XODÓ, BALANÇO E CHAMEGO SE APRESENTAM NA SEGUNDA ETAPA POÇOVERDENSE
Na noite desta quinta-feira (13), três quadrilhas juninas se apresentaram na segunda etapa do IX CONCURSO DE QUADRILHAS 2013 de Poço Verde na área interna do CECAF. O evento promovido pelo Departamento de Cultura e o professor Pedro Ferreira Lima dá continuidade ao projeto de sistematizar a cultura junina no calendário festivo anual da cidade. Desta vez, a organização utilizou um espaço maior do centro para garantir comodidade ao público.E o esforço valeu a pena!
Das cinco convidadas da noite, apenas três participaram: a primeira a se apresentar foi a XODÓ NA ROÇA do povoado Tabuleirinho. Com um atraso que irritou alguns espectadores (vá entender: tão perto; tão longe) a Xodó trouxe como tema "Povo nordestino…um raio de sol para o mundo" - comparando o povo do Nordeste ao sol, daí o laranja e amarelo tão impregnante no figurino do grupo. À primeira vista, percebe-se que a quadrilha bebe na fonte simãodiense quando na composição da indumentária ano após ano.
Em 2012, foi a revelação no concurso "Levanta Poeira" da TV Sergipe com um figurino e apresentação de grande destaque, porém em 2013 ficou com o terceiro lugar na primeira etapa numa classificação que não passava de duas vagas para semifinal.
Em sua primeira apresentação em Poço Verde, a Xodó saiu-se muito bem e analisando todas as apresentações até agora, nenhum marcador é tão presente e ativo quanto Maciel Gregório ao envolver os componentes na proposta de trabalho. Analisando o conjunto da obra, a quadrilha perde pontos na repetição de rodas e caracóis quando deveria focar na dança de outros ritmos juninos; e numa trilha sonora pouco conhecida aos ouvidos do público. No centro um ou outro componente se perde durante a apresentação. No mais, dá para acreditar que chegará à semifinal!


Tanto a Xodó quanto a Chamego perderam pontos nesse quesito.
Afora a falha insignificante, a Chamego apresentou o tema "Da vida quero alegria. Do sertão, a poesia. Nem a seca do sertão abala as noites de S. João" retorna ao grupo quadrilheiro em 2013 depois de um ano hibernando. A classificação na primeira etapa de concurso de Quadrilhas da Tv Atalaia em 2013 na última semana carimba a Chamego a ganhar terreno frente às demais. Com um figurino impecável - talvez o mais bonito de todos os anos - e com um elenco pra lá de afiado no ritmo e na música, tem tudo para seguir em frente e ficar entre as três melhores.
A nossa quadrilha tem a tríplice coroa: harmonia do grupo com o marcador, figurino e sincronismo durante cada etapa da apresentação, porém se quiser tornar-se uma grande estrela em 2013 faltam-lhe as duas pontas que sobram:
Uma marca - na abertura ou na fechadura (como bem diziam os alunos do CEPJO durante a Mostra de Arte) a quadrilha precisa de uma dança que reporte ao tema: o momento da catarse (por exemplo, aquele que o público lava a lama depois de ver uma bonita apresentação) onde todos fazem questão de fotografar a composição cenográfica deixada pela posição dos componentes. Não vimos isso!
Inovação - mesmo optando pelo tradicional, a quadrilha pode e deve inovar em um ou outro quadro durante sua apresentação a fim de garantir inspiração para as demais. Parecia que estávamos diante de um dejá vu (já vi isso antes). O baixo investimento na equipe não foi o bastante para sequer construir um cenário que lembrasse o tema. Um banner sustentado por componentes ficou a desejar até pra os espectadores menos exigentes haja vista o que fora deixado para trás até agora. A Chamego Bom pode fazer mais e melhor (fique ligado na dica). Ainda dá tempo pois há uma gama de concursos pela frente e ela tem chance de ganhar um título! Sucesso!
Prestigiando o evento o prefeito municipal, Thiago Dória, juntamente com o quadro de jurados: Esileide Pimentel, Jackson Ricardo e Francisco (de Paripiranga/Ba); Rosecleia Fonseca e o professor de Artes, Josafá.
XODÓ, BALANÇO E CHAMEGO SE APRESENTAM NA SEGUNDA ETAPA POÇOVERDENSE
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
on
22:26
Rating:

O NÃO USO DE PARTE DO CENÁRIO DA JUNINA XODÓ NA ROÇA FOI DEVIDO A UM PROBLEMA TÉCNICO DO SOM DO EVENTO QUE NÃO FEZ A LEITURA DO NOSSO PENDRIVE. FALTA DE DE ESTRUTURA DO EVENTO! OU SEJA A CULPA NÃO FOI NOSSA, POIS DEPENDEMOS DE TECNOLOGIA ASSIM COMO TODAS AS JUNINAS DO NOSSO NÍVEL.EM SE TRATANDO DO ATRASO, A JUNINA DEPENDIA DE UM TRANSPORTE DA PREFEITURA QUE NÃO NOS DISPONIBILIZOU NO HORÁRIO QUE PEDIMOS 17H 30MIN.MAS UMA VEZ A CULPA NÃO FOI NOSSA.COMO PODE UMA JUNINA COM MAIS 60 INTGRANTES SENDO TRANSPORTADA EM APENAS UM ÔNIBUS?
ResponderExcluirA QUADRILHA PERDE PONTOS NAS REPETIÇÕES DE RODAS E CARACÓIS? NÃO ENTENDI... MAS,ACREDITO EU QUE QUEM FEZ ESSA AFIRMAÇÃO SE É QUE É UMA AFIRMAÇÃO, NÃO SEI. É UM ÓTIMO ENTENDEDOR DO ASSUNTO(QUADRILHA JUNINA) OU SEJA É QUADRILHEIRO MESMO TAL QUAL OS DO LEVANTA POEIRA.