NEWS

News

cidade

ANTIGOS PROFESSORES SÃO HOMENAGEADOS EM LIVRO DA UNIT

Antigos professores poço-verdenses foram homenageados pela Editora Universitária Tiradentes – Edunit na última quinta-feira ( 27) com o lançamento do livro “Educadores de Sergipe à luz da República (1911-1971): (re) construindo trajetórias”. A recepção aconteceu no Teatro Tiradentes, em Aracaju, com as presenças das professoras Ana Rita, Jeovane Alves e Nilda Santana, além de familiares da capital do professor João de Oliveira.




De autoria do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, e da pesquisadora Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, a obra analisa a ação de mais de 250 docentes e gestores ligados a 84 grupos escolares e 27 outras instituições educacionais desde a instalação do Grupo Escolar Modelo, projeto educacional que visava à modernização da nação, até a sua extinção por força da Lei 5.692/71.

Como foram escolhidos? - Quando a professora Lúcia esteve em Poço Verde, em 2014, o nome da professora Jeovane Alves Neta foi a mais indicada para selecionar o quinteto a ser homenageado. Em entrevista à CNNPV, a professora de História e ex-secretária municipal de Educação disse que naquele ínterim gostaria de elencar mais professores, porém como só poderia nomear cinco escolhidos, Jeovane pensou nos profissionais que deram maior contribuição à educação poço-verdense. Para ela, muitos outros professores guerreiros poderiam figurar a lista.

Foram escolhidos cinco professores homenageados: Josefa Ferreira dos Santos (in memoriam, mãe de Ana Rita etc); João de Oliveira (in memoriam, pai de Tarcísio da Ki-pão), Raimunda Alves dos Santos, Djanira Oliveira Souza (in memoriam, mãe da professora Nilda), e Josefina Moreira Rocha Santos (mãe do professor Alan e Célio Correia) ver fotos. De acordo com a dupla que organizou toda a extensa obra, "os educadores retratados no livro foram escolhidos por sugestão dos munícipes, nas 75 cidades sergipanas"

“Mesmo dispondo de exíguos recursos pedagógicos e baixos salários que recebiam, foi perceptível, unanimemente, o devotamento desses educadores aos valores cívicos e a preocupação com a formação moral e intelectual dos alunos. As lições eram recheadas de civismo e amor à Pátria, e é uma honra ter a possibilidade de trazer a público este capítulo tão importante da história da Educação em Sergipe”, explica o professor Jouberto Uchôa.


O evento contou também com a presença do secretário municipal Educação, Eliel Santana. Cada um dos representantes das famílias recebeu um exemplar da obra. A professora Jeovane Alves, como figura como coordenadores especial da obra, também esteve lá para receber das mãos da professora Lúcia um exemplar da obra autografada.(fotos:Grupo Escolar Sebastião da Fonseca, desfile cívico da unidade e professores em destaque an obra)

+ Não deixe de conferir nossa página no Facebook. Lá, sempre tem mais notícias que não são publicadas aqui.
ANTIGOS PROFESSORES SÃO HOMENAGEADOS EM LIVRO DA UNIT Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.