NEWS

News

cidade

NAO FOI UM SHOW, MAS A PRESENÇA DE ANITA ..

A expectativa era de um grande show, porém ficou registrado como uma pequena obra literária: a presença de Anita marcou mesmo pela colossal demora já vista nos últimos anos num evento cultural em Poço Verde para um bate-papo que não durou mais do que vinte minutos. A princípio, a educadora Anita Freite (e não a estrela da música carioca) tinha sido convidada pelo alcaide para uma visita a cidade. O convite feito em meio a um desorganizado fórum nacional de Educação Popular, em Lagarto foi atendido prontamente. Logo, e de quebra, a notícia acabou atingindo o imaginário da secretaria de Educação em tornar um evento grandioso. O feito provocou uma reunião às pressas com os diretores da escolas da rede municipal para em menos de 24 horas planejarem exposição dos trabalhos desenvolvidos em cada unidade com o propósito de ser visto pela esposa do educador, filósofo e padagogo mundialmente famoso - Paulo Freire. O local marcado para noite da última quarta-feira (23): EE Claudionor Santana.

Tudo pronto e com banners homenangeando aquele grande pensador no hall de entrada da escola, um a um os convidados (professores da rede pública e particular, estudantes da área e personalidades) foram chegando para assitir ao evento mais demorado do ano. A média em atrasos da dinastia Dória era de 40 minutos..hoje tem chegado a 2 horas. Naquela noite, o público amargou precisos 3h30min. A desculpa dada em meio a uma ou outra apresentação que teimou iniciar depois de duas horas de atraso foi a de que a ilustre educadora estava num culto. Como imaginar que alguém convidado para participar do evento do gênero demorar tanto para ser celebrizado pelo povo local estar às preces?! A resposta viria horas depois quando fotos publicadas em rede social denunciavam que não só ela como também um grupo de estrangeiros (também convidados para o fórum nacional) estavam num jantar oferecido pelo prefeito municipal em sua residência.
Em meio a uma forte neblina que insistia em cobrir as laterais do pátio interno daquela escola, mas não menos a propaganda política da candidata Ana Lúcia por onde quer que o visitante olhasse, finalmente Anita Freire chegou juntamente com a comitiva trazida pelo prefeito. Não antes de ver outra convidada, Izabel Rocha, proferir sobre a educação dos jovens de hoje que têm pouco hábito de ler. Apontando as feridas e criticando o fato de que muitos dos estudantes egressos do EM chegam à Faculdade Ages como "analfabeto funcional", Izabel afirmou ainda que os professores de lá são obrigados a reeducar haja vista o despreparo frente ao curso que postularam. Seria uma crítica também ao ensino da rede? afinal, se pecam no EM, a culpa advém também do Fundamental. Dada as ressalvas e em meio a outras desculpas, não só ela como também o secretário municipal de Educação, Roberto Caduda e o alcaide, Thiago Dória, fizeram uso da palavra. 
Naquele ínterim, guardar mesmo alguma informação preciosa depois de tanta demora não encaixava no perfil dos convidados. Muitos já tinham ido embora como foi o caso de lentes de outras cidades. Restava então assistir à gravação do dvd da quadrilha Chamego Bom que resistiu até o último minuto depois de adentrar a madrugada tal qual o grupo de jovens do projeto "Cordas e Sons" do professor Josafá.
Sobre a visita aos stands das escolas, alguns diretores demonstraram no dia seguinte grande revolta haja vista que sequer a convidada prestigiou o trabalho criado às pressas. Também àquela altura da noite, ninguém gostaria de fazer o mesmo senão voltar para casa. Show de verdade mesmo foi no jantar, onde a presença de Anita e convidados marcaram o propósito do governo municipal. No fim das contas, causou mesmo certo constrangimento para alguns funcionários/organizadores da Educação pois acreditavam no evento.(foto:divulgação)




NAO FOI UM SHOW, MAS A PRESENÇA DE ANITA .. Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 15:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.