NEWS

News

cidade

SINDICATO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE USO DO AGROTÓXICO

  Há algum tempo, órgãos locais têm puxado as rédeas no intuito de orientar o agricultor bem como a população para com o uso do agrotóxico na região poçoverdense. Nesta quarta-feira (21), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Verde promoveu o Seminário de Saúde e segurança na agricultura familiar na sede da entidade (antes era no CECAF) justamente com o objetivo de debater sobre as condições do trabalho rural. Para a presidente, Ayres, uma forma de buscar o desenvolvimento integrado e sustentável em torno de um grave problema como é o uso exagerado e sem orientação técnica do agrotóxico.
  Para um público diversificado incluíndo agricultores, empresários, técnicos agropecuários, muitos do quadro de secretariado da prefeitura municipal, o sindicato trouxe Maria Aparecida, Engenheira agronômica da Emdagro; Aline Rabelo do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju-Se; Eliana Dalmora, professora do Instituto Federal de Sergipe, Amauri Santos, da Embrapa e Nunes dos Santos, Secretário dos Assaliariados da Fetase. Maria Aparecida tratou muito bem sobre o uso e cuidados com o veneno; e alertou: “cuidado, evitem!. Devemos ter muita responsabilidade” com o uso indiscriminado. Munida de imagens, ela relatou casos e trouxe à tona a preocupação da vigilância municipal para evitar danos maiores no futuro. Sobre o questionamento de a Fetase ser contra ou não em relação ao uso do produto, Nunes foi categórico em afirmar que “a nossa orientação é de que não use, mas se usar, faça-o de forma responsável!Não usando é melhor, mas usando que seja de forma orientada!”.
  Ao longo do dia, várias intervenções de membros de outras entidades bem como agentes de saúde e técnicos da Emdagro pautaram na falta de interesse do agricultor em procurar informações quanto ao uso do produto. O técnico Jailson Oliveira, por exemplo, ressaltou o trabalho educativo que a Emdagro tem feito em algumas escolas e pontuou a questão da falta de preocupação do agricultor na exigência do receituário agronômico quando na compra do veneno. O que resultaria mais tarde no uso exacerbado e, consequentemente, em graves problemas de saúde.
   O encontro que só terminou à tarde, ainda teve debate sobre as potencialidades para o desenvolvimento sustentável na região bem como as práticas agroecológicas no cultivo do milho e feijão. Tomara que o sindicato não pare por aí. Segundo a presidente Ayres, o projeto é levar informação de qualidade a todas as escolas de grande porte do município numa parceria com as Secretarias de Educação, Agricultura e Saúde. A CNNPV louva a ideia.
SINDICATO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE USO DO AGROTÓXICO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:09 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.