NEWS

News

cidade

A SAÚDE AINDA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA

A repercussão em torno da visita surpresa dos vereadores da oposição ao antigo hospital regional na manhã da última segunda-feira (13), rendeu mais indicações na sessão à noite do mesmo dia, na câmara legislativa.


O primeiro a fazer a isso foi o vereador do PSB, Edson Didiu. Ele sugeriu ao governo municipal que seja providenciado uma ambulância para o povoado mais longínquo de Poço Verde - a Lagoa do Junco.

"Lá, muitos não se sentem de Poço Verde pois quase não são atendidos. Ninguém sabe o dia q adoece. Quando o carro não vem podemos perder uma vida. Quando a urgência está cheia é falha no PSF". Ele sugeriu mais adiante que poderia ser um veículo usado.

Complementando sobre a ação do PSF na região, Didiu afirmou que "as equipe do PSF - Programa de Saúde da Família não estão funcionando. Isso é muito preocupante. Ela tem uma verba específica para aquela localidade. O dinheiro continua entrando nos cofres da prefeitura e muitas vezes não estão funcionando".

O líder da oposição, Pedro de Jesus/PDT, afirmou que há seis equipes funcionando em Poço Verde.  No entanto, o município não é coberto por todas elas. Apesar de ter um enfermeiro-chefe e médico em cada equipe para atender a população, nem sempre funcionou eficientemente, "mas o município é impessoal " e precisa dar maior presteza à população.

Sobre as ambulâncias, Pedro apoiou e concordou com a ideia. Foi além, pediu que uma das novas ambulâncias que estão por vir esteja a serviço do S. José, seu território político e maior povoado do município. Ele também sugeriu uma unidade para o Rio Real.

A chegada de uma ambulância no S. José "daria uma qualidade que foi tirada em agosto de 2014" quando o ex-prefeito retirou (...) Faria "uma cobertura de qualidade e atenderemos pessoas com maior rapidez e salvaremos vidas", justificou Pedro.

Resposta da bancada do governo - Já o líder do governo na Câmara legislativa, Gilson Rosário/PMN, aproveitou que o tema era saúde e relembrou outro assunto pautado na semana passada.

Foi sobre a reabertura da Casa de apoio em Aracaju. Gilson disse: "Todos nós sabemos que a Casa de Apoio tem a sua importância. O atual prefeito observa essa necessidade. O secretário de Saúde já está tentando localizar uma casa perto do Cirurgia (hospital), mas queremos que seja feita com responsabilidade (...) até hoje não se sabe ainda a base de dados do município de Poço Verde da administração anterior. Para o prefeito pagar a folha de janeiro, teve de o prefeito pedir autorização do TCE para que pagasse. O secretário de Finanças todo dia recebe ligação (do proprietário da antiga casa) dizendo que  o munícipio deve 14 mil a ele. Hoje a administração não sabe. Existe comentário que o aluguel da casa de apoio era de 3 mil reais (...) você traga uma prova de que o município está devendo 3 mil, 4 mil porque não tem base de dados".

Sobre a falta de médicos, Gilson Rosário explicou que um dos médicos faltou porque o pai estava doente. "Hoje, o hospital tem convênio com a associação de médicos de Paripiranga. Quando um médico faltar, outro assume o lugar. Já o médico de hoje (se referindo ao dia da visita dos vereadores da oposição à Clínica da Saúde) faltou e não justificou. O secretário já tomou providência".

Tréplica - A vereadora do PP, Délia Félix , não se rendeu à explicação e disse que "é inadmissível um hospital ficar dois dias sem médico. O senhor relatou que a prefeitura passa por dificuldade. Não dá para entender como a prefeitura está em dificuldade. Na gestão anterior, nós tínhamos cinco secretários e hoje tem doze. Isso vai onerar o município. Precisamos dar prioridade a saúde do município".

Tablets - Por fim, o vereador Léo de Fonsinho/PCdoB fez indicação para que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize tabletes para os agentes de saúde para que eles possam dar andamento e agilidade na alimentação de dados no sistema. Ele só não explicou como os agentes vão acessar  e atualizar os dados nas ruas sem uma rede ampla de wi-fi pela cidade; e quem pagará a conta.

Governo - Sobre o que pensa o governo referente à discussão, o secretário Amaury Batista informou que "quanto à informação que o Governo do Estado, através do governador Jackson Barreto vai enviar duas ambulâncias, seria excelente. Temos conhecimento que se encontra em fase de encaminhamento o envio de somente uma ambulância. Estamos reavaliando a possibilidade de reativação do Posto de Saúde que encontramos totalmente deteriorado".

Já o secretário de Obras, João Ramalho, acrescentou que "a administração anterior fez a construção superfaturada - com indícios de irregularidade do posto da Lagoa do Junco, e em curto espaço de tempo, o teto desabou. Nossa equipe técnica está fazendo uma reavaliação do imóvel".

Amaury ainda complementou dizendo que "durante esta semana, o prefeito Iggor Oliveira foi até o Ministério da Saúde, em Brasília/DF e apelou por uma unidade básica de saúde no povoado Lagoa do Junco. Vamos aguardar a liberação".


Acerca da visita dos vereadores da oposição para fiscalizar o atendimento médico, Amaury aproveitou para ironizar os colegas. "Muitos passaram um bom tempo sem fiscalização e cobrança. Agora querem que a administração atual resolva tudo em menos de 90 dias de gestão. Se já viessem cobrando desde a gestão passada, o povo já estaria usufruindo das melhorias reivindicadas", concluiu.
A SAÚDE AINDA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 22:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.