NEWS

News

cidade

DA EDUCAÇÃO À SAÚDE, DEBATE NÃO FALTOU

O tema da sessão legislativa da última terça-feira (04), passeou da educação à saúde. O vereador Léo de Fonsinho/Pcdo B foi o primeiro a falar na tribuna. Ele preferiu elogiar primeiro as ações realizadas pela prefeitura a partir de indicações do colegiado ao invés de "inchar a folha de pedidos". No entanto, ele não perdeu a oportunidade de criticar o atual governo. Segundo o vereador do PC do B, o prefeito vem inchando a folha de pagamento do funcionalismo, podando árvores e pintando o meio-fio apenas.

"A gente quer auxiliar o executivo a fazer o seu trabalho. O trabalho do legislativo é repassar aquilo que recebemos da população", concluiu.

Educação - O líder da oposição, Pedro de Jesus/PDT, aproveitou a fala para tratar sobre a educação no município. Pedro voltou a falar sobre a dificuldade enfrentada pelas crianças com o transporte escolar no interior. O trio formado por ele e os colegas Edson Didiu/PSB e Léo foram à Secretaria Municipal de Educação, recentemente, para tratar não só desse tema mas do atendimento das crianças especiais na rede.

Sobre as crianças especiais, "nós entendemos e compreendemos que está sendo ...é dado o direito necessário e o básico às crianças que precisam da acessibilidade. No entanto, identificamos não como uma coisa ideal que tenha que ser feito mas identificamos como algo positivo o transporte escolar urbano é preciso até mesmo como um atrativo ainda mais para que as crianças possam procurar as escolas da rede municipal (...)", afirmou Pedro.

Sobre a merenda escolar, Pedro afirmou que a merenda está funcionando de forma emergencial e está sendo feito um levantamento das empresas aptas para a licitação. Pedro conclamou ainda o retorno do funcionamento do Conselho Municipal de Educação para avaliar alguns pontos importantes como a abertura de 6o ano na unidade escolar no povoado Lagoa do Junco sem os trâmites legais.

Leia também:

Transparência - O líder do governo alfinetou sobre e falta de transparência do atual governo. Para Pedro,  "a transparência aqui tão batida pela oposição quando foi divulgado que o prefeito Thiago tirara nota zero em transparência e parece que o rumo até agora está do mesmo jeito porque se você abrir o Portal da Transparência não tem dados sequer das receitas de janeiro até hoje". Citando a Lei da Transparência, Pedro cobrou mais informações a respeito com o objetivo de avaliar se os percentuais em cada área da administração estão sendo cumpridos.
Por fim, Pedro tratou de outro ponto esquecido pelo sindicato dos professores: a luta pelo reajuste salarial e a aplicação da lei sobre a regência de classe.

Transporte escolar - Contrariando a sua assertiva de que não gosta de olhar pelo retrovisor, o vereador Edson Didiu/PSB teve de fazer uma retrospectiva sobre antigas indicações da população que não foram atendidas ainda incluindo uma reclamação recorrente como a falta de água por parte da Deso. Didiu se reportou sobre a precariedade da frota escolar e disse que a maioria precisa apenas de manutenção. "Se está faltando carro não é problema de frota, o problema é que não se tem uma licitação. 14 ônibus não dá conta de atender todo o município. Tem linhas que tem apenas 3 ou 5 alunos e em percurso que não pode entrar. Está havendo uma deficiência na gestão da educação. Quanto mais aluno sai do município, menos recurso entra no ano seguinte". Didiu aproveitou a tribuna para olhar pelo retrovisor e cobrar do governo urgência na abertura da Casa de Apoio em Aracaju para os pacientes que necessitam de um lugar para ficar enquanto aguardam atendimento médico ou hospitalar. "Nós estamos perdendo aluno para o estado é por questão de organização , planejamento, pontuou Léo.

Críticas ao governo - A vereadora Délia Félix/PP preferiu sair em defesa do antigo gestor, mas não poupou críticas ao atual. "Ele foi muito criticado nessa casa. Gostaria de entender como atual não está funcionando. A casa de apoio na gestão anterior funcionava e porquê não agora?". Adiante, ela  cobrou dos demais colegas maior empenho para tudo volte a funcionar. "Vereador aqui tem diária e o povo que vai para Aracaju não tem transporte. Foram eles que nos colocaram aqui e precisamos ajudá-los. Que o prefeito cumpra com a lei. A regência de classe... desde janeiro e até o momento nada". A vereadora cobrou  uma posição do prefeito Iggor Oliveira para resolver a situação do vereador Léo de Fonsinho afastado da sala de aula na unidade escolar onde trabalhava. Nesta terça-feira (11), à noite, uma decisão interna dava como certo que o professor e vereador deve lecionar o 2o ano do Fundamental I na unidade onde trabalha.

Reportando-se ao discurso da colega Délia, Jaci de Silvino/PSC contra-atacou. Antes, reconheceu que na antiga gestão chamou o ex-prefeito de ladrão. "Mas dinheiro de professor foi desviado pelo prefeito. A cidade foi desprezada pelo prefeito. Tem dinheiro, a senhora vem dizendo que tem dinheiro. Tem.(...) mas para trabalhar tem de colocar as contas em dia", pontuou em meio a discussão com a colega de que "não se deve copiar o ruim que o outro gestor fez, mas melhorar", ressaltou Délia. Jaci defendeu que seu governo está lutando para fazer o melhor e se o governo fizer errado, ele se juntará a vereadora para cobrar.

O vereador Gileno Alves elogiou o colega Jaci de Silvino sobre o fato de trabalhar pelo povo até quando o governo fizer errado. O vereador do PSDB ressaltou a importância da reabertura da Casa de Apoio em Aracaju e lembrou que o antigo gestor deixou uma dívida grande com o aluguel do imóvel.

Gileno criticou que a oposição volta e meia fica dizendo que fez as ações do governo se concretizarem, porém foram propostas indicadas pela equipe da situação atendidas pelo prefeito. Tanto ele quanto a vereadora Damares/PMN rebateram a crítica de Délia sobre o fato de terem filhos trabalhando no atual governo. Damares apresentou um projeto de lei que trata de mães com filho especial para que elas tenham direito a trabalhar um turno.

Considerações - Um a um fez ainda algumas ponderações sobre os temas em destaque durante as considerações finais, mas coube a Léo tocar noutro assunto: que a secretaria de Ação Social, Claudia Oliveira, e outros nomes da política teriam dito que a luta do professor e vereador era questão política e não de raízes. Afinal, ele estaria fora do terreno eleitoral  ao ser transferido para a Escola Josias Rabelo, em Poço Verde. Léo defendeu que a resposta dará assim que a secretaria voltar da licença pós-operatório.


Dentre outras antigas proposições, o presidente da Casa, Alexandre Dias/PSDC, cobrou uma resolução para funcionários que continuam recebendo sem trabalhar, para as crianças da comunidade Lajes que precisam de transporte escolar adequado e ajuda para pacientes com doença grave. Alexandre sugeriu que o atual governo copie as boas ideias como disponibilizar transporte e casa de apoio para os universitários; além de refeição para os funcionários da Clínica da Saúde que passou o dia inteiro no local de trabalho. Sem mais delongas, a sessão foi encerrada.
DA EDUCAÇÃO À SAÚDE, DEBATE NÃO FALTOU Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.