NEWS

News

cidade

CADÊ O HOMEM DA NOVA POLÍTICA ?

Já dizia o ex-presidente americano Abraham Lincoln "Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". Com a popularidade em alta e com respaldo da lei regimental da Câmara Municipal, o  presidente da Câmara municipal de Poço Verde, Alexandre Dias/PSDC, deu uma tacada de mestre esta semana. Depois de quatro meses após a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018, no qual foi eleito presidente, Alexandre solicitou nova eleição referente ao biênio 2019-2020. Algo que poderia muito bem ser realizado no final do próximo ano. Afinal, ele e a oposição dominam a Câmara atualmente. Essa é a segunda vez que acontece na história do legislativo. O primeiro a antecipar foi Pedro de Jesus/PDT, atual líder da oposição, a usar da prerrogativa para continuar no poder por quatro anos com apoio das duas bancadas.


Alguns se perguntam: o que teria motivado então Alexandre Dias a tomar uma decisão dessa magnitude e tão próximo à última eleição? O próprio iniciou a sessão da última quinta-feira (20), explicando que todo o processo eleitoral foi feito com lisura e de forma democrática.

Referindo-se à primeira eleição realizada no início de janeiro, Alexandre pontuou: "a lei diz que tem de ser no primeiro dia do ano, a segunda ela tem de ser feita até dois anos não podendo passar. Essa lei dá essa brecha, essa prerrogativa para fazer a qualquer hora, a qualquer dia para votar o segundo biênio (referente aos dois últimos anos 2019-2020). Quem ganhará continuará na chapa nesses dois últimos mandatos". O presidente acredita que o trabalho na casa o referenda como tal.

"Foi publicada essa eleição há 48 horas como manda a lei... foi divulgada em vários meios de comunicação, foi registrada duas chapas (uma formada por Gileno Alves e a do próprio presidente). Cabe a democracia!.. São onze vereadores aqui. Quem tiver a maioria vence", completou. Na tentativa de explicar ao público presente na sessão e que assistia pela rede mundial, Alexandre sugeriu que as pessoas "entendam mais o processo da Casa" para enfim compreender a atitude.

Adiante, disse que terá a serenidade necessária para conduzir os trabalhos até para atender aos projetos do Executivo quando vierem em favor da sociedade. Tentando convencer que aquilo não era um golpe, afirmou que na Casa há quatro comissões, duas delas têm como presidentes os vereador es da situação Gilson Rosário (Orçamento, Finanças e Fiscalização) e Jaci de Silvino ( Infra-estrutura e Cultura); e duas com colegas da oposição como Pedro de Jesus (Justiça e Legislação) e Léo de Fonsinho (Saúde, Educação e Meio ambiente) para balancear a condução dos trabalhos na Casa.

Rede social - Em rede social, Alexandre tentou explicar a alguns internautas que criticavam a antecipação da eleição. "O regimento interno são algumas das leis que norteiam as ações dá câmara; A eleição é uma prerrogativa prevista na lei. Aproveitando o ensejo e as garantias das leis conversei com outros Vereadores e achamos por bem fazer nessa data. O mais importante é fazer o papel do presidente, respeitando todos os pares e lutando por um município melhor para todos os munícipes. Por fim, a eleição faz parte da democracia, as duas chapas irão concorrer e a que tiver maior votação vencerá", concluiu.

Elogios - Voltando à sessão plenária, não faltaram elogios para descrever o papel de Alexandre Dias nos últimos cem dias desde que assumiu o cargo. O líder da oposição, Pedro de Jesus/PDT foi o primeiro a estender o discurso. Ele ainda aconselhou ao presidente a ouvir as críticas pois elas são mais importantes do que o elogio dos bajuladores. Num discurso efusivo e eloquente, Pedro foi aclamado pelos presentes.

Quem também seguiu a linha de elogio foi Léo de Fonsinho. O vereador do PC do B disse que aquela noite "era uma data importante na politica de Poço Verde. Se olharmos para o outro lado (referindo-se aos ausentes), percebemos a vergonha que esta sendo uma parte do legislativo no nosso município . O que está acontecendo eles aqui hoje não estão simplesmente fazendo com que a gente seja.. mas cada vez sejam piores para a população de Poço Verde...a ausência deles pouco importa para mim como vereador, mas como cidadão poço-verdense me envergonha. Espero que na próxima sessão mostrem os atestados".
 
E criticando a ausência dos colegas, o vereador afirmou que os vereadores da situação "estão mal acostumados e precisamos dizer isso aqui. Estamos numa nova era da politica poço-verdense... Direi para minhas filhas no futuro que existem políticos honestos..." Léo ainda foi mais longe, denominou o novo grupo oposicionista de G6 (nas palavras dele, os melhores vereadores da gestão atual). Léo acredita que, no mínimo, dois vereadores da situação logo, logo estarão se juntando ao grupo para formar G-8 tamanha a repercussão do trabalho da oposição.

Covardes - A vereadora Délia Félix/PP (foto acima) e Edson Didiu/PSB deram continuidade à sessão elogiosa tratando da reeleição. Eles também trocaram elogios com os demais colegas - faz parte da diplomacia. Didiu aproveitou o discurso para chamar os vereadores ausentes de covardes.  "Para ser vereador não pode ser covarde. Diga a esses vereadores que voltem"! Sobre o medo de Alexandre ter arriscado a busca pela reeleição, disse:  "Às vezes, precisamos arriscar mais, ir de contramão ao que a população já sabe, ir de contramão ao sistema, devemos ter coragem de enfrentar. (...) Esse grupo G-6 vai dar show na política de Poço Verde", disse.
 
Plaquinha - Depois de parabenizar o presidente, o vereador Raimundinho da Kombi/PSB  (foto ao lado)  resolveu mostrar toda a sua indignação com a famosa plaquinha de "110 dias sem Casa de Apoio" na forma de protesto contra o atraso na reabertura do imóvel na capital sergipana. Raimundinho citou o exemplo ainda de uma paciente que teria ficado esperando transferência para capital e se não fosse a ajuda do ex-prefeito Antônio Dória, a mulher poderia ter chegado a óbito.

Nova política - Se a saúde preocupa e muito o poço-verdense, o fato de antecipar a eleição para o próximo biênio também é preocupante. Ora, não havia razão alguma para o presidente Alexandre Dias usar dessa prerrogativa: primeiro porque ele agora faz parte da oposição e tem apoio dos demais vereadores  oposicionistas (teria o apoio adiante); segundo, tendo maioria a escolha poderia ser feita no final do próximo ano se realmente pensa em lisura e transparência; e terceiro, a não ser que ele sinta-se inseguro o bastante diante da conjuntura política futura, o que não demonstra.

Para quem prega como o homem da nova política, as atitudes não andam combinando com o discurso do atual presidente da Câmara. Some aí: a estratégia para ganhar apoio do grupo oposicionista no início do ano como chefe do legislativo, o escândalo das diárias para os vereadores (cujas imagens nunca são divulgadas sobre a tal capacitação mensal, apenas é divulgado o tema na forma de prestar contas à sociedade) e agora a iniciativa de antecipar uma eleição há quatro meses de realizada a primeira; o discurso de que só fica num governo quando é respeitado (na linguagem política, quando consegue dividendos tal qual diz quem pertence à velha política).

Se num pequeno espaço de tempo já foi capaz de articular o jogo para conseguir algum objetivo fazendo uso de brechas na lei, o que não fará quando tomar lugar da peça mais importante do tabuleiro? Parece que o poder anda realmente subindo à cabeça do nosso presidente! Alexandre não precisa disso pois tem apoio do eleitorado. Cabe apenas filtrar os conselheiros.

Sobre os vereadores da situação, realmente agiram com imaturidade. O fato de se ausentar da sessão para não enfrentar a oposição e dar ganho à reeleição do atual presidente só corrobora o quão todos ali são membros de um único partido: como já falamos muitas vezes, do partido da conveniência.


E quanto à resposta ao título: o homem da nova política está atrás da urna.
CADÊ O HOMEM DA NOVA POLÍTICA ? Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:55 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.