NEWS

News

cidade

ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DE P.VERDE CONHECEM PROJETO D.TÁVORA

Na manhã desta terça-feira, 16, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vereador Gileno Santana Alves, coordenou a reunião com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Esmeraldo Leal, o qual fez uma apresentação do Projeto Dom Távora.


Representando o prefeito Iggor Oliveira, que participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília, o secretário Gileno Alves, fez a abertura do evento, e discorreu sobre a importância do Projeto Dom Távora para agricultura familiar. "Estamos vivendo outros tempos. Hoje o agricultor diz o que ele quer. Estamos aqui ouvindo as pessoas", acrescentou Gileno.

O secretário Esmeraldo Leal fez uma exposição de como funciona o Projeto Dom Távora, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de negócios agropecuários e não agropecuários, por meio de financiamento de planos de negócios para associações e cooperativas de agricultores familiares. "Veja aqui em Poço Verde uma reativação muito forte das Associações Comunitárias. É por isso que vimos hoje aqui não somente dialogar com vocês, mas sobretudo dá a oportunidade que as famílias decidam o que querem”, disse Esmeraldo.

Durante a exposição, o secretário da Agricultura Esmeraldo ressaltou alguns critérios para que as comunidades tenham acesso aos recursos, além de enfatizar que Poço Verde foi o município pioneiro da apresentação em referência para o Estado de Sergipe, apresentado pelo técnico agrícola Luís Alberto Souza, da Emdagro local.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, Renilda Maria, considerou o evento de grande importância, por trate-se da primeira Assembleia Geral do Conselho, reunindo um número expressivo de presidentes. 

Já Evanildo Santos, representando o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Poço Verde, conclamou a todos a prestaram atenção na explanação do Projeto Dom Távora, colocando o Sindicato como membro-parceiro. "Parabenizo a todos os envolvidos nessa reunião. Fazia muito que não presenciávamos uma ação desse nível, com todos os presidentes presente", reconhece Evanildo.

Ao explicar a tramitação para aprovação de um financiamento pelo projeto Dom Távora, o secretário Esmeraldo disse que o primeiro passo é ouvir as comunidades. Segundo ele, estas são detentoras do poder de decisão sobre os projetos que serão financiados, embora tenham que seguir os critérios técnicos e os limites burocráticos que os investimentos públicos requerem.

(...)adaptado de ascompmpv

+ NEWS:

+ Entre os dias 11 de maio e 7 de junho, bairros da cidade de Poço Verde receberão a visita do carro fumacê com aplicação de inseticidas. O fumacê é uma parceria entre a Prefeitura de Poço Verde e Governo do Estado, e circulará no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya. 
(...) "A passagem do fumacê é uma ação que deve ser concomitante às ações de prevenção realizadas pela população. Somente assim teremos o município livre dos casos de dengue em pouco tempo", alertou Afonso.
O coordenador ainda destacou que o objetivo é eliminar o máximo possível a quantidade de mosquitos com a colaboração dos moradores. “É importante alertar as pessoas que tem processo alérgico para não entrar em contato com a fumaça, principalmente crianças e idosos. E se tiver alimentos expostos, devem ser cobertos durante a aplicação. O morador também é essencial para eliminar os ovos e larvas através da limpeza dos quintais e dos recipientes com água parada, pois o fumacê não elimina os ovos, apenas o mosquito adulto. Essa ação diminui a produção do desenvolvimento do Aedes aegypti em todas as suas formas”, pontuou. fonte:ascompmpv

+ Na manhã desta terça-feira, 16, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participaram de uma oficina com intuito de abrir discussão para a importância do processo eleitoral dos comitês das bacias hidrográficas dos Rios Sergipe, Piauí e Japaratuba, no auditório da Codise, em Aracaju. 
Poço Verde está representado a Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. "Na oficina, ficou agendado para dia 13 de junho na cidade Estância, uma nova reunião para discutir os nomes para participarem do processo eleitoral que irá compor a gestão de 2018 à 2020", informa o técnico agrícola Sebastião Alves, que participou da reunião representando o secretário, vereador Gileno Alves, haja vsita, que este participava no exato momento em Poço Verde, da reunião sobre o Dom Távora.

Pelo estatuto dos Comitês, é preciso que haja renovação dos membros da diretoria a cada três anos, com o objetivo de permitir o ingresso de novos participantes. A renovação é feita de forma democrática e acontece por meio de processos de mobilização e sensibilização, envolvendo os três setores que compõem os colegiados, incluindo aí o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que são o Poder Público, distribuído nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal; os usuários de água; e a sociedade civil organizada.fonte:pmpv
ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DE P.VERDE CONHECEM PROJETO D.TÁVORA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 19:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.