NEWS

News

cidade

5 RAZÕES PARA FAZER O ENEM

1. SISU - Desde 2009, o Enem se tornou porta de entrada de importantes instituições de ensino superior federais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que fizeram da prova a única etapa de seus processos seletivos. Nessas universidades, as vagas são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, em 2010, ofertou 83.125 vagas. Neste ano, o MEC pretende expandir o número.
2 . VESTIBULAR - Para muitas universidades, o Enem ainda não é etapa única de seleção, mas é ingrediente importante do processo de escolha de alunos. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, o Enem substitui a primeira fase do processo seletivo. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que no ano passado havia descartado o exame, já anunciou que o adotará como parte da composição final da nota dos candidatos.
3. PROUNI - Para concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) em instituições privadas de ensino superior, o candidato precisa realizar o Enem 2011, além de atingir uma pontuação mínima. É preciso também preencher outros requisitos, como ter cursado todo o ensino médio em escola pública - ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Para concorrer ao benefício integral do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; para bolsa de 50%, o valor deve atingir no máximo três salários mínimos. Em 2011, o ProUni ofereceu 123.170 bolsas de estudo.
4. FIES - O MEC divulgou novas exigências para interessados em buscar auxílio do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). A partir de agora, para solicitar a ajuda, o estudante terá obrigatoriamente de realizar o Enem. A regra vale para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010.
5. RANKING DAS ESCOLAS - Com base nas notas do Enem obtida pelos estudantes, as escolas de ensino médio de todo o Brasil são classificadas pelo MEC em um ranking de desempenho coletivo. Apesar de não ser o único critério, a classificação serve de guia para os pais na hora de escolher uma escola para seus filhos. Além disso, a média obtida pela instituição serve de indicativo para que sua direção avalie o trabalho desenvolvido ao longo de três anos do ensino médio. Fonte:veja educação
5 RAZÕES PARA FAZER O ENEM Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 15:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.