NEWS

News

cidade

TEM QUE FAZER, SENÃO....

Em julho de 2011, prefeitos das regiões Sul e Centro-sul de Sergipe se reuniram em Boquim para tratar de um assunto que no futuro envolveria ação imediata e concreta para dar fim aos lixões a céu aberto.  Poço Verde, não diferentemente de outras cidades, tem inúmeros deles espalhados não só pela cidade como no interior do município. De lá pra cá, o ex e atual prefeito participaram de outros encontros com a mesma finalidade, porém de concreto mesmo ficou a criação da associação de Catadores de lixo. Ela deu fôlego novo para finalmente implantar o sistema de Coleta Seletiva. 

Como sabemos, a maior parte das cidades não foi culturalmente educada a fazer a coleta seletiva do lixo. O cidadão poçoverdense até que foi instruído para ajudar na coleta do lixo em módulos separados há algum tempo. Contudo, de nada adiantava o povo colaborar se no fim do processo, tudo era jogado no mesmo local haja vista a falta de aterros sanitários bem como de associação ou empresa para coletar os diferentes produtos (plásticos, vidro etc advindos da coleta seletiva de boa parte da população). 

Na última quinta-feira (24) a prefeitura municipal de Poço Verde se reuniu com representantes de diversas instituições para discutir o Projeto Municipal de Coleta Seletiva no polo da UAB. A reunião contou com a participação da Srª Vera Cardoso, da Superintendência de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Prefeito de Poço Verde, Thiago Dória, do Assessor Especial e representante da Prefeitura de Poço Verde no Consórcio de Saneamento Básico das regiões Sul e Centro Sul de Sergipe, Clérison Santana, além de representantes dos catadores, de Secretarias e Conselhos Municipais; e de grupos de jovens ede associações locais.

De acordo com nota publicada em rede social, "os participantes discutiram o Plano e o Projeto Municipal de Coleta Seletiva, criando um comitê gestor e estabelecendo uma agenda de compromissos que devem ser cumpridos nos próximos meses, entre eles a constituição da cooperativa de catadores, a colocação de Pontos de Entrega Voluntária – PEVs e a instalação do galpão de triagem para o trabalho dos catadores, além de ações de capacitação, educação ambiental, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e da garantia de condições dignas de trabalho para os catadores". 

A pressa para resolver o problema é que 2014 é o ano para prefeituras acabarem com o lixão a céu aberto. Do contrário, podem perder investimentos do governo federal.  Pensando nisso, o prefeito Thiago Dória está ciente de que tem de fazer algo,senão...
TEM QUE FAZER, SENÃO.... Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 09:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.