'ECANDO COM A ARTE' DINAMIZA OS DIREITOS DA CRIANÇA NA ESCOLA
Na última quinzena de maio tem havido muito debate sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Pensando nisso e concomitantemente à proposta da Secretaria Municipal de Educação em difundir o estatuto dentre os estudantes nas escolas, a EM Porfírio Vieira da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa criou o projeto "ECAndo com a Arte: construindo uma Educação voltada para a cidadania" durante os meses de abril e maio como parte de sua grade curricular pedagógica. Nesta terça-feira 29, ocorreu a culminância do projeto, cujo objetivo maior é dinamizar a divulgação dos direitos e deveres da criança e do adolescente para estudantes e professores baseado nos direitos e deveres infanto-juvenis preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, construir no conteúdo escolar do ensino fundamental princípios de uma educação voltada para cidadania bem como o de despertar no aluno o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres de cidadania contidos no ECA; e no professor para uma "pedagogia ética dos direitos e deveres" por meio de atividades mais dinâmicas. 
O projeto ECAndo com a Arte (usou-se um neologismo na forma de verbo para fazer uma analogia ao verbo aprender, ensinar ou brincar com a Arte) atingiu 85% do alunado daquela unidade na forma de apresentações de teatro com foco na educação, à saúde, à guarda da família; grande júri em que o réu era acusado por abuso sexual; dança; música, exposição de fotografias em preto e branco com os alunos representado cada direito e palestra com o ex-presidente do Comdica, professor Roberto Caduda. Durante a II unidade, o ECA ainda foi discutido e estudado juntamente com o conteúdo da grade curricular normal na forma de seminários e produção de texto em praticamente todas as disciplinas. Esse foi o primeiro projeto do ano a ser executado dentre quatro propostos pela equipe diretiva e professores.
+ NEWS:
+ Esta semana, a CNNPV tratou da prestação de serviço da Secretaria Municipal de Ação Social em relação à expedição de carteiras de identidade. Pois bem, Nos dias 1 e 2 de junho (quinta e sexta-feiras), o Instituto de Identificação estará na cidade para expedi-las gratuitamente na Escola Municipal Antônio Carlos Valadares.
+ A nota foi divulgada pela SEMED: no dia 23 de maio, a Coordenação Municipal do Programa Formação pela Escola, representada pela Tutora Izabel Oliveira, realizou o Encontro Inicial do Módulo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Com uma boa participação, o Encontro propiciou ao participantes um conhecimento geral do PNAE e sua importância no cotidiano escolar. Este Módulo tem como data final o dia 30 de junho do corrente ano.
+ Ontem 29, o Instituto médico legal recolheu o corpo de um senhor no necrotério da Clínica da Saúde (antigo hospital regional). Ele passou mal enquanto dirigia o trator em sua propriedade e faleceu logo depois. Ainda não há registro da causa.
+ O governador Marcelo Déda havia anunciado que ajudaria os municípios atingidos pela seca. No entanto, o que se vê é uma programação exaustiva de shows para comemorar os festejos juninos no Estado. Só foi a chuva aparecer e tudo foi por água abaixo. Estamos numa seca verde!
'ECANDO COM A ARTE' DINAMIZA OS DIREITOS DA CRIANÇA NA ESCOLA
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
on
09:13
Rating:
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
on
09:13
Rating:

Nenhum comentário: