NEWS

News

cidade

PROFESSORES CUTUCAM FERIDAS; SECRETÁRIO PASSA A POMADA!


 No segundo dia do encontro anual de professores da rede pública municipal realizado na sede da UAB nesta quarta-feira (06), a categoria contou com uma palestra bem proveitosa sobre "A escola que temos; a escola que queremos" proferida pela dupla sintonizada no assunto Ângela Melo (Presidente do Sintese) e Ivonete Cruz (Departamento Sindical) e cutucou feridas na gestão. 
À exceção da questão técnica que não interessava a maioria, o melhor mesmo ficou por conta da apresentação dos quatros eixos que norteiam o projeto do sindicato para as escolas do Estado como um todo: Formação humana, Gestão democrática, Trabalho docente e Políticas estruturantes. Um a um era de interesse de todos os presentes porque faziam parte da realidade local bem como levantavam questionamentos acerca de outros problemas que ferem certos princípios da classe. Uma das feridas foi cutucada pela professora de Educação Física, Wandalúcia, quando demonstrou preocupação acerca dos critérios de deferimento de licenças-prêmios para uns em detrimento de outros mais necessitados. Wanda ainda alertou para o fato de que muitos lentes se aproveitam da condição da doença para não mais voltar ao trabalho e ser adaptado em outro local logo após a recuperação. E mais: sugeriu que o Executivo desse apoio psicológico para fomentar o trabalho docente pois boa parte tem problemas emocionais e requer cuidados a contento.
Já o professor de Matemática José Ninim tocou numa ferida recente: o não-cumprimento do gestor anterior quanto ao pagamento do salário de dezembro de 2012 e parte do 13o à classe haja vista que o município recebeu 903 mil reais e nada foi justificado até o momento sobre o paradeiro da aplicação desse recurso. E mais: alertou para o fato de que as aulas podem não iniciar na data prevista caso haja negativa no próximo encontro com o prefeito municipal marcado para o próximo dia 14 sobre o assunto.
Naquele ínterim esperava-se que o secretário municipal de Educação, Roberto Caduda, não fosse a público responder, mas ele foi seguro e categórico ao responder os ataques; e mais, dizer o que a nova pasta tem a propor para a categoria a partir de sua gestão. "Era muito comum pagar 5 , 10 mil reais para um palestrante fazer dar risadas, mas preferimos convidar pessoas para falar sobre a educação que queremos para Poço Verde. Sobre a licença-prêmio, ao chegar à secretaria fiz uma relação para saber o número de professores que têm a receber e quantas já tiraram. (…)A concessão do direito deve ser automática e não de vontade política. Eu disse ao prefeito, vamos discutir quais critérios para dar a licença e se alguém conseguir por fora da secretaria, reunirei a categoria para escancarar o problema". Caduda ainda afirmou que na convocação dos cedidos a outros órgãos, descobriu funcionários-fantasmas, pessoas que conseguiram duas licenças etc. E declarou "concederemos a licença-prêmio a todos dentro da proporcionalidade por local de trabalho. Se existe algum professor dependendo da licença por problema de saúde, não tem o que discutir; tem de ser concedida". Agora as licenças técnicas (por tempo de serviço) somente a partir do segundo semestre pois acarretaria ônus na contratação de mais professores.
Quanto ao problema levantado sobre a possível greve no início do ano letivo, Caduda reafirmou que "o que a categoria decidir, a secretaria respeitará!" E concluiu sobre o que a pasta tem a oferecer no início dos trabalhos: a nova creche localizada no Conjunto habitacional Antônio C.Valadares atenderá a princípio 90 alunos; o FNDE liberou recursos para construção de escola com seis salas (funcionará a Josias Rabelo) no antigo curral dos animais no bairro Vilanova. Ele será transferido para o matadouro. O município foi contemplado com 4 lousas digitais e projetores que serão distribuídos pelo interior; a secretaria terá disponível eletricistas para resolver o problema de instalação elétrica nas escolas com deficiência; um novo ônibus com acesso para deficientes etc.No mais ficará para esta quinta-feira (07) quando Neilton substituirá Iran na palestra do dia.

PROFESSORES CUTUCAM FERIDAS; SECRETÁRIO PASSA A POMADA! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 22:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.