NEWS

News

cidade

ALÉM DA SECA, CARRAPATO TEM DIZIMADO ANIMAIS NO INTERIOR DE SERGIPE

De uma lado, a seca matando pouco a pouco o gado que ainda resiste à estiagem que dura mais de cinco anos no nordeste brasileiro; do outro, a notícia de que uma doença causada por um carrapato vem dizimando inúmeras vacas no povoado Santa Rosa de Ermírio, em Poço Redondo.

Criadores daquela região estão preocupados com o fato. Em menos de 20 dias, já foram encontradas dez animais mortos. A doença em questão?  babesiose. Ela apareceu há cerca de um mês depois que criadores identificaram alguns sintomas em comum:  animal fica sempre com a cabeça baixa e se incomoda com a luz do sol daí se esbarrando em cercas a e barrancos.

Com o passar do tempo, o animal começa  ater falta de apetite e come terra, típico de estado de anemia. De acordo com especialista procurado pelo site G1, o tratamento é simples se diagnosticado no início da doença. “Quando o caso é mais grave faz-se necessário uma transfusão sanguínea, mas se descoberto no começo dá combater com antibióticos, em dose única. Com isso, o animal pode se recuperar de três a cinco dias”, conta o veterinário Renailson Rego.


Nessa região do alto sertão, a seca castiga e muito se comparado ao agreste poço-verdense. Por lá, muitos animais têm morrido de fome. Quanto à praga, por enquanto nenhum dado foi constatado em Poço Verde.(foto:g1)
ALÉM DA SECA, CARRAPATO TEM DIZIMADO ANIMAIS NO INTERIOR DE SERGIPE Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:08 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.