CONFERÊNCIA CUMPRIU SEU PAPEL
Como queriam que o jovem usasse a rede social para divulgar o andamento da conferência ao vivo, a CNNPV usará também aqui para deletar a abertura e a leitura do regimento da II CONFERˆENCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE que pouco acrescentou ao projeto criado pelos jovens empreendedores Baruc Martins, os irmãos Fagner e Francimare Araújo,Shyrlaine Rocha etc e o Secretário municipal da Cultura, Biro. É que a demora para iniciar a conferência e o parlar dos convidados da mesa deixaram o público jovem com cara de sono. Presentes ao evento praticamente todo o secretariado municipal; vereadores Rita de Cássia, Pedro Rodrigues, César Elias, representantes da Fetase Sintese, membros da Associação GLBT, alguns diretores; professores e alunos. O prefeito municipal, Antônio Dória, não pode comparecer porque havia outro compromisso na capital sergipana.
Mesmo com o apoio de outras pastas municipais, o evento ocorrido durante o dia inteiro desta quinta-feira (11) na área de alimentação do CECAF por pouco não caiu num fiasco com o famoso blá-blá dos apresentáveis da mesa. Ainda bem por que as intervenções do locutor e apresentador Denilson Show informando o aluno sobre o papel deles na sociedade e o que eles poderiam fazer naquele evento ajudaram a dar ânimo aos convidados. Some ainda a atuação de estudante de Jornalismo, Baruc. Ele entrou em campo e enumerou as possibilidade de tornar a conferência maior do que ela deveria ser: instigaste a fim de tornar o questionamento dos jovens algo palpável para o futuro; aberta a todos quando qualquer um poderia comentar naquele instante pela internet via rede social a reação frente a cada etapa do processo; participativa quando grupos de interesse poderiam trabalhar e discutir juntos pelo bem comum e importante porque a realização de um projeto como esse garante mudanças em qualquer esfera da administração pública.
Pela manhã, esse debate atraiu a atenção da juventude em busca de mudanças. Depois de assistirem a vídeos em que estudantes de um colégio estadual opinavam acerca de que futuro, chegava a hora de ouvir os jovens. O grupo se sentiu confortável para falar e ser ouvido. Na pauta: falta de professores; de incentivo a cursos profissionalizantes; ainda falta de incentivo à cultura local como no caso do cantor Romário Lenon que é reconhecido em outras cidades , porém tem pouco apreço na terra onde vive, como foi bem apontado pelo locutor Toni Lander. O locutor repetiu a dose de outro colega na conferência da Saúde abrindo os olhos da juventude para derrubada de árvores numa área onde hoje há terreno sem estrutura alguma para funcionamento; reclamou dos gastos exorbitantes com festas sem dar maior incentivo às bandas locais. Para Toni, é inadmissível afirmar que Poço Verde investe em cultura quando se tem um barracão cultural jogado às moscas; uma juventude sem local para ir etc. A prova de que o público gostou foi a quantidade de decibéis do palmômetro. Dada a devida ressalva e ouvido outros presentes como o Secretário municipal de Esporte, Antônio França, o lanche foi a etapa que finalizava o encontro da manhã.
Á tarde, a participação foi muito maior subestimando até os organizadores. De fato, a Conferência fez jus ao que prescreve a receita de um evento do tipo. Houve Grupos de trabalho em que o jovem ou adolescente pode escolher entre os eixos: educação, trabalho, comunicação e cultura para discutir e apontar que proposta deverá ser encaminhada à conferência estadual. O ruim é que o ambiente não ajudava na acústica dos palestrantes.
Com 444 participantes; direito a 44 delegados na Conferiencia estadual (um feito importante) e a um final regado a pout-porri da apresentação artística dos estudantes da EM Valadares, a II Conferência registra um bom resultado no ibope tal qual a sua antecessora.
CONFERÊNCIA CUMPRIU SEU PAPEL
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
on
19:54
Rating:
Nenhum comentário: