NEWS

News

cidade

"A DIGNIDADE DO MEU FILHO ESTÁ SENDO FERIDA", DIZ PEDAGOGA

Aproveitando que a vereadora Damares Cavalcante/PMN apresentou na semana passada um projeto de lei para garantir a servidora poço-verdense o direito a trabalhar apenas um turno para cuidar do filho com necessidades especiais, a Câmara legislativa convidou a pedagoga Isabel Camila, para falar sobre Educação Especial Inclusiva: entre teoria e prática. A palestra ocorreu na última segunda-feira (10).

Não haveria autoridade melhor no município para tratar do assunto do que uma mãe de filho autista e consciente do papel de cidadã para cobrar do poder público o melhor.

"Infelizmente no munícipio de Poço Verde, as escolas não são adaptadas para atender aluno especial. 70% das unidades não têm currículo adaptado para esse tipo de criança", afirmou Isabel. Ela habitualmente entra com ação no MP para solicitar apoio com intuito de que a lei seja garantida: um aluno com necessidade especial comprovada tem direito a um cuidador especializado.

Isabel falou ainda que a escola onde seu filho estuda no São José contou com dois cuidadores e  deixaram o cargo dias depois porque não tinham capacidade para a função. A pedagoga disse aos vereadores que tem se empenhado também em acompanhar o trabalho feito na escola bem como da atual gestão para dar material didático adequado não só para o filho dela, mas também para todas as crianças com necessidade especiais.
E apontando uma falha recorrente no município disse ainda que o atual gestor não tem dado respostas a contento bem como o secretário de Educação. Outra falha encontrada é na área da saúde, cujos serviços não estão sendo prestados. "Estamos na fase de fazer a lei ser cumprida. Se não o tema não fosse tão urgente, não existiria uma lei e politicas públicas para isso".

Emocionada, Isabel disse: "Não é bom ver uma criança pedindo para ir para escola. Eu conversei com o secretário a respeito da dignidade do meu filho estava sendo ferida. O respeito e a dignidade que garante a lei. Isso não teve. Meu filho passou seis meses em casa precisando de um cuidador e infelizmente não podia ter não é por que o município tem pessoas capacitadas. Tem, é por causa de uma política feia que existe (chorando),  ...não existe só nessa gestão. No início do ano passado, meu filho passou por sete cuidadoras. Todas sem capacidade. E por quê? Eu tenho uma cuidadora capacitada mas eu não posso colocá-la porque ela não é do partido. Eu peço que os municípios acordem para a realidade. Não é política que faz a educação, é profissionalismo!"

Isabel relatou o problema de várias mães que passam pelo mesmo problema e ficam à mercê de uma política voltada apenas para atender a um lado da moeda. Há vários casos de cuidadores formada em outra área do conhecimento prestando serviço a um público com necessidade especiais. E o pior, prejudicando e muito o avanço psicopedagógico de cada uma delas. Alguns profissionais mesmo não tendo capacidade para exercer a função, têm se empenhado em buscar se especializar de alguma maneira para colaborar no ensino-aprendizagem.

A convidada elogiou ainda duas profissionais do município como Sandra Maysa e Joselma Andrade que desenvolvem projetos para atender melhor a criança com necessidade especial, muito embora muitas vezes a sala de recursos seja compartilhada com outras áreas da escola, o que não deve e a secretaria de Educação precisa estar atenta a isso. No decorrer da palestra, a pedagoga Isabel explanou sobre o autismo e respondeu às intervenções dos vereadores.

Tanto a oposição quanto a situação deram apoio `a causa e reconhecem que a preocupação é de todos. o grupo estará à disposição para buscar junto à secretaria para que cumpra a lei.

+ CÂMARA:

+ O assunto trouxe à tona outras feridas: o vereador Léo de Fonsinho/PCdoB relembrou que existem pedagogos dando aula no Ensino Fundamental II numa escola mesmo havendo professor da área atuando na unidade. Como ele foi transferido recentemente, o Valadares, por exemplo, sofre do mesmo mal e nem por isso alterações foram feitas. Ele sugeriu que a Câmara faça uma emenda à lei para reduzir a carga horária de pais com filhos com necessidade especial.

+  Frente às críticas constantes de que o atual administração não tem cumprido a lei da transparência, o líder do governo, Gilson Rosário/PMN, disse que o atual prefeito fará ainda este mês a abertura do sitePortal da Transparência pois todo município tem direito ainda em abril de publicar 50% das informações em rede mundial. Ele ainda sugeriu que antes de aprovar qualquer projeto a ermo que antes seja enviado ao jurídico para avaliar se alguma lei maior foi aprovada no congresso a respeito. Do contrário, a lei municipal perde a força.

+ O vereador Gileno Alves/PSDB alfinetou a oposição que reclama da falta de benfeitorias no bairro Xique-Xique, mas esquecem que passaram no poder doze anos e "não fizeram e nem tiveram a coragem de passar lá para pedir um voto. A única vereadora aqui que pedia para o Xique-Xique era a vereadora Rita". (...) Vejo vereador novo que chegou aqui agora  se achando o rei da cocada. Se achando que agora vão fazer de tudo". Ele ainda defendeu o governo.

+ O presidente da Câmara, Alexandre Dias/PCDB, falou sobre um feito inédito: na última semana, tem havido a transmissão da sessão plenária ao vivo pelo You tube. Aproveitando o balanço dos 100 dias, Alexandre confirmou sua decisão defazer parte da oposição ao governo atual. Ele aproveitou para alfinetar o líder do governo, Gilson Rosário, e disse que a administração está regular e peca bastante na questão política.

+ Já o líder da oposição, Pedro de Jesus/PDT, resolveu alfinetar o vereador Gileno Alves que dizia até onde iria a oposição e a chegada de Alexandre soma e reforça ainda mais a oposição. Pedro mandou outro recado para o colega Gilson Rosário. Este teria dito que a oposição estaria politizando, fazendo da câmara palanque para ganhar dividendos adiante. Pedro ressaltou que a oposição atual é responsável. E exaltado, defendeu o ex-secretário de Educação, Paulo Caduda a ponto de partir para o enfrentamento contra o atual governo. Pedro chamou para a responsabilidade de provar que farão melhor do que Caduda. Diferentemente do seu estilo, Pedro seguiu o discurso empolgado (o próprio percebeu) lembrando bem outro ex-vereador que cobrava com piada e sarcasmo. O líder da oposição criticou o fato de a prefeitura pagar o transporte dos universitários para Tobias Barreto com recurso destinado da creche ao Fundamental II; inchar a folha de pagamento chegando a 60% e definir logo o imóvel onde funcionará a Casa de Apoio em Aracaju pois é de grande necessidade.

+ Na réplica, Gilson Rosário disse que a empolgação toda era fruto da nova posição: de opositor já que até então não tinha esse discurso. Já Gileno demonstrou toda sua raiva ao colega de curral eleitoral, Léo de Fonsinho, que teria dito aos correligionários no povoado Saco do Camisa que todas as benfeitorias da comunidade eram de sua autoria e não de Gileno, palavras deste vereador. A dupla não se bica. Pedro aproveitou as considerações finais para lembrar ao líder Gilson que da próxima vez retornar à tribuna fale o que o governo tem a dizer e não pontuar todas as falas dos vereadores presentes durante as considerações. Defendendo-se, Léo afirmou que "não fui eu que disse na tribuna que não tinha nenhuma questão contra mim (se referindo a Gileno), ...agora dizer que a indicação da benfeitoria foi dele" não faz jus já que o documento prova o contrário. Vou esperar ele (Gileno) ser oposição para ver se fará oposição com responsabilidade e não com ódio como era o ex-vereador João Ramalho". Léo defendeu a tese de que o ex-prefeito Everaldo é quem dá as cartas para as demissões e lançou um desafio ao atual secretário municipal de Educação para contratar a pedagoga Isabel (palestrante) já que é capacitada.


+ Os vereadores Dii de Nilo, Damares e Jaci de Silvino não compareceram à sessão por que participam de curso de capacitação. Existirão muitos ao longo do ano (e todo ano) para que cada um dos onze vereadores possam usufruir da aprendizagem, porém imagens do curso a gente não vê.
"A DIGNIDADE DO MEU FILHO ESTÁ SENDO FERIDA", DIZ PEDAGOGA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 16:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.