NEWS

News

cidade

PORFÍRIO VIEIRA ENCERRA NOVEMBRO COM EVENTO AFRO

O trabalho de consciência negra inundou a comunidade escolar do Porfírio Vieira da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa neste mês de novembro. O projeto interdisciplinar da professora de História e Sociedade Cultura, Josy Santos, em parceria com a equipe diretiva e demais professores intitulado "TODO DIA É DIA DE CONSCIÊNCIA NEGRA" tem desenvolvido atividades pedagógicas envolvendo os estudantes na promoção de pesquisas, discussões orientadas, palestras bem como apresentações teatral e dança além de visita a museus afro-brasileiro na cidade de Laranjeiras como parte da construção referencial positivista da identidade étnica.




No sábado (16) , três ônibus escolares partiram  em comboio para Laranjeiras/Se onde a visita a centros históricos despertou nos alunos a consciência crítica no que se refere ao trabalho escravo e a religiosidade do negro brasileiro. Esta semana, por exemplo, foram três dias de apresentações  (após o intervalo) com objetivo de promover a disseminação de saberes inerentes ao universo dos afrodescentes estimulando o debate acerca das formas de discriminação e preconceito, conforme descreve o objetivo geral do projeto da escola.

Para tanto, foram sugeridos subtemas para todas as disciplinas abordando a proposta de 2013 desde a "Resistência à escravidão" ; "O sincretismo religioso"; apresentação de trechos das obras "Capitães de Areia" de Jorge Amado e "Esaú e Jacó" de Machado de Assis; tradução e estudo de letras musicais dos cantores Jimmy Cliff e Bob Marley; "Estudo do conhecimento medicinal do povo africano"; aprofundamento do uso da "Capoeira" como atividade corporal estética e esportiva; a"Influência africana na cultura brasileira" entre outros assuntos. Além disso, houve concurso de cartazes; apresentação de percussão com alunos do Mais Educação e do documentário "Vista minha pele" e do teatro "Racismo:as diferenças continuam". 


Nesta quarta-feira (20) feriado da "Consciência negra", houve a culminância do projeto reunindo toda a comunidade escolar. O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Caduda, a secretária-adjunta, Imperatriz Rosário e o professor Frank Lisboa estiveram presentes na última etapa.Um grupo de Capoeira de Poço Verde, que se apresentou em várias escolas esta semana, encerrou as atividades de 2013.

PORFÍRIO VIEIRA ENCERRA NOVEMBRO COM EVENTO AFRO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 16:12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.