NEWS

News

cidade

QUEREMOS UMA BOA MORADA PARA O SABER!


  Quando a Escola Infantil Morada do Saber na vila S. José foi inaugurada na primeira gestão Dória, de tão inovadora, bonita e maquiada não dava para perceber os traços do serviço mal feito realizado pela construtora na época. No entanto, eles estavam bem ali: falha na instalação elétrica; porta da frente que se abria para o lado de fora; outra pelo avesso; rachadura denunciava problema hidráulico etc...De tão inovadora até ar-condicionado havia, mas ele funcionou na inauguração e dias depois.

Anos se passaram e aquele aparelho que deveria refrigerar jamais prestou serviço. Por quê? A rede elétrica não tem capacidade de sustentar a corrente elétrica por muito tempo tal qual ocorre em inúmeras escolas do município com sistema monofásico. Mas não estamos interessados em ar-condicionado mesmo porque ele pode desencadear reação alérgica na criança quando não há cuidados básicos como a limpeza regular do filtro do aparelho. É preferível ventiladores desde que estejam com velocidade média. O problema atual além da falta de água é o calor que a garotada tem de aguentar durante a manhã para quem estuda nas salas do fundo da unidade e nas salas da frente no turno vespertino. E mais: o tipo de janela que o governo tem instalado nas escolas em quase nada ventilam o ambiente. A CNNPV visitou a unidade no fim de tarde desta terça-feira (04).

A escola infantil está localizada numa posição em que o raio solar incide diretamente dentro da sala de aula. Além do calor por estarem num ambiente apertado, a luz incidindo sobre o estudante prejudica a visão, causa dor de cabeça e afeta no ensino-aprendizagem. Professor e alunos ficam impacientes com o passar das horas afetando o relacionamento dentro da própria sala. "Já foi pior, a gente teve de fazer essas cortinas para aliviar um pouco!", confirma uma professora. Mesmo com a cortina de tecido semi-transparente, a luz solar é prejudicial pois a ação dos raios UVA e UVB tal qual ocorre quando usamos uma sombrinha colorida, por exemplo, continuará agindo de tal maneira. A cortina barra parte da luz, mas não impede de a radiação prejudicar a pele, o raciocínio.


Fica a título de sugestão à Secretaria Municipal de Educação a instalação de toldos sobre o conjunto de janelas e que combinem com a fachada. Poderia ser no formato de gomos (toldo arredondado) que se usam em janela de apartamento ou loja ou tradicional mesmo, desde que impeçam a luz de entrar e traga comodidade a estudantes e professores. Uma pintura criativa com desenho infantil interagindo com a fachada da escola ajudaria e muito para chamar a atenção dos pequenos na hora de ir à escola. E para não dizer que havia somente um problema: o pátio para o recreio ainda continua em terra batida com tampas de cimento que denunciam esgoto ou a fossa. Como o espaço dentro da unidade é pequeno, a turma acaba brincando quase sempre de luta ao invés de socializarem com outras atividades enriquecedoras fora da escola  ao ar livre. 

O povoado conta com três vereadores na Câmara e o povo se pergunta: o que eles têm a oferecer?! respondemos: além de ação, uma boa Morada para o Saber!
QUEREMOS UMA BOA MORADA PARA O SABER! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 07:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.