NEWS

News

cidade

POR QUE ELE NÃO FOI ELEITO?

Logo após o resultado da apuração eleitoral no último domingo, 02, centenas de poço-verdenses faziam a mesma pergunta: "por que professor Lourinaldo não foi eleito?". O candidato a vereador pelo PRB obteve 732 votos e ficou em 4o lugar no número de eleitores. No entanto, como não pertencia a nenhuma das coligações maiores acabou ficando para trás dos 11 vereadores eleitos e alocado para a região da trigésima posição conforme o quociente eleitoral.


O quociente é fruto da divisão dos votos válidos em um município pelas cadeiras na Câmara. Uma mini reforma política aprovada recentemente inseriu neste ano a seguinte regra: "além de o partido ter de superar o quociente eleitoral, seus aspirantes a vereador agora precisam ultrapassar 10% desse índice em votos nominais", diz Rafael Gregório, da Folha.

Por aqui, o próprio candidato explica melhor: "determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior (código eleitoral, art.106). Não fui eleito também por conta do jogo sujo que existe nas campanhas eleitorais, como aliciamento de candidatos de outros partidos, compra de votos na véspera da eleição e outras artimanhas que a maioria dos candidatos adota para enfraquecer outro concorrente".

A decepção também não só veio do seu eleitorado, mas também de quem não votou nele e acreditava que conseguiria ser eleito. Uma eleitora chegou a dizer que "estava desacreditada com a política, mas vi nele a humanização da política. Hoje, eu acho que a gente pode votar nele para melhorar Poço Verde".

Numa entrevista recente e que a CNNPV teve acesso com exclusividade, Lourinaldo foi mais adiante apontando nas entrelinhas a razão pela qual não se filiou a nenhuma coligação e optou pelo PRB. A outra opção, segundo alguns dos seus eleitores, teria ajudado a ingressar na primeira tentativa de chegar ao parlamento municipal.

"Eu vivi esses anos todos e vi os dois agrupamentos no poder tanto de Everaldo  (...) quanto de Toinho de Dorinha e todos eles...é claro que a gente não pode colocar uma pedra em cima e dizer que não fizeram nada. É claro que houve alguns avanços tanto de um quanto de outro, mas o que incomoda é que esses dois agrupamentos há muito tempo vêm dominando Poço Verde e quer queira, quer não muita gente enriqueceu em cima da miséria do povo (...) e quando eu me propus entrar nesse disputa politica eu vi que nenhum dos dois grupos se encaixava no meu discurso e eu não cabia em nenhum deles. Eu já vivi uma época em que a perseguição era nítida e Everaldo tem muito disso a arrogância, de perseguir, de machucar as pessoas além de práticas dentro do contexto politico que não é aceitável. A outra questão é de que tanto um quanto o outro eles procuram alguém da família para ocupar o cargo  maior como se em Poço Verde não existisse pessoas para ocupar o cargo para disputar uma eleição. Eles manipulam tanto as pessoas que só é indicado quem eles querem. No caso de Toinho de  Dorinha meu discurso não cabia ali ate por que sou da categoria dos professores e a gente vem sofrendo muito. No último ano do mandato de Toinho de Dorinha onde ele deixou o mês de dezembro e 13o salário sem pagar a gente. Ele entregou a prefeitura sem pagar os professores. (...) E Thiago agora vem com atraso de salário e algumas perseguições que eu não concordo por isso eu procurei outro partido. (...) Eu procurei o PRB por ser um terceiro partido que tinha disputado uma eleição e para mim seria melhor para colocar as minhas ideias, onde eu pudesse ser ouvido e sugestionando (...) onde nas duas coligações você não tem esse espaço. Lá, é mão de ferro. Eles fazem os seus candidatos. Os filiados fazem o que eles querem. É um jogo de cartas marcadas . Hoje, tanto o grupo de Everaldo quanto o grupo de Toinho eles sabem os vereadores que eles querem eleger. Por mais que alguém quer se eleger, mas a cartada final são deles. Eu não concordo com esse jogo politico , mas para eles é normal. (...) mas o PRB escolhi por poder ser ouvido e ter um diálogo entre as partes e meu discurso pudesse ser colocado em prática".


Lourinaldo pode seguir uma trajetória política. Respaldo da sociedade ele já tem. Prova disso são as constantes manifestações públicas em torno do seu nome. Muitas vezes constrangendo até vereadores e candidatos recém-eleitos.
POR QUE ELE NÃO FOI ELEITO? Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 14:53 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.