NEWS

News

cidade

MUCAMBO TEM DE SER VISTO

Quem faz trilha de bicicleta certamente vai concordar com a gente: existem muitos lugares no município de Poço Verde que deveriam ser conhecidos por mais gente, principalmente por alunos e professores. A razão? Pela beleza do ambiente; para garantir um valor patrimonial e pela possibilidade de aprender além do que é determinado pelo livro didático que foca justamente áreas que não são de conhecimento do nosso alunado.
Um deles é o rio do Mucambo. O nome é bem sonoro e remete à África, apenas isso. A região em torno de um dos rios temporários em Poço Verde é de uma beleza singular e merece visita anual de alunos de todas as idades tal qual o Rio Real (no povoado de mesmo nome), a reserva ecológica nas Lajes, a nação da Malhada Grande, o Bizamum além de outros pontos que apenas os trilheiros já conhecem muito bem.


Na manhã de sábado (22), dois ônibus com estudantes e professores partiram da Escola Municipal Porfírio V. Da Silva, Saco do Camisa, com destino ao rio do Mucambo. Em foco, o quinto projeto de 2015 que será trabalho em agosto e setembro na unidade - "Sustentabildiade". A convite do diretor Alessandro Farias, o secretário Municipal de Educação, Paulo Caduda aprovou a ideia e pensa na possibilidade de estender a proposta para as demais unidades quando lhes for conveniente. A recomendação é de que a visita não seja durante o verão por causa do forte calor. E mais: é necessário um guia local para fazer o percurso ideal.



Tanto o rio do Mucambo quanto a reserva ecológica nas Lajes podem ganhar um projeto maior com a inclusão de jovens-guias da comunidade. Eles receberiam em troca uma contribuição dos alunos para acompanhar o visitante poço-verdense., mas a partir da divulgação em outras cidade tornar aquela região uma trilha ecológica. Claro, mantendo o trabalho de conscientização para a limpeza e o armazenamento adequado do lixo deixado por outras pessoas. Um estudo para localizar outros locais tão surpreendentes quanto o Mucambo ganhariam notoriedade num município


sem nenhuma expressão voltada para o turismo. A ecologia bem que poderia abrir esse caminho!

Onde fica? Pode seguir pela rodovia que liga Poço Verde a Tobias Barreto. Bem ali depois da Malhada da Onça entra à esquerda em direção ao Sítio do Gregório. Outra opção é indo do povoado Saco do Camisa, passando pela Malhada Grande.

O que levar? Água, protetor solar, frutas, tênis. Numa visita educativa, uma luva plástica para cada aluno ajudaria a recolher o lixo. Celular? apenas para foto pois não captará nenhum sinal.

O que não deveria levar? Biscoito, salgadinho, refrigerante para não sujar o meio ambiente, aparelho sonoro; chinelo. 

Público-alvo: é recomendável para alunos a partir do 5o ano. Os mais novos têm muito ano letivo pela frente para conhecer a paisagem.

Cuidados: há possibilidade de encontrar raposa, cobra, planta venenosa; em alguns riachos, as pedras são escorregadias.

Dica: é melhor pedir ajuda a alguém que conheça o local (aluno da comunidade), pois na maior parte da trilha há lugares que muitos visitantes não encontrariam saída, mas existe e nos leva a outras áreas escondidas.

Sugestão: poderia ser afixado plaqueta indicando a direção para conhecer todo o local. Do contrário, muitos visitantes podem se decepcionar sem terem visto o percurso ideal. Como a trilha levar em média 2 horas, pode-se organizar um piquenique  desde que limpem a área.

Melhor época: entre maio e setembro desde que seja num dia ensolarado.


MUCAMBO TEM DE SER VISTO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.