NEWS

News

cidade

COLETIVO JOVEM VAI À CÂMARA EXIGIR TRANSPORTE E APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS


Membros do Coletivo da Juventude Poçoverdense foram à Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (14) para tratar de políticas públicas voltadas para o direito à educação. O foco, na verdade: cobrar do poder público ações que garantam transporte e auxílio aos universitários que estudam na capital e em outras cidades do interior sergipano principalmente Lagarto e Aracaju. À frente da juventude, Baruc Carvalho, Marília Santos e Raul Marx.

 Com uma assessoria atualizando a homepage a cada minuto via rede social deu para ouvir os gritos de "Eu luto, eu lutaria, educação não é mercadoria!", perceber a desfaçatez de alguns vereadores quando há um discurso em voga (vão se acostumando; pior do que isso são vereadores faltosos) e memorizar a voz dos jovens propondo mudanças e melhorias na área. "Nossa Constituição Cidadã diz que a educação é um direto social que deve ser assegurado por todos os entes federativos. Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, vai mais além: o município está incumbido de assumir, prioritariamente, o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino", afirmou a universitária Marília Souza Santos, estudante de Jornalismo na UFS.

A mesma força dada via internet por muitos desses jovens à campanha eleitoral do atual prefeito agora ganha corpo contra a corrente que tanto ajudaram e não receberam quase nada em troca: "Até então não houve cumprimento ao disposto nas diretrizes do Plano de Governo do atual prefeito Thiago Doria, no sentido de garantir o transporte universitário gratuito e de qualidade", disse Baruc, estudante universitário do curso de jornalismo da UFS. O grupo "reivindica um ônibus ou dois micro-ônibus para, quinzenalmente, fazer o translado entre Aracaju e Poço Verde, com escala em Lagarto, transportando os estudante da UFS Lagarto, São Cristovão e Laranjeiras, além dos estudantes de outras instituições de ensino superior e técnico, comprovadamente, estejam devidamente matriculados" explica o vereador Rivan Francisco (PDT). E mais: "Necessitamos de uma casa em Aracaju e em Lagarto, com todas as despesas pagas incluindo alimentação, ou um auxilio contínuo e mensal para completar a renda de estudantes que comprovam não ter condições de se manter ou ser mantidos pela família", complementou Daniele Pinheiro de Almeida.

Durante a sessão eram aguardadas pelo coletivo as presenças do prefeito municipal, Thiago Dória, da vice, Rita de Cássia e do secretário municipal de Educação, Paulo Caduda. Nesse interim, apenas a secretária-adjunta, Imperatriz se fez presente. Ela "está ligando para o prefeito para que seja feita uma reunião com ele o mais rápido possível", anotou a assessora de imprensa do Coletivo na sua homepage para deixar o internauta por dentro de tudo que acontecia.

E os vereadores nada disseram? evidentemente deram total apoio à empreitada juvenil. Gilson Rosário logo após o discurso de Baruc Carvalho, estudante de Jornalismo na UFS, ainda lembrou que em 2012 apresentara um Projeto de Lei sobre a criação de uma casa para estuantes em Lagarto e Aracaju e que não foi atendido. Rivan Francisco confirmou que apresentou projeto que reservará a estudantes da Ages, Fjav e UFS vagas na fábrica da Dakota. Os edis também se comprometeram de marcar uma reunião com o alcaide para tratar do assunto.

O Coletivo Jovem Poçoverdense vem ganhando força e deve arrematar ganhos futuros com outra criação até então incomum na juventude poçoverdense: a entrada de um partido político para enfrentar as velhas raposas da política local. .fotos:R.Francisco

COLETIVO JOVEM VAI À CÂMARA EXIGIR TRANSPORTE E APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 08:13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.