NEWS

News

cidade

CONSELHO DEBATE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA E REIVINDICA AÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE

Na manhã desta terça-feira, 25, a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Renilda Maria dos Santos, e o Engenheiro Agrônomo, Clayne William da Mota Santos, participaram em Aracaju, do I Workshop sobre a Caatinga, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

"Aqui estamos para discutir sobre a caatinga – vegetação típica da nossa região e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para a preservação desse bioma que se encontra com mais de 90% de sua área degradada e suscetível à desertificação", explicou Clayne William.
Logo após o Workshop, o secretário Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete, os dois representantes de Poço Verde - Renilda e Clayne e discutiram sobre uma série de demandas para o município.
Unidade de Conservação - "Reivindicamos da Semarh a construção de uma unidade de conservação – fauna, nas regiões da Malhada Grande, Cova da Índia e Lages, visto que algumas espécies estão em extinção, a exemplo do veado da caatinga, jacutinga, dentre outras típicas da nossa região", acrescentou Renilda.
Programa Água Doce - Além dos seis poços já existentes, Clayne William apelou pela ampliação do Programa Água Doce para outras comunidades do município. "A priori, sugerimos a Lagoa do Mandacaru, por concentrar maior número de habitantes e pôr está sediada uma unidade escolar que recebe os alunos das adjacências. O secretário Olivier nos assegurou que vai colocar na segunda fase do programa", esclarece Clayne.
Desmatamento - Além das reivindicações já apresentadas, Renilda e Clayne, também solicitaram mais apoiou da Semarh para a realização de um evento com a participação do Estado, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, no tocante ao desmatamento e uso indiscriminado de agrotóxico, visando uma maior conscientização dos agricultores poço-verdenses.
Educação Ambiental - Também discorreram sobre a possibilidade de inserir o município de Poço Verde em atividades de Educação Ambiental com a participação dos estudantes das escolas da rede pública municipal, com a construção de um viveiro florestal na Escola Agrícola Presidente José Sarney, além da promoção de capacitações, reflorestamento de árvores nativas e formação de alguns professores para serem multiplicadores da educação ambiental no município.
"Levamos a nossa proposta de celebração de Termo Cooperação Técnica para licença ambiental, ou seja, criarmos o nosso próprio órgão licenciador", disse Renilda, enfatizando que Olivier se comprometeu em enviar uma equipe da Semarh para trabalhar essa idéia e se se articular com o Município.
Barragem do São José - Outro ponto levantado foi sobre a doação de mudas nativas para o refloresmentanto da barragem São José, utilizando a própria caatinga existente no município.
Bacia do Rio Real - Reivindicaram a inserção do município de Poço Verde no Comitê da Bacia do Rio Real, objetivando estruturar a bacia hidrográfica, possibilitando a criação de programas de reflorestamento, matas ciliares e recuperação de áreas degradadas ao redor da bacia.
Cavernas - Estaremos formalizando contato com o Ministério Público Federal, Semarh, dentre outros órgãos, para promovermos a identificação de cavernas no município de Poço Verde. “O Instituto Terra já vem fazendo essas identificações. Temos um potencial muito grande de serras, compreendidas entre os municípios de Poço Verde e Simão Dias, possibilitando assim a identificação de nossas cavernas”, concluiu, esperançoso Clayne William.fonte:ascompmpv

+ NEWS:

Comissão da Agricultura de Poço Verde vai em busca de parceiras
Após a visita do secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, no dia 19, quando das inaugurações dos sistemas de dessalinizações, e ato ocorrido no Assentamento Santa Maria das Lages, os coordenadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a secretária Municipal de Planejamento, Rita de Cássia, solicitaram do secretário Esmeraldo Leal. uma reunião objetivando a formação de uma Comissão de Agricultura do Município de Poço Verde.
Durante a conversa, relataram sobre a realidade da agricultura no município, com vistas ao fortalecimento da agropecuária, entretanto, o assunto de maior relevância foram: Projeto Dom Távora, Programa de Regularização Fundiária e Distribuição de Sementes.
Também foram discutidos outros pontos visando o combate à seca, a exemplo da limpeza e ampliação de aguadas e açudes, do Seguro Safra, Cadastro Ambiental Rural - CAR, criação do Programa de Análise do Solo, elaboração de novos projetos e parcerias com as associações comunitárias.

"A reunião foi de grande importância: estreitamos as relações com a Secretaria de Estado da Agricultura, visando melhorar, de fato, as condições dos agricultores poço-verdenses", concluiu o técnico agrícola Sebastião Alves. Fonte:Ascom
CONSELHO DEBATE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA E REIVINDICA AÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.