NEWS

News

cidade

OPERAÇÃO 13 DE MAIO: DEMOROU, MAS CHEGOU!

Quem nunca percebeu que a maioria das cidades vizinhas do estado baiano cometia arroubos  tais como falta de zelo em infraestrutra para com a população, salários baixos para funcionários e festas caríssimas durante os últimos anos? A notícia que varreu o início da semana com a "Operação 13 de maio" comandada pela Polícia Federal revelou o quão corrupta era boa parte das administrações. Numa região em que poucos são os que têm coragem de denunciar ao Ministério Público e falta fiscalização regular por parte do Tribunal de Contas do estado (haja vista falta de pessoal para o tamanho do estado) nada surpreendente a PF deflagrar uma operação em que é revelado o montante de dinheiro desviado: R$ 70 milhões. Some ainda a falta de foruns locais (em alguns municípios) que alimenta mais ainda a crença de que nunca serão descobertos pela justiça. Até ontem, já foram presas 19 pessoas dos 29 mandados de prisão emitidos. 


 Fátima/Ba foi o destaque no estado em cadeia nacional. "Entre as pessoas que já foram presas nesta terça estão o ex-prefeito do município de Fátima, Osvaldo Ribeiro de Nascimento, o Secretário de Finanças e filho do prefeito, José Roberto, além do Secretário de Educação Sidinei Andrade. De acordo com o delegado José Nogueira, responsável pelo caso, os envolvidos nas fraudes desviavam verba federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou verbas estaduais e municipais - as fraudes eram cometidas por meio da contratação de empresas de fachada para eventos; contratação de empresas para obras públicas, a exemplo da construção de escolas; além de haver desvio de dinheiro do Ministério da Saúde para compra de remédios, e verba muncipal desviada também do transporte escolar", explica o site G1Ba.

 "Ficamos impressionados em relação ao número de empresas de fachada em Fátima. O que sabemos é que aquela organização que atuava em Fátima teve o poder de atuar em outros municípios e se interagir com essas organizações", explica Nogueira, um dos responsáveis pela operação. Por lá, foram desviados cerca de 20 milhões.


A polícia afirma que irregularidades já foram constatadas nos municípios também de Heliópolis, Banzaê, Paripiranga, Cícero Dantas entre outras cidades. Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações. A operação demorou, mas chegou! E Sergipe também não fica por menos. Aracaju tem vestígio do desvio de recursos. (foto:G1Ba)
OPERAÇÃO 13 DE MAIO: DEMOROU, MAS CHEGOU! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 09:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.