NEWS

News

cidade

ARACAJUANOS SE MOBILIZAM PARA AJUDAR O POVO DO JUNCO

Aracajuanos se mobilizam para ajudar poço-verdenses que moram na Lagoa do Junco. Uma reportagem veiculada no dia 27 de dezembro em cadeia nacional pelo Globo Rural chamou a atenção do sergipano autônomo Antônio Valença (foto abaixo). Ele se sensibilizou com a dura vida dos moradores em busca de água limpa em meio a um tanque de água barrenta e pediu apoio aos vizinhos. A iniciativa foi abraçada por vários aracajuanos e deve trazer no início de fevereiro todas as doações de garrafa d`água para os moradores daquela localidade.



Esta semana, o prefeito Iggor Oliveira levou uma boa notícia para o Junco: trouxe água encanada par região. 

Sobre o drama já denunciado aqui na Cnnpv, confira a matéria completa abaixo publicada no site da Globo:

"No Nordeste, o drama dos agricultores só aumenta. Em Sergipe, muitos açudes secaram ou estão quase sem água. A luta dos produtores para matar a sede das criações ou as necessidades das famílias fica cada dia mais difícil. Onde havia pastagens, agora só se vê terra seca. No sertão de Sergipe, a estiagem que já dura secou açudes, riachos, destruiu plantações.

Está tão seco, mas tão seco que até a palma, uma vegetação resistente a longos períodos de estiagem, não vingou. E pensar que a palma é o último recurso para alimentar os animais nessa região.

O gado está faminto e cada vez mais magro. O agricultor Silenaldo dos Santos conta que só encontrou mandacaru para matar a fome das vacas que ainda restam.

Vinte e dois municípios em Sergipe estão em situação de emergência por causa da estiagem. Mais de 300 mil pessoas enfrentam a dura rotina de encontrar água.

Em Poço Verde, 85% das safras de feijão e milho foram perdidas. Um sofrimento para cerca de 5 mil pequenos produtores da região.
Um dos açudes já foi bem maior, mas sem chuva há tanto tempo, hoje é a salvação dos moradores e também não está fácil conseguir água ali, não. E mesmo assim é uma água suja, sem qualidade, mas a única que eles têm. Com essa água, as pessoas cozinham, matam a sede, lavam roupas e dão aos animais. A preocupação agora é que esse açude também acabe secando.


A falta de chuva que afeta tantas pessoas nesse pedaço do Brasil, só não tira dessa gente a esperança. “Vamos esperar por chuva, quando Deus vai mandar, ninguém sabe, mas um dia ele manda pra socorrer nós”. Segundo o Centro de Meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, a previsão para janeiro, fevereiro e março, período de estiagem, é preocupante, com chuva abaixo da média".
ARACAJUANOS SE MOBILIZAM PARA AJUDAR O POVO DO JUNCO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 08:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.