GESTÃO ESCOLAR: EXEMPLOS DO INTERIOR
Para não dizer que a gente só fala dos maus exemplos de escola da
rede municipal com infraestrutura precária, há também exemplos de unidades que
não esperaram muito pela ação do poder público. Foram adiante e conseguiram
alguma ou outra mudança na estrutura de sua respectiva unidade escolar.
O exemplo mais distante de que, com vontade, o gestor pode sim fazer
mais e melhor por sua escola apesar das dificuldades quer por entrave político,
quer por inoperância mesmo do sistema é na Lagoa do Junco. Há alguns anos, a
ex-diretora da Escola Municipal, Andreia Gois, procurou o Ministério Público
para cobrar da antiga administração melhorias na escola. De tanto cobrar, as
mudanças vieram a ponto de tornar meses depois uma escola invejada em
infraestrutura.
Na época, a CNNPV havia visitado todas as unidades de grande porte
do município e constatou o quão avanço conseguido, porém fazia uma crítica
sobre a falta de um trabalho pedagógico também de qualidade. Afinal, de nada
adiantava uma escola bonita sem um ensino de qualidade. A unidade sempre
figurava entre as piores do Ideb. De lá pra cá, isso mudou e com a injeção de
professores novos, programas sociais... o avanço veio e com ele a oportunidade
de estar entre as melhores no Ideb no Ensino Fundamental I. Diga-se de passagem
que tomar o Ideb como indicador de uma boa escola ainda não é o correto, pois
sabemos que há exemplos de escola que usa estratégia diferente do que prescreve
a Secretaria Municipal de Educação e toma a nota maior da recuperação como nota
final; quando na verdade, se a nota da recuperação é maior deve-se somar e
dividir. E não, tomá-la como nota final. Daí, uma ajudazinha providencial na média do biênio seguinte.
Outro exemplo de qualidade é a unidade "Veridiano Zacarias de
Oliveira", no povoado Tabuleirinho. Lá, a cobrança não foi com o apoio do MP,
mas oportunizado pela reforma de muitas unidades pelo município. A primeira
incursão foi uma vergonha tão grande que a escola foi um exemplo gritante de
obra mal feita (lembra da tesoura de madeira quase caíndo na cabeça da
garotada, quadro topando no teto...) por parte do governo municipal. Feito
então os reparos depois da repercussão, a escola finalmente conseguiu duas
novas salas (hoje uma funciona como sala de professores).
Contudo isso não era o bastante! Ela precisava de um pátio coberto
para as inúmeras apresentações que são promovidas ao longo do ano letivo pela
equipe docente e alunado. Sem uma ajuda providencial, equipe diretiva,
professores, pais e alunos decidiram colocar em prática o recurso que vinha do
governo federal direto na escola como o programa Mais Educação. Além de
adquirir material esportivo, foi possível a compra de duas tendas, o pavimento
dessa área coberta (foto maior); grades para proteger a garotada duma área
externa nos fundos da escola e com o apoio do ASA, construir um grande tanque
numa grande área no entorno que dá para construir ainda várias salas e fazer um
pátio melhor. Aos poucos, a diretora Isabel Oliveira, pretende ampliar outras
áreas importantes que vão ajudar e muito a todos da comunidade escolar.
Pelo visto, ficar à espera de um milagre nem sempre é o melhor
remédio. Afinal, como gestor, o professor/diretor pode capitanear ações do tipo
e buscar o melhor para sua escola; e ainda cobrar do poder público também o seu
papel. Quando todos fazem o seu trabalho, não é apenas um que ganha!
GESTÃO ESCOLAR: EXEMPLOS DO INTERIOR
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
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20:38
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