NEWS

News

cidade

LIXÃO PREOCUPA MORADORES DO RIO REAL

Moradores do povoado Rio Real, localizado ao sudoeste do município, reclamam do avanço do lixão na comunidade. Há mais de 8 anos, o acúmulo desenfreado de lixo bem perto da zona urbana e do rio Real vem preocupando a todos. Com a propagação do mosquito da dengue e a decorrência de outras doenças trazidas pelo vetor e outros animais, o povo sugere à prefeitura urgência para minimizar, pelo menos, a expansão do lixão.
 Em julho de 2011, prefeitos das regiões Sul e Centro-sul de Sergipe se reuniram em Boquim para tratar de um assunto que no futuro envolveria ação imediata e concreta para dar fim aos lixões a céu aberto.  Poço Verde, não diferentemente de outras cidades, tem inúmeros deles espalhados não só pela cidade como no interior do município. De lá pra cá, o ex e atual prefeito participaram de outros encontros com a mesma finalidade, porém de concreto mesmo ficou a criação da associação de Catadores de lixo.

Há três anos, o Projeto Rondon esteve aqui e a equipe de colaboradores foi contundente ao afirmar que os lixões é um assunto que deve ser levado a sério pelas autoridades e pela comunidade como um todo. A equipe notou que não só na sede como também nos grandes povoados o local onde é depositada toda a sujeira pode se transformar num caldeirão explosivo por causa do gás metano. "Estamos com uma proposta de tampar e aterrar mesmo para transformar aquilo num espaço de lazer como uma praça..."; o que não pode é fazer área para o comércio, explicava a rondonista Cleiriane Lúcia na época.

2014 foi o ano para as prefeituras acabarem com o lixão a céu aberto. O governo federal chegou até a ameaçar que as prefeituras ficariam sem receber investimentos caso não fizessem algo. E mais: o gestor poderia ser preso. Parece que foi apenas uma ameaça para agilizar o processo. O problema é que dinheiro mesmo não veio a contento. Desde 2010, a União deixou de usar 38% do valor direcionado para gerenciamento de resíduos sólidos. Mas isto não quer dizer que prefeitos deixei de cumprir parte do seu papel.

Se retroescavadeira e patrol podem trabalhar na fazenda de amigos e correligionários ou serem emprestadas para prefeituras vizinhas, poderiam executar alguma ação para minimizar o problema; quer limpando áreas próximas e no entorno; quer levando o lixo para uma área mais distante da população, dentre outras soluções que a secretaria de Meio Ambiente pode apontar. Como o lixão tem um impacto ambiental muito forte, o trabalho de conscientização se faz também necessário. O problema é que o brasileiro culturalmente não incorpora não leva esse hábito a sério, principalmente no Rio Real, onde parte da população não colabora muito.


Por enquanto, a prevenção é bem mais barata! E olhe que esse inseto o lixão está cheio!(foto:Rio Realfacebook)

+ NEWS:

+ Há algumas semanas, a CNNPV relatou a iniciativa da prefeitura em urbanizar pequenas praças. Na matéria, a gente sugeria que a proposta não ficasse apenas em área nobre, pois a periferia também faz parte da cidade. O problema é que o mato vem tomando conta de várias ruas, incluíndo do bairro Santa Cruz (antigo Vaquejada). Embora tenha uma das praças mais bonitas da cidade, graças aos moradores, por lá o mato vem chamando a atenção. Em outras ruas como na região do polo da UAB, o matagal se destaca. O recado fica dado à secretaria municipal de Obras.
LIXÃO PREOCUPA MORADORES DO RIO REAL Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 11:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.