NEWS

News

cidade

LUÍS AMÉRICO: "SÓ HAVERÁ MUDANÇA COM NOVA COMPOSIÇÃO DE PODER EM P.VERDE"

Por Landisvalth Lima - Luís Américo, candidato a prefeito de Poço Verde – SE, pelo PRB – Partido Republicano Brasileiro, tem 31 anos, nascido em 18 de novembro de 1984, filho de Izabel Ribeiro de Castro e Américo Oliveira Neto, empresário do ramo de construção, é o nosso entrevistado de hoje. Ele foi candidato a prefeito de `Poço Verde na eleição passada e disputou um mandato de Deputado Estadual por Sergipe em 2014, obtendo 1.184 votos. 

Quais são as possibilidades concretas que você vê que permitam sua eleição como prefeito de Poço Verde em 2016?
LUÍS AMÉRICO - Ao longo da minha vida sempre tive uma visão diferenciada daquela política que vem sendo praticada há muitos anos em nosso município, onde o processo político é continuamente construído com bases em grandes financiadores de campanha, o que leva a inviabilidade de todo um plano de gestão municipal efetivo, prejudicando diretamente a sociedade, o erário público e elevando os poderosos e as suas sistemáticas de corrupção.
Para que de fato pudesse pôr em prática as ações mais corretas para o bem comum do nosso município, há alguns anos busquei autonomia política e obtive êxito. Hoje possuímos composições importantíssimas, pessoas em vários seguimentos da sociedade, que trabalham juntos com o mesmo ideal, formalizando um novo conceito político de gestão pública e indo em desencontro a métodos políticos ultrapassados, desconstrutivos e que nos fazem hoje sentir as dores em nosso cenário político, tanto nacional quanto nas demais esferas.
No decorrer de outras candidaturas, a união, a transparência e o poder do nosso grupo foram crescentes e tudo isso nos elevou a uma base construtiva. Somos o novo, enxergamos com os olhos do atual brasileiro e levantamos a bandeira da mudança como o nosso maior objetivo. Queremos fazer na prática o real papel do gestor público e tornar a sociedade parte desse governo.

Com quem ou com quais grupos políticos você está conversando?
LUÍS AMÉRICO - Para que possa levar adiante tal processo de renovação, faz-se necessário ter ao meu lado cidadãos que compartilhem do mesmo ideal. Em um primeiro momento busquei referências de pessoas que possuíam o mesmo objetivo na política. Foi primordial o apoio em grupos que não compactuassem com a mesmice e perpetuação do cenário político. No momento, o nosso grupo já possui uma base sólida. Estamos em processo constante de avaliação e discussão com representantes da base da atual gestão que se encontram insatisfeitos e dispostos a mudar.

Você tem preferência pelo seu vice-prefeito ou vai depender das circunstâncias?
LUÍS AMÉRICO - Construímos ao logo dos últimos anos um grupo forte. Isso nos dá a possibilidade de que possamos concorrer às eleições com um quadro de candidatos competitivos e do próprio agrupamento.

A candidatura sua é diferente das outras pertencentes aos dois principais grupos políticos? O que o povo de Poço Verde poderia esperar de novo na sua atuação política?
LUÍS AMÉRICO - A nossa candidatura é diferente das demais pelo comprometimento com a sociedade. Como dito antes, queremos levar ao conhecimento da população o verdadeiro papel do gestor, através de ações que possam promover o bem-estar e a qualidade de vida, ações essenciais. 

Até que ponto, caso fosse eleito, você seria capaz de fazer uma real transformação na estrutura social e econômica de Poço Verde?
LUÍS AMÉRICO - Só há mudança no conteúdo e na metodologia das políticas públicas e econômicas se houver também mudança nas elites políticas e na composição do poder público. É certo que mudanças mais substantivas só podem ocorrer quando efetivamente se redirecione a compostura do regime. Mas, é possível obter conquistas sociais através de mobilidade social, da ação coletiva, sobretudo quando essa passar a ter um conteúdo de proposição, de debate público sobre alternativas e não de mera crítica. Para isso é necessário que as temáticas sejam legitimadas por um amplo consenso e que tenham uma abrangência maior que os interesses corporativos ou setoriais.  

O que há de errado em Poço Verde que pode ser corrigido por um prefeito distante do atual pensamento político?
LUÍS AMÉRICO - Em primeira instância, a população necessita voltar a enxergar que o voto é livre, que fazemos parte de um poder democrático e que o novo é a melhor opção para podermos demonstrar toda força da sociedade. Cada voto é, de fato, o verdadeiro detentor do poder. Dessa maneira, será possível iniciar uma gestão de forma limpa. Isso possibilitará o desenvolvimento de uma equipe técnica, distanciando a gestão de “dependentes” e “credores” públicos. Uma administração técnica torna todo o gerenciamento mais eficiente. Serão pessoas capazes de desenvolver mecanismos que possibilitem atender os fundamentais anseios da população.

Como é ser uma terceira via sem repetir os mesmos erros dos prefeitos anteriores? 
LUÍS AMÉRICO - Existe uma grande diferença entre o nosso projeto político e dos demais grupos, como já esclarecido nas perguntas anteriores. A população tem compreendido o verdadeiro intuito do nosso projeto e aceitado de forma positiva. Isso faz com que possamos pôr em prática as ações propostas pelo nosso plano de governo sem que devêssemos nada a ninguém.

Quais as dificuldades que você enfrentaria para se tornar um prefeito diferente dos anteriores?
LUÍS AMÉRICO - Por ter o povo como principal aliado, não teríamos dificuldades, pois o papel do gestor é defender os direitos e zelar o bem-estar da população.

 Como você está vendo a conjuntura política atual? As dificuldades são passageiras ou o sistema político está falido?
LUÍS AMÉRICO - A atual situação política vem causando muita preocupação a toda parcela da população. Estamos todos preocupados com o rumo que nossa economia vem tomando nos últimos tempos. Mas como em todo momento de incerteza, a população busca alternativas para superar a crise. Tenho a concepção de que podemos sim enfrentar as mudanças buscando sempre o melhor e, dessa forma, sairemos fortalecidos e caminharemos novamente no rumo do progresso.

Se eleito, como você pretende administrar um município de uma região pobre, com o estado de Sergipe sem dinheiro e com o governo federal em crise generalizada?
LUÍS AMÉRICO - Nas últimas administrações nos deparamos com gestores limitados, que não estabeleceram nenhum tipo de incentivo para as atividades agrícolas e que, em meio a toda crise, infelizmente, não foram capazes de elaborar mecanismos para superar todo esse conflito financeiro. Limitaram-se apenas a projetos e recursos proveniente do Governo Federal.

Poço Verde é um município com uma sociedade que possui grande riqueza intelectual, além da sua enorme potencialidade agrícola. Com isso, trazemos a possibilidade de sermos economicamente autossuficientes. Um exemplo é o incentivo ao cooperativismo. Poderemos unir duas das maiores riquezas do nosso município, trazendo benefícios à agricultura familiar e consequentemente ao comércio local. O propósito é agregar a riqueza que naturalmente já possuímos à artifícios obtidos através do poder público. Essa junção poderá possibilitar uma autonomia financeira da população. (colaborou :Prof.Lourinaldo)
LUÍS AMÉRICO: "SÓ HAVERÁ MUDANÇA COM NOVA COMPOSIÇÃO DE PODER EM P.VERDE" Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.