NEWS

News

cidade

PROJETO DE REAJUSTE DO SERVIDOR É APROVADO EM MEIO A DEBATE CALOROSO

Tendo corrigido os erros grosseiros de digitação, não afagado a minoria ao aumentar o porcentual sugerido pelos servidores de ensino superior, finalmente o Projeto de Lei que reajusta o salário dos servidores foi reapresentado pelo Executivo e, por conseguinte, aprovado por maioria na noite desta terça-feira (24) num plenário lotado da Câmara Legislativa de Poço Verde.

Em meio a expecativa da aprovação de cada parecer que legitimaria o projeto em questão, o vereador João Ramalho/DEM abriu o debate comentando o quão "muitos falam que os vereadores não fazem nada e hoje um projeto de reajuste salarial é apresentado nesta casa". E completou, "aqui na câmara, é normal em respeito ao servidor sempre recomendamos que a classe dos servidores procurem antes de o projeto vir a esta casa para que tenha um debate; que o projeto já chegue dentro de uma perspectiva que não tenha muito mais o que discutir, pois já foi discutido lá dentro da secretaria de finanças e o prefeito".

Ainda a respeito dos erros de digitação, Ramalho desqualificou funcionários que deviam zelar pela administração e, no entanto, projetos "sempre vêm com redação desqualificada, com datas erradas (..) e isso assinado pelo prefeito com o aval do procurador do município. E que tipo de atenção eles têm quando assinam documento de uma relevância desta. O sindicato queria que o projeto fosse aprovado assim, depois trocava. Mas como é que pode?Aqui não é  a casa de mãe joana. Aqui tem formalidade".  Sua justificativa vai de encontro a uma situação que acabou prejudicando a vida política do ex-prefeito, cuja demora em resposta a um processo movido por uma funcionária teve o mandatário os direitos políticos cassados por uma simples revelia (ao deixar passar o período de resposta ao processo em julgamento).

Adiante o vereador do DEM cobrou do prefeito municipal maior qualificação para os seus funcionários e a convocação de pessoas aprovados no último concurso. Muitas delas estão na fila de espera há anos enquanto funcionários são contratados para trabalhar em área onde a turma preencheria muito bem, a exemplo de garis, merendereiras etc.


Por fim, chamou a atenção dos vereadores para responder à altura os anseios da sociedade quanto à falta de tabela indicando salários e carga horária do funcionalismo. "Por que os vereadores não dizem para a sociedade : um médico vai ganhar x valores e dá carga de tal horas? Por que esconder da sociedade quanto o médico vai ganhar?  98% dos vereadores não sabem. (...) Na campanha, dizem que vão lutar pela saúde, vou lutar pela educação e não temos uma resposta para a sociedade". E concluiu sua fala "Precisamos dar resposta a sociedade? Por que a construção dos postos no Tabuleirinho e Saco do Camisa ainda não terminou? Procurem saber por que a creche ainda não está funcionando? Se houve desvio de dinheiro durante a campanha...avaliem a construção da praça da Juventude  que custou mais de um milhão de reais!".

O líder do governo na Câmara, Gilson Rosário/PSB respondeu ao colega com uma ironia "até parece que esse vereador nunca passou em  nenhuma administração pública. Que era um rio de maravilhas". A respeito do retorno do projeto de lei de reajuste salarial do servidores, Rosário confirmou que havia "alguns erros gritantes e que não poderíamos votar. Quando um projeto é votado é uma lei. Então jamais poderíamos votar; foi dito que hoje estaríamos aqui para votar e estamos aqui. Se precisar rolar a noite, ficaremos. Nosso compromisso é trabalhar em benefício da sociedade".

Sobre a tabela escondida referida pelo edil da oposição Gilson afirmou que João "desqualifica a qualidade de vereador. A tabela já existe nesta Casa. Não se vota aqui aquilo que não existe. Isso está mostrando que estamos votando de forma ilegal. Ele às vezes desqualifica a qualidade de um bom vereador que ele é!".

Sobre os problemas da saúde no município, o vereador da situação argumentou que qual a administração pública não tem problemas com a área. Muitos médicos não cumprem o horário como deveriam pois têm de sair de um plantão numa cidade e se deslocar para outra. "Houve um avanço com a chegada dos Mais Médicos que chegaram a  Poço Verde. Eles trabalham 24 horas em benefício da sociedade. Só melhora a saúde de Poço Verde quando sair mais formandos daqui da Unit e de Lagarto".

Gilson ainda foi categórico ao repudiar a verborragia do vereador João Ramalho que muitas vezes fere o decoro parlamentar ao se dirigir aos colegas com termos que não são cabíveis na casa. E recomendou que o nobre colega ponderasse mais na linguagem a fim de não se desqualificar (numa referência ao termo usado por Ramalho contra o colega petista Luciano Araújo durante as considerações finais).

Nada mais havendo a tratar, encerro a presente matéria.(foto:arquivo)


PROJETO DE REAJUSTE DO SERVIDOR É APROVADO EM MEIO A DEBATE CALOROSO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.