NEWS

News

cidade

ESTUDANTES DO EPIFÂNIO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM SALVADOR

O dia 30 de setembro de 2016 entrou para história da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, e de um grupo 14 estudantes. Estes tiveram seus trabalhos aprovados no I Seminário de Educação Científica e IV Encontro dos Pesquisadores da Rádio pelo Colégio da Policia Militar da Bahia, localizado no município de Salvador, que fica a 360 km de Poço Verde. Vale salientar que ano passado, parte desses alunos viajaram para apresentar o início das pesquisas  compartilhar experiências no Instituto Federal da Bahia, município de Valença.






A viagem somente foi possível pela colaboração dos comerciantes da cidade, dos professores e funcionários da escola que contribuíram financeiramente para a contratação do ônibus, além dos próprios alunos que promoveram um bingo para ajudar na arrecadação de recursos. Estes pequenos pesquisadores fazem parte do projeto “A rádio da escola na escola da rádio” coordenado pelo professor de Geografia, Murilo Aguiar de Souza. Este projeto que conta com a participação de alguns professores da escola tem o objetivo de construir um Atlas Escolar de Poço Verde como forma de resgatar a memória e a história dos lugares vivenciados no município. O projeto da “Rádio” vem acontecendo desde 2007 em várias escolas publicas do estado da Bahia, liderado pelo grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia, e que no ano 2015 chegou ao estado Sergipe através do referido professor. O objetivo do projeto da “Rádio” é incentivar a iniciação científica nas escolas públicas, tendo como método a pesquisa aplicada no espaço vivido pelo próprio alunado.

Foram selecionadas para serem apresentadas no seminário, seis pesquisas dos alunos do Epifânio Dória: “DESVENDANDO O PASSADO DO POVOADO MALHADINHA DO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE”, com os autores Daniela Araújo Nascimento E Gelson Ferreira Araújo; “PRAÇA DA JUVENTUDE: NOVAS OPORTUNIDADES DE LAZER PARA A COMUNIDADE DE POÇO VERDE – SE”, produzido pelos alunos Yago Lincoln Rocha Santos, Antônio Alves Neto, José Gustavo Rocha Santos e Lucas Ribeiro Santos; “PRAÇA DA SANTA CRUZ: AQUI NASCEU POÇO VERDE” elaborados pelos discentes Igor Reis da Silva e Welitom de Jesus Oliveira; “A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL EPIFÂNIO DÓRIA SOB O OLHAR DA COMUNIDADE ESCOLAR”, pesquisado pelos estudantes Luiz Henrique S. Souza , Ueris Santos de Oliveira , Italo Timóteo Nascimento; “FEIRA LIVRE DE POÇO VERDE/SE: AS CONSEQUÊNCIAS DA MUDANÇA DE LOCAL E AS VOZES DOS FEIRANTES E FREQUENTADORES” produzido pelas pesquisadoras juniores Andrielle dos Santos de Jesus e Layza Maria Oliveira Freire; “DO PARQUE DE VAQUEJADA À FORMAÇÃO DE UM BAIRRO” com os autores Robson Felipe.

Além disso, a aluna Daniela Araújo Nascimento, foi convidada para fazer parte da Mesa Redonda “A dor e a delícia de ser pesquisador júnior”, a qual discorreu sobre as dificuldades e prazeres vivenciadas durante todo o processo de pesquisar.
O evento tem o objetivo de promover um debate sobre a importância da Educação Cientifica como processo formativo na Educação Básica, buscando fomentar através doações, a reconstituição da memória, história, aspectos físicos, econômicos e sociais dos espaços nordestinos. O encontro é destinado a pesquisadores, professores, colaboradores e interessados nos resultados e nas perspectivas das pesquisas desenvolvidas pelos jovens pesquisadores. A programação do evento conta com apresentação de documentários, mesa redonda, apresentação oral de artigos e banners, dinâmicas, debates, e muito mais. Além da Escola Estadual Epifânio Dória, participaram do seminário diversas instituições de ensino, tais como: IFBA, IFBaiano, Colégio da Polícia Militar da Bahia, Colégio Militar de Salvador, Escola Municipal Roberto Santos, Escola Municipal Álvaro Franco da Rocha, ambas de Salvador, Colégio Estadual Polivalente do Cabula, entre outras. Quando foi indagado aos alunos pesquisadores sobre a importância da pesquisa em suas vidas, o aluno Igor Reis (15) começou dizendo: “Depois do projeto do professor Murilo, aprendemos a valorizar mais nossa cidade e nossos conhecimentos”. Já o aluno Antônio Alves (14)respondeu que: “Através da pesquisa podemos divulgar o nosso município, nossa cultura, história, nossa riqueza!”. O aluno Lucas Ribeiro (14) respondeu também:


“Este evento é uma oportunidade maravilhosa para divulgarmos nosso trabalho e também para conhecer pesquisadores de outras cidades.” Welintom de Jesus (14) finalizou complementando: “Esperamos que nosso trabalho sejam aprovados em outros eventos, pois quanto mais divulgarmos a cultura sergipana, mais valorizados seremos.” O professor Murilo Aguiar (32) contou que “Orientar as pesquisas desses alunos é conseguir fazer a ligação entre a história, os sujeitos e os lugares: uma triangulação coerente para o melhor entendimento do espaço que vivemos. Disse também que: “Este evento foi a oportunidade que estes pequenos pesquisadores tiveram para divulgar suas pesquisas e também perceber a importância delas, uma vez que estavam sob o olhar de pesquisadores mais experientes”.Por Murilo Aguiar
ESTUDANTES DO EPIFÂNIO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM SALVADOR Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:20 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parabéns ao professor pela iniciativa e incentivo, do mesmo modo a os alunos envolvidos.

    ResponderExcluir

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.