NEWS

News

cidade

QUER SE APAIXONAR E SER CORRESPONDIDO? TEMOS 10 DICAS!

Em 1997, o pesquisador americano Arthur Aron liderou um estudo publicado no periódico 'Personality and Social Psychology Bulletin', apresentando um método para criar intimidade em 45 minutos. Trata-se de 36 perguntas pessoais, divididas em três seções, em grau crescente de intimidade. Seu objetivo era descobrir se dois estranhos poderiam se tornar próximos ao compartilhar informações particulares. Essa abertura lenta e recíproca seria, de acordo com os autores do estudo, um padrão-chave para o desenvolvimento de relações íntimas. Após perguntarem e responderem as questões, os participantes deveriam se olhar nos olhos por até quatro minutos. De acordo com Aron, quando a experiência foi feita com pessoas de sexo oposto, alguns pares se apaixonaram – e chegaram a se casar.

Essa intimidade, no entanto, não era o que, de início, os pesquisadores acreditavam que seria o gatilho do amor. O primeiro manual científico sobre o tema trazia uma receita bem mais simples para despertar a paixão: “A admiração. O prazer. A esperança”. A tríade descrita em Do Amor, ensaio escrito em 1822 pelo francês Stendhal – pseudônimo do diplomata Marie-Henri Beyle (1783-1842) –  definiu, durante muito tempo, a compreensão daquilo que os cientistas descrevem como "apaixonamento", ou seja, os primeiros passos do amor.

 (...) Atualmente, a ciência estuda a interação entre os parâmetros comportamentais e as substâncias cerebrais que explicam o que acontece no corpo e na mente dos apaixonados. Afinal, comportamentos disparam reações químicas que ajudam a criar ou fortalecer vínculos. Confira aquilo que, segundo a ciência, é capaz de fazer alguém se apaixonar:

1. INCENTIVE O OUTRO A CRESCER - A capacidade de estimular o outro e encorajá-lo a superar seus limites, conceito conhecido como ‘expansão do eu’, aparece em um artigo de 1986 do psicólogo americano Arthur Aron. De acordo com o estudo, essa é uma postura altamente sedutora. “Uma presença que, constantemente, incentiva seu parceiro a crescer, a enfrentar os medos e a ter coragem de fazer o que realmente gosta é muito atraente. Não há nada melhor que descobrir coisas novas junto com alguém”, explica o psicólogo Ailton Amélio, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e o maior pesquisador da área no Brasil.

2. TENHA UMA POSTURA DE CONQUISTADOR - Estar com o corpo de frente para o parceiro, sem braços cruzados, a uma distância não muito grande e com o foco da atenção no outro é o modo mais claro de demonstrar interesse. “A linguagem não-verbal conta muitos pontos na conquista. É essencial estar próximo fisicamente, orientado para o outro e sem obstáculos materiais entre eles. Essas são formas não apenas de demonstrar interesse, mas também de senti-lo”, explica Amélio.

3. MANTENHA CONVERSAS LEVES - O início da conversa deve ser leve, de forma que o assunto não seja mais revelante que a pessoa que está em sua frente. “Mais importante que estar bem informado ou exibir um passado interessante, é saber aproveitar informações que o outro oferece gratuitamente como ganchos para o bate-papo. Se ao comentar sobre o tempo o parceiro diz que na cidade onde nasceu faz muito calor, ela está oferecendo uma bela informação pessoal que dá abertura para saber mais sobre sua vida e engatilhar uma conversa”, explica Amélio. Além disso, é importante não desprezar as opiniões ou sinais que o parceiro está dando. Assim que o relacionamento for evoluindo, conversas mais profundas e íntimas ajudarão a fortalecer os vínculos. 

4. SORRIA E OLHE NOS OLHOS - Alguns estudos demonstram que as pessoas são mais atraentes quando exibem um sorriso no rosto. Eles são melhores que uma expressão neutra ou irritada e dão abertura para que a sedução aconteça. “Sorrir e olhar nos olhos são atitudes afetuosas que estimulam a produção do hormônio oxitocina, o chamado ‘hormônio do amor’”, diz a psicóloga Andrea Lorena Stravogiannis, pesquisadora do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso da Universidade de São Paulo (USP). 

5. TOQUE - De acordo com o psicólogo Ailton Amélio, o toque sutil, quando permitido pelo outro, costuma ser o ‘clique’ que falta para que a paixão aconteça. “Ele precisa ser carinhoso, começar delicadamente nas mãos ou antebraço e se tornar mais demorado ao longo da conversa. Se, ao sentir o toque, o outro sorrir, já é meio caminho andado para a conquista. Na nossa cultura, o toque é permitido durante a conversa, então devemos aproveitar essa abertura, quando o parceiro consentir”, diz Amélio.

6. SEJA UM BOM OUVINTE - A capacidade de saber ouvir é essencial para demonstrar o interesse e levar um casal a desenvolver uma relação próxima. Isso significa, além de olhar para quem fala, prestar atenção ao que diz e sinalizar que está interessado, com palavras ou sinais de concordância ou discordância ou fazendo perguntas sobre o assunto. Quem ouve o outro de maneira impassível demonstra, sutilmente, que não se interessa pela vida de quem fala.

7. ADMIRE SEU PARCEIRO - Esse ingrediente é fundamental para as primeiras etapas do amor. É importante admirar e valorizar características e atitudes do parceiro. “É difícil saber o que faz de uma pessoa alguém admirável. Há as características óbvias como ser belo, rico ou famoso, mas normalmente a admiração é despertada pelo carisma ou pela capacidade de deixar o outro à vontade”, explica Amélio.

8. MOSTRE QUE ESTÁ DISPONÍVEL - Uma dose de insegurança é importante para a paixão, mas é preciso que o parceiro saiba que está sendo correspondido ou tenha a esperança de que um relacionamento possa ser estabelecido. “Os dois precisam estar disponíveis para que a paixão aconteça. O sinal claro de que não há a possibilidade de que uma relação surja normalmente é um balde de água fria na paixão”, explica Amélio.

9. VÁ ALÉM DA AMIZADE -  Cumplicidade, confiança ou capacidade de sentir-se à vontade com o outro constituem não só o amor, mas também a amizade entre duas pessoas. O limite entre a amizade e o amor está no interesse romântico entre o casal. “É preciso sinalizar que está interessado no outro de forma romântica para que a relação não se torne uma grande amizade”, diz a psicóloga Andrea Lorena Stravogiannis. “Por meio da conversa ou da linguagem não-verbal é importante sinalizar que deseja mais que uma amizade com o outro.”

10. SEJA AFETUOSO - Carinho e afeto são comportamentos importantes envolvidos com a liberação de oxitocina, hormônio que faz com que os casais criem vínculos, evoluam para o sentimento de amor romântico e permaneçam juntos. Por isso, é importante ter atitudes carinhosas e demonstrar o afeto em palavras e gestos. "A oxitocina motiva a relação e o afeto motiva sua produção. É uma via dupla que ajuda a construir as relações românticas, explica Andrea.Fonte:VejaCiência


QUER SE APAIXONAR E SER CORRESPONDIDO? TEMOS 10 DICAS! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 08:41 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.