NEWS

News

cidade

DA EFICIÊNCIA À DEFICIÊNCIA DE CADA UM

A noite da sessão legislativa realizada no última terça-feira (06), não seria a mesma se não fosse a troca de farpas entre a bancada da situação e oposição.

O primeiro a subir à tribuna foi o vereador João Ramalho. Ele  suscitou à sociedade para se inteirar do camalhaço de informações acerca do que foi deixado pela antiga gestão Dória.

Somente no ano passado o município arrecadou 35 milhões de reais. "Dá uma média de mais de 2 milhões por mês. Foi esse valor que Thiago teve e deixou um caos. Teve dinheiro suficiente e para onde foi esse dinheiro", indagou. E se referindo a Pedro que havia cobrado na mesma proporção sobre os recursos deste ano, João retrucou: "O município arrecadou 4 milhões no FPM, o que dá 825 mil reais por mês. No total, dando uma diferença de até 11 milhões e divide por cinco dá 2 milhões; 700 mil reais a menos do que ano passado. Estamos com 700 mil reais a menos e pagamos o funcionalismo", citando outros serviços. "Então esse discurso de que era situação e agora é oposição e vem fazer teatro. A gente tem de se comprometer com a verdade. Na há preocupação política de administração, mas de gestão". E usando o velho jargão, Ramalho afirmou que quem denuncia tem de matar a cobra e mostrar o pau.

Réplica - O líder da oposição, Pedro dos Santos/PDT afirmou que com base nas informações divulgadas,  "nós vamos ter a oportunidade averiguar melhor. Que a população possa acompanhar de perto a saída do recurso para saber onde estão sendo gasto".  Ele ainda apelou aos vereadores Rivan e João Ramalho para dar maior agilidade nas solicitações ao executivo já são quase seis meses sem o documento em mãos pois os requerimentos foram votados por unanimidade na Casa e serviriam para sanar as dúvidas. Pedro pediu que o governo atual alimente o sistema do portal da transparência.
Em seguida, o líder da oposição falou do apoio da bancada a projetos importantes em pauta na Casa legislativa e reiterou o pedido para que sejam implantados o Conselho Municipal das Cidades além do Plano Diretor. Por fim, falou da importância do papel da oposição ao longo da administração e cobrou, de antemão, o envio de informações solicitadas pelo G-6 além da presença do secretariado municipal para fazer um balanço das ações no primeiro semestre, como reza uma lei aprovada no parlamento.

Leia também:

Mais eficiência  - O vereador Léo/Pcdo B pontuou a fala do colega João Ramalho que ao tratar de que somente no seu governo paga-se em dia, deveria lembrar que o governo de Thiago Dória isso só não foi possível no último semestre do mandato. "Não se pode julgar um mandato inteiro por apenas por três meses sem pagamento e que o vereador João Ramalho tenha a humildade de falar também que quem trouxe a Dakota para Poço Verde foi o ex-prefeito Antônio Dória. A oposição às vezes não consegue mostrar o pau. É matar a cobra e mostrar ela morta. Por isso a cobrança para solicitar as informações. Que esses documentos estejam em nossas mãos porque se fala tanto em eficiência e estamos há três meses e até agora não mandou a lista de funcionários da prefeitura. Onde está a eficiência?"
E não se dando por convencido, disse: "Como a gente pode mostrar a danada sem as informações. Quantas e quantas indicações sobre iluminação e quantas vezes as pessoas foram as redes sociais cobrar e nada? A eficiência de imagens em redes sociais é nota dez. Tome cuidado pois coloca-se maquiagem para ir à festa, mas por dentro está doente".

Lembranças - Léo disse ainda que fez parte da melhor gestão de educação de Sergipe juntamente com a equipe de Caduda. E citando a fala do vereador na sessão anterior que criticava o sucateamento do transporte escolar na justificativa de não liberar os ônibus para os estudantes viajarem, Léo indagou ao vereador como a secretaria de Educação encerrou o ano de 2016 e iniciou o ano letivo vigente com a frota operando.
O vereador do PC do B criticou ainda a iniciativa do atual governo em contratar bandas caras para a festa em detrimento à compra de ambulância e à abertura da Casa de apoio em Aracaju. Para ele, o que é prioridade: É fazer festa ou garantir melhorias para a população. Ele ainda desafiou a todos os vereadores a passarem um dia em Aracaju nas mesma situação dos pacientes que vão e não têm onde ficar em Aracaju. No final, foi aplaudido pelos presentes.

Indicações - Edson Didiu tratou da falta de medicamentos nos postos do PSFs e na emergência da clínica da saúde. Exemplificando a funcionalidade de alguns medicamentos importantes para um bom atendimento na emergência, Didiu atentou para o problema que volta e meia revolta muitos pacientes. "Quem não deve, não teme!, concluiu em defesa de sua indicação para que a lista de informações seja atendida.

Da eficiência à deficiência - Rebatendo a fala dos colegas da oposição, João Ramalho afirmou que "quem entende de oposição sou eu". E sobre a falta de medicamentos, disse que "a lista não deve só vir para a câmara, mas para a sociedade. O que é público tem de ser divulgado mesmo. E que a Casa também mostre a quantidade de requerimentos solicitados e foram vetados. Aqui é um teatro". Como o vereador Pedro fica ao lado da câmera, tudo que ele fala baixo acaba captado pelo áudio, respondeu baixo do outro lado que ele (João) era catedrático no assunto.
O vereador Rivan Francisco desafiou Léo então a explicar onde está todo o material da Casa de apoio incluindo móveis e eletrodoméstico. Depois de explicar o slogan da gestão, Rivan afirmou que o governo está procurando um imóvel para alugar. Délia Félix/PP cutucou o colega pedindo para que ele esquecesse o  passado. "Traga fatos novos e concretos da gestão com eficiência. Falar somente do passado, o povo já deu resposta". Délia foi aplaudida.

Em defesa do governo, Gilson Rosário disse: "a gente só não quer voltar ao passado quando ele é negro. Não nego quando estive ao lado o ex-prefeito quando ele foi levado pela polícia federal assim como os colegas Léo e Pedro fizeram parte do governo". Gilson criticou o fato de pessoas que ganharam salário ficando em casa e estavam ali para bater palmas. Muitos nem sabem onde sequer era o local de trabalho e hoje vem bater palma. O prefeito pode ter falha, o povo vai avaliar o se trabalho e se concordar o povo vai reconduzi-lo à prefeitura".

Léo repetiu a fala do João Ramalho, Muito cuidado com o que você assina. "Esse recado vai para o secretariado de agora e os que passaram pois vocês vão responder". E dirigindo-se a Gilson Rosário, rebateu: "A gente já tem muitos boatos de que tem gente que está sem fazer nada em casa e está recebendo. Responsabilidade não é para todo mundo. Mais irresponsável do que ficar em casa sem trabalhar .Toda vez que falarem aqui da gestão anterior que forem coisas ruins, eu vou dizer mesmo porque o pior cego é aquele que não quer enxergar. Tanto as coisas ruins como as coisas boas. Precisamos ver mesmo quando tiver 100% de transparência. Aí vamos ver quem é quem e quem está pastando em outros currais aí fora". Léo criticou que as pessoas estão tendo de pegar medicamentos apenas nas mãos do atual secretário de Saúde, que é vereador licenciado. "Se faz eficiência, se faz bem feito, Rivan Francisco. "E quando não for, deficiente, vereador" concluiu. Como a transmissão encerra no início da fala do João Ramalho, encerramos também aqui a nossa sessão.




DA EFICIÊNCIA À DEFICIÊNCIA DE CADA UM Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 10:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.