NEWS

News

cidade

FIM DO ROTATIVO: O QUE MUDA NO PAGAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO

A partir desta segunda-feira, dia 3 de abril, ninguém pode ficar mais de 30 dias no crédito rotativo do cartão, por determinação do Banco Central. Com isso, os bancos desenvolveram produtos para transformar o débito de quem não puder pagar à vista em uma operação de crédito parcelado. Pela nova regra, uma dívida de mil reais parcelada em 12 meses custará, ao fim do prazo, R$ 1.805,49 para o consumidor, considerando a taxa média de 8% mensais praticada no mercado, segundo cálculos da associação que reúne os executivos de finanças e contabilidade, a Anefac. Neste mesmo prazo ele pagaria, no antigo crédito rotativo, R$ 3.106,94, com o juro médio de 15% ao mês. Confira o que muda.

O que mudou?
A partir desta segunda-feira, dia 3 de abril, nenhum brasileiro poderá usar por mais de 30 dias o crédito rotativo do cartão. Assim que vencer a segunda fatura, o cliente terá de quitar a primeira conta ou trocar essa dívida por outra. Os bancos devem oferecer um novo empréstimo. É preciso ficar atento aos juros cobrados.

Por que mudou?
Porque o custo desse empréstimo era muito alto. As taxas de juros estão, em média, em 486% ao ano. Com todo esse juro, o risco de a pessoa ficar inadimplente era grande. O BC alega que tomou uma medida que ajudará o balanço dos bancos, porque dará condições para o correntista pagar o débito antes que ele se transforme em uma dívida impagável.

Como ficará o pagamento?
Os bancos não são obrigados a oferecer uma nova linha de empréstimo para seus clientes saírem do rotativo, mas todos criaram opções de parcelamento com juros. A mudança pode ser automática ou feita após acordo com o cliente.

Todos pagarão a mesma taxa?
Cada banco terá sua política, e a taxa cobrada vai variar de acordo com o histórico do cliente.

O cartão pode acabar bloqueado?
Depende da política do banco e do relacionamento com o cliente, mas a tendência é que não. Do total do limite de crédito do indivíduo, deve ficar comprometida a apenas a parte do débito que foi parcelada.

Caso já tenha uma operação de parcelamento de fatura em andamento, o cliente pode fazer uma nova?
Sim, é possível realizar múltiplos parcelamentos dentro da disponibilidade do limite do cartão. Por isso é preciso ter cuidado para não desorganizar o orçamento pessoal.

Como fica a composição do saldo para pagamento?

O saldo total da fatura será a composição das parcelas em andamento, acrescido das transações do mês corrente. As parcelas financiadas irão compor o pagamento mínimo. Fonte:oglobo
FIM DO ROTATIVO: O QUE MUDA NO PAGAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.