NEWS

News

cidade

INSS E SAÚDE PRECÁRIA SÃO TEMAS DE DEBATE NA CÂMARA

A sessão legislativa da última quinta-feira (04), contou com a presença da senhora Fátima Silva Oliveira (foto), servidora do INSS. Ela foi convidada para falar sobre "A importância da avaliação social para a concessão do benefício e prestação continuada", cujo direito foi instituído a partir de 2009.



Foi a partir daquele ano que um número maior de pessoas tiveram acesso ao direito, quando até então era somente por perícia médica. Hoje, o futuro beneficiário passa por uma avaliação social (visita in loco) do Instituto e, consequentemente, por perícia médica com intuito de conseguir o benefício do governo.

Ela ainda tratou de outro tipo de aposentadoria especial - aquela que não precisa de tempo de serviço), porém é necessário a avaliação da perícia para conseguir o benefício. Fátima alertou ainda que o governo atual pretende acabar com esse direito e por isso, o funcionalismo do INSS deve paralisar no dia 08 de maio para que esse direito seja mantido. A visita dela era justamente conscientizar os vereadores e pedir apoio na empreitada.

Leia também:

Mais saúde - Como o tema era voltado para uma questão de saúde pública, o assunto ganhou corpo com o discurso de boa parte dos vereadores da oposição durante o grande expediente. O vereador Raimundinho da Kombi/PSB (foto), por exemplo, disse que a saúde em Poço Verde não está nenhuma maravilha como tem pregado o governo.

"Como é que está uma maravilha se até agora 124 dias de mandato não conseguiu marcar um exame de sangue ainda para a população? Até hoje não conseguiram marcar um exame para ninguém", disse o vereador do PSB. Raimundinho denunciou que nem lençol a clínica tem para atender bem os pacientes. Sobre a Casa de Apoio, Raimundinho afirmou que o governo acha caro pagar aluguel de um imóvel para atender as pessoas em Aracaju, mas não vê problema em pagar treze secretários.

Lixão - Raimundinho criticou o governo que não dá a mesma importância ao lixão do povoado Rio Real. Na gestão passada, vereadores da oposição tinham como hábito fotografar o lixão e exigir a limpeza do terreno, porém hoje não vê com os mesmos olhos. Afinal, o próprio ex-vereador hoje assumiu a pasta da Secretaria municipal de Obras e nada foi feito.

O vereador Edson Didiu acrescentou que falta medicamento, material no hospital... Hoje, o município está descoberto para atender melhor a população com ambulância. E mais: há carência de profissionais no Programa Saúde da Família. Ele ainda fez um desabafo de como tem lutado para que as melhorias de fato cheguem para a saúde do povo, mas muita gente  acredita que o grupo só tem feito críticas sem fundamento. Didiu pediu o apoio dos demais vereadores da situação pois é uma questão de todos.

O vereador da situação Jaci de Silvino disse que ele também fotografou o lixão. E mais: qualquer vereador pode registrar também. O vereador do PSC afirmou ainda que estaria comprometido em retirar o lixão para outro lugar menos para Poço Verde pois não tinha condições financeiras. Ele defendeu o governo passa por dificuldades tal qual os vereadores. Jaci apoiou a oposição no tocante à problemática da saúde e deixou também registrado que cobrará inclusive a reabertura da Casa de Apoio em Aracaju.

Como nenhuma intervenção foi feita acerca da concessão de benefícios tampouco sobre outros assuntos ligados à saúde, a sessão continuou com a aprovação do reajuste salarial para os servidores.


INSS E SAÚDE PRECÁRIA SÃO TEMAS DE DEBATE NA CÂMARA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 11:25 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.