NEWS

News

cidade

REUNIÃO DO CMDS DISCUTE AÇÕES DE COMBATE AOS EFEITOS DA SECA


No segunda-feira (11), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Poço Verde – CMDS, reuniu seus membros para tratar das ações que estão em andamento no município. A reunião contou com a presença de diversas associações comunitárias, cooperativas, conselhos municipais, EMDAGRO, secretaria municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Sindicato de Trabalhadores Rurais (local da reunião) e de Gerentes da Agencia do Banco do Nordeste de Simão Dias. 

Entre os diversos temas tratados na reunião destacou-se a apresentação feita pelo gerente da Agência do Banco do Nordeste em Simão Dias que apresentou a nova linha de crédito lançada pelo Governo Federal dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. A nova linha é uma ação emergencial de combate aos efeitos da seca e disponibilizará financiamentos no valor de até R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), com taxa de juros de 1% ao ano e com um desconto de 40% para os agricultores que pagarem as parcelas em dia. 

Durante a reunião o chefe do escritório local da EMDAGRO apresentou a estratégia de distribuição das sementes de milho adquiridas pelo Governo do Estado e distribuída em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço Verde. Estão sendo distribuídas 10 toneladas de milho com as associações do município, principalmente para os agricultores que não fazem financiamento bancário para essa atividade.

Outro ponto apresentado na reunião foi o comunicado feito pelo secretário municipal de desenvolvimento rural sustentável de que a Prefeitura Municipal já está providenciando o pagamento de sua parcela na composição do Programa Garantia Safra. Clérison Santana explanou que torce para que não precisemos acessar o seguro, mas como as chuvas ainda não se regularizaram é bom os agricultores se prevenirem com os seguros disponíveis. Informou também que na safra 2011-2012 foram inscritos 486 agricultores no programa e a parcela da prefeitura na composição do seguro é de aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais). O secretário falou ainda que está bem avançada a negociação de um projeto apresentado à Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB para aquisição de fubá de milho feito por uma cooperativa local dentro da modalidade estoque do Programa de Aquisição de Alimentos.

Seguindo a pauta foi apresentado para os presentes o resultado dos projetos apresentados a Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe – PRONESE, informando que dos 12 projetos elaborados pelos técnicos da EMDAGRO e da Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável 3 já estavam em faze de execução, sendo eles para a construção de cisternas de placa para armazenamento de água nas comunidades Tabuleirinho, Sítio do Anjo e Terra Vermelha. Cada uma destas comunidade serão beneficiadas com a implantação de 20 cisternas  construídas pelas próprias associações. OS demais projetos ainda estão em fase de análise.

A avaliação dos representantes do CMDS é de que mesmo com a irregularidades das chuvas no nordeste brasileiro é necessário o desenvolvimento de ações de combate aos efeitos da seca mas também de ações estruturantes e ações produtivas, linha de pensamento defendida também pelos governos Federal, Estadual e Municipal.)fonte:SMDRS
REUNIÃO DO CMDS DISCUTE AÇÕES DE COMBATE AOS EFEITOS DA SECA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.