NEWS

News

cidade

SAÚDE: 9 DÚVIDAS SOBRE SEXO


1) O que é o sexo seguro?

Sexo (mais) seguro é sexo com protecção. Por um lado utilizando meios de prevenir uma gravidez indesejada e por outro usando métodos para proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis. A forma de fazer sexo mais seguro é ainda usar preservativo.

2) Tenho 17 anos ainda virgem e tenho muitas dúvidas sobre sexo e sexualidade. Não queria falar com pessoas conhecidas. Onde me posso dirigir e com quem posso falar?

Em Portugal há vários serviços que podem ajudar os jovens. Há centros de atendimento e linhas telefónicas de ajuda. O mais fácil é ligares para a sexualidade em linha, do Instituto Português da Juventude onde tens técnicos muito habituados a esclarecer dúvidas. O nº é o 808 222 003. Também te podem encaminhar para consultas de atendimento mais perto do local onde te encontras. Nos centros de saúde também existem consultas de planeamento familiar.

3) A masturbação faz mal?
Não. A masturbação só é motivo de preocupação se causar algum tipo de inflamação ou se for praticada em níveis que afectem ou perturbem o comportamento social.

4) O preservativo rompeu durante a relação sexual com o meu namorado, o que faço agora?
Convém nestas situações, e se querem evitar o risco de uma gravidez indesejada, tomar a contracepção de emergência (CE) ou pílula do dia seguinte. Podem pedir num centro de saúde ou na farmácia. A CE pode ser tomada até 72 horas depois da relação sexual Também é importante que ambos façam testes para despistar a existência de infecções sexualmente transmissíveis. Por fim, importa perceber porque razão o preservativo se rompeu: estaria fora de prazo? Usaram lubrificantes à base sem ser à base de água?...


5) O preservativo retira o prazer?
Para muitos homens, o preservativo retira alguma sensibilidade, para outros não, ajudando mesmo ao “auto-controlo” da fase pré-orgasmo. A sensibilidade pode contudo ser a mesma com ou sem preservativo. A utilização frequente de preservativos pode ajudar a manter os níveis de sensibilidade, assim como a utilização de preservativos mais finos. Por outro lado, a utilização de um método que é seguro relativamente à prevenção da gravidez e das IST torna toda a relação mais descontraída, ajudando a atingir mais prazer.

6) É fácil atingir o orgasmo?
O orgasmo é a fase mais intensa do nosso ciclo de resposta sexual. É o momento em que uma série de reacções se desencadeiam no nosso corpo conduzindo a uma sensação de prazer.
Nem sempre se atinge durante uma relação sexual, nem é obrigatório que assim seja e depende muito da resposta fisiológica de cada pessoa.  Mas não ter orgasmos pode tornar a vida sexual muito pouco satisfatória para homens e mulheres. Se é frequente a “anorgasmia”, ou seja a ausência de orgasmo é importante que os parceiros de uma relação falem sobre o assunto e procurem apoio de técnicos especializados, como terapeutas, psicólogos ou sexólogos. Na maioria das vezes, as disfunções sexuais podem ser resolvidas.


7) Sou mulher e quando tenho relações sexuais tenho uma sensação de “secura” na vagina e a penetração torna-se dolorosa. Vai ser sempre assim?
Nem todas as mulheres conseguem uma lubrificação vaginal satisfatória. Pode ter a ver com o facto de não se estar suficientemente excitada, aí pode optar-se por prolongar a fase de carícias e de beijos de antes da penetração. Por outro lado, depois da menopausa pode tornar-se frequente. A solução é usar lubrificantes acessíveis em farmácias.

8) O que é o anel vaginal?
O anel vaginal é um dos métodos contraceptivos mais recentes. Como o nome indica é um anel hormonal feito de plástico, transparente e flexível. É colocado pela própria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, parando durante 1 semana (ciclo de uso), período durante o qual vai libertando estrogéneo e progestagéneo, hormonas que ao entrar na corrente sanguínea inibem a ovulação, à semelhança da pílula.


9) O meu namorado insiste para termos relações sexuais, mas eu ainda não me sinto preparada, o que devo fazer?
A primeira vez, como todas as vezes, deve ser desejada. E só nós sabemos quando nos sentimos preparados. Por isso, tem de haver respeito e tempo para ouvir do outro lado. É importante que conversem e percebam porque se deve esperar ou avançar. Falar abertamente sobre as dúvidas e receios. Mais cedo ou mais tarde surge o momento certo.fonte:afp.pt

SAÚDE: 9 DÚVIDAS SOBRE SEXO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.