NEWS

News

cidade

CERCA ELÉTRICA: SOM QUE PREOCUPA!

  A poluição sonora é um mal pouco levado a sério por todos nós, mas um em especial deve ser observado com cautela: o som intermitente que sai da caixa de controle da cerca elétrica. Com o aumento na criminalidade no município, muitos moradores adotaram a cerca elétrica como defesa pessoal. Ela inibe em parte a entrada de algum malfeitor e pode causar outros danos: o risco de um filho ou alguém ser surpreendido por um choque fatal ou perturbar mentalmente os dons da casa. Não estamos falando do disparo do alarme, mas do som emitido logo quando o aparelho é ligado.
  Ainda não há pesquisa comprovando cientificamente que aquele pulso contínuo que sai da caixa de controle pode contribuir para uma ou outra disfunção mental, mas há dados que revela aumento na irritação, estresse, incômodo mental. A poluição sonora já ocupa a terceira prioridade entre as doenças ocupacionais, só ficando após das provocadas por agrotóxicos e as osteo-articulares no Estado de São Paulo, por exemplo. Ao instalar uma cerca elétrica é necessária a inclusão dentro de casa de uma central (bateria e outros componentes eletrônicos), cuja ligação no dia a dia passa a emitir um som baixo, porém irritante causando desconforto para quem está no ambiente, onde foi instalada. Dormir então fica mais difícil. Alguns podem não sentir, mas passar um longo período ouvindo um mesmo zumbido pode causar distúrbios como a Síndrome do pânico no futuro. “A exposição a um som intenso, por exemplo, uma explosão, causa na maioria das vezes danos auditivos, mas a exposição a sons moderados, muitas vezes por ser repetitiva, leva a distúrbios relacionados ao estresse físico e mental. Tal condição pode gerar não apenas perdas na audição mas também hipertensão, distúrbios circulatórios e suas complicações (problemas digestivos, impotência sexual, dores musculares, risco de enfarte) além de problemas psíquicos como ansiedade e depressão”, explica a médica  e mestranda em Psicobiologia da UFRN, Bernadette Serra.
  
    No Brasil, ainda não há uma legislação sobre o uso da cerca elétrica apontando normas quanto ao uso. Contudo, algumas cidades e estados seguem padrões internacionais para evitar maiores danos legais. A CNNPV adverte: Você também pode adotar sua norma regulatória colocando a caixa de controle fora do quarto do filho; não deixando a cerca ligada o dia inteiro, por exemplo. Assim, evitará maiores transtornos no futuro.
 CAMPANHA DE VACINAÇÃO - Amanhã (18) lembre: leve seu filho para vacinar contra a Pólio. A CNNPV havia comunicado que haveria também a vacina contra o Sarampo, mas o Ministério da Saúde determinou que a vacina ocorrerá apenas nos estados de São Paulo, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde há maior concentração de pessoas que precisam de proteção. Lá, a vacinação vai até o dia 22 de julho. Os demais estados e o Distrito federal será na segunda etapa da Pólio no dia 13 de agosto.
CERCA ELÉTRICA: SOM QUE PREOCUPA! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:08 Rating: 5

2 comentários:

  1. Realmente é muito irritante o beep continuo que a central faz.

    ResponderExcluir
  2. alguem saba como eliminar esse barulho.. tipo tirar algum jummper...

    ResponderExcluir

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.