetar tanto na diminuição do muco, quanto no aumento do suco estomacal. "Muitas pessoas tomam esses medicamentos sem precisar. Seu uso descontrolado pode causar gastrite", diz Carolina Pimentel. Fonte:vejasaude/fotosefotos


8 MEDIDAS SIMPLES PARA EVITAR E ALIVIAR A GASTRITE Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.