"ESTÁ NA HORA DE RECUPERAR!", DIZ SINDICATO
Depois de sete meses parado, o sindicato convocou professores para assembleia na manhã desta segunda-feira (13) com a proposta de discutir a revisão salarial, a paralisação do transporte entre outros assuntos. A reunião ocorrida na EM Valadares contou com a presença de representantes do Sintese, Nailton e Stefani, alguns diretores bem como parte da classe docente. Como 2012 é ano eleitoral, sindicato acredita que tudo tem de ser resolvido até abril: a solicitação de revisão salarial em 22,22% tal qual o percentual divulgado pelo MEC quanto ao reajuste do custo/aluno é uma delas já que após esse período a lei eleitoral proíbe qualquer proposta do tipo."Está na hora de recuperar!", afirmou Stefani aos professores justificando que de acordo com descritivo de gastos com folha de pagamento, a prefeitura municipal de Poço Verde está entre os três piores municípios em gasto com folha com recursos do Fundeb; atrás de Salgado e Boquim.
Segundo dados revelados na reunião, foram usados 60,28% em 2005; 62% em 2008 e 65,36% em 2010 bem abaixo de outros municípios da região centro-sul. Caduda, representante da classe sindical, afirma que os números estão maquiados. Para ele, foram gastos em torno de 75% do Fundeb. Contudo, o maior problema é sem dúvida alguma a diminuição no número de matrículas o que, consequentemente, trará perdas salariais no futuro para os professores com a diminuição dos recursos advindos do fundo. Por enquanto, a chaga ainda não começou a doer no bolso por causa dos reajustes anuais do valor custo/aluno, mas tende a piorar a situação caso os professores não tomem uma atitude diante da falta de aluno nas escolas. Poço Verde tem um alto número de crianças fora da escola no Ensino fundamental. Em 2005, eram 5.012 alunos matriculados; 3.889 em 2010 e 2.738 em 2011. No Ensino médio o dado é também preocupante: cerca de 14% dos jovens estudam segundo o presidente do Conselho municipal de Educação, professor Caduda à CNNPV.
Com uma queda assim, Neilton pôs o dedo numa ferida que os professores não gostam de discutir (nem todos, nem sempre): que leitura se pode fazer da falta de matrículas; "tem a ver com a nossa prática? a falta ao trabalho?" e percebendo o desleixo da administração em relação à quantidade de computados encaixotados por meses em desuso na sala da reunião completou: "vocês já foram lá cobrar porque os computadores ainda estão empacotados. Já denunciou e vocês fizeram o quê? Isso é natural?! O problema não é do aluno; é seu para dar uma aula de qualidade. Isso é profissionalismo que eu preciso me internalizar!". E concluiu "precisamos construir a motivação necessária" para recuperar o terreno perdido. Ao Executivo, deu um recado claro de a queda no número de matrículas também está associada à falta de uma merenda de qualidade; bem como de boa infraestrutura das escolas e de transporte irregular!
Como pauta final, realizou-se a criação de uma comissão para levar as reivindicações ao prefeito Antônio Dória, cujo grupo é formado por Andreia, delegada; Valdir Martins, Edvânia, Conceição Fontes, Edson, Valdir Ninim e Adriana como adjuntos.
+ NEWS:
+ De acordo com um membro da comissão do sindicato dos servidores, o Secretário municipal de Finanças, Thiago Dória e diretoria do SINDSERV estiveram reunidos e confirmaram reajuste da classe na manhã desta segunda-feira (13).
+ Sobre a paralisação dos motoristas que fazem o transporte escolar no interior, Secretário também afirmou à CNNPV que "me informei com alguns sub-locados e a informação que obtive era que os mesmo não iriam paralisar por motivo algum, mas como foi mudado o calendário letivo, criou-se essa celeuma; mas em primeira mão, vou te informar que os meses pendentes foram quitados!".
"ESTÁ NA HORA DE RECUPERAR!", DIZ SINDICATO
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
on
14:37
Rating:
Nenhum comentário: