NEWS

News

cidade

ENTRA COM O COMPROMISSO REALIZADO E SAI COM DESAFIOS MAIORES


   Para o novo Secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Caduda, não precisava de requerimento para ir à Câmara, mas a formalidade da Casa deve ser seguida à risca pelo menos em boa parte dos casos. E neste não deu outra: Caduda não só compareceu prontamente à sessão plenária da última terça-feira (26) como também relatou todas as informações que estavam a seu dispor. 

Depois de ratificar o que já dissera na jornada pedagógica para a classe dos docentes acerca da construção da creche e da nova escola com 6 salas; da convocação dos funcionários cedidos a outros órgãos com o risco de perderem o salário caso não atendesse ao recadastramento; da luta da secretaria em busca do aumento no número de matrículas para a rede pública municipal; da indicativa de ceder funcionário a outrem apenas sem ônus para o município e da concessão de licenças-prêmios ao funcionário (preferencialmente aos que têm problemas de saúde, por conseguinte, apenas depois do segundo semestre), Caduda elencou as dificuldades que encontrou para dar continuidade ao seu projeto de governo na pasta. "Quando sair não quero deixar pior do que eu encontrei!", ressaltou pontuando logo em seguida que "a secretaria tem a obrigação de fazer os cortes e os ajustes para nós não termos desculpas em não aprovar o novo piso salarial".
Com índices alarmantes de analfabetismo beirando os 29% na faixa dos 15 anos e um município atendendo apenas 20% do universo infantil, Caduda sonha em mudar o quadro tal qual o uso dos ônibus amarelos para o transporte de estudantes do interior onde o percurso é longo bem como fazê-lo dentro da cidade distribuindo alunos dos bairros periféricos até as escolas. Por enquanto, realidade mesmo fica a promessa de que eletricistas devem mesmo refazer a instalação elétrica de maior parte das escolas com laboratório de informática (há mais de 2 anos encaixotados pelo ex-prefeito), construir quadras no Valadares, Escola Agrícola e na EE.Messias Gois (localidade Queimada Cumprida) e disponibilizar os laboratórios da UAB para uso didáticos dos professores da rede.
Depois de ser sabatinado por professores no uso da Tribuna Livre, Caduda ainda respondeu a questionamentos dos edis da Casa. Dentre os destaques ficam:
Para onde foi os 903 mil do Fundeb? - Tal qual o prefeito, o secretário utilizou da velha cantiga de roda em que aguarda os balancetes do escritório de contabilidade da prefeitura bem como da análise por parte do Sintese dos extratos enviados há dias. De antemão, ressaltou "as explicações devem chegar!".
Donde virão os recursos para pagar o salário de dezembro e parte do 13o deixados pelo ex-prefeito? - "Para custear essas despesas terá de aumentar o repasse de recursos próprios (…) além de recursos do MDE". E concluiu, "se o prefeito se comprometeu a pagar, ele deve cumprir!". 
Atraso do pagamento de motoristas e empresas fornecedora de alimentos para as escolas - Quanto à licitação …faz-se-á aditivo ao Edital ou fomentar nova licitação.

Depois da bateria de perguntas e respostas, Caduda entra com a sensação dodever cumprido e sai de cena com desafios ainda maiores frente a uma dezena de problemas para resolver. E o pior, lidar com o fogo amigo - resultado de mau gerenciamento dos recursos públicos.
ENTRA COM O COMPROMISSO REALIZADO E SAI COM DESAFIOS MAIORES Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 14:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.