COMO AUMENTAR AS VENDAS NAS LOJAS DE ROUPA
A gente
tem notado que apesar de o empresariado local promover cursos de capacitação
para seus vendedores, muitos ainda não utilizam técnicas importantes para
alavancar os negócios. Um dos maiores problemas das lojas de roupas, por
exemplo, é o visual da loja. Normalmente não tem algo chamativo na fachada da
loja ao longo de inúmeras datas comemorativas. A CNNPV buscou dez dicas para
ajudar a aumentar as vendas principalmente na época mais rentável do ano - o
Natal. Confira:
1 – Posicione-se
– Como sua marca será lembrada? Como vai se posicionar na mente
de suas clientes? - Independente do negócio ou produto, toda marca carrega
consigo um tipo de rótulo. Sua loja não é exceção, haverá uma definição
resumida e compartilhada de sua loja. Quando alguém falar sobre você e sua
loja, irá referenciar alguns pontos marcantes. Seu papel é ajudar essa pessoa a
contar sobre quem você e sua loja são. Defina esses pontos marcantes o mais
claramente possível. A loja melhor posicionada, tem as melhores vendas.
2 – Aprenda seu consumidor
– Já sabe quem compra de você? Você conhece seus clientes pelo
nome quando passam? - Pense em seu cliente como o indivíduo que é. Aprenda o
perfil de quem compra com você. Analise a linguagem que ele usa, os caminhos
que faz e os sentimentos que têm. Conheça-o ao máximo. Quanto melhor for seu
conhecimento sobre ele, mais facilmente você saberá ajudá-lo a comprar em sua
loja. Aumentar as vendas para um cliente é serví-lo mais. E para isso, nada
melhor do que entendê-lo e saber o que ele quer. Com argumentos melhores, mais
vendas acontecerão.
3 – Seja a melhor
– Para que sua loja existe se não é para ser a melhor loja do
mundo? - Não basta ser boa. Sua loja deve buscar ser a melhor. Isso sempre é
possível. Porém nem sempre você será a melhor no que imaginou que seria ou
gostaria de ser. Seu comércio possui qualidades e limitações, como todos. Basta
estar atenta ao mercado para potencializar o que você é melhor do que seus
concorrentes. E caso não tenha um diferencial, crie. Seja a melhor em
vestidos ou em roupas para festas, tenha o melhor atendimento, ou as melhores
promoções. Foque em ser a melhor loja no que escolher ser. Suas
vendas crescerão sempre que mais pessoas sentirem o quão boa sua loja é.
– Como sua loja ficará visível? Como ela irá chamar a atenção
dos olhos? - Trata-se aqui de algo visual. Literalmente visual. Roupas como
vários outros tipos de produtos, são feitos para os olhos. Mais do que vestir
bem, elas precisam ser bonitas. Agradar a quem as vê é fundamental. Mas antes
disso, ser visto é importante. Assim, o que for que quiser comunicar. Use algo
adequadamente visual. Por exemplo, uma promoção de vendas poderia ter faixas e
cartazes pela cidade. Quem sabe também anúncios em jornais ou revistas. Ela
precisa estar nos olhos das pessoas. Mostre o quão bela é sua loja e suas
roupas, apareça e venda mais.
5 – Tenha presença internet
– Seus clientes tem Facebook? Algum deles não usa a internet
para pesquisas? - Todos estão na internet e posso imaginar que boa parte dos
seus clientes utiliza o Facebook regularmente. Aliás, avaliando pela perfil
médio do brasileiro, a maioria utiliza o Google para encontrar informações
sobre o que querem comprar. Sem falar em Instagram, Twitter, Whatsapp,
Pinterest e outros. Isso não quer dizer que você tenha que estar em todo lugar
na rede. Porém para muitos, se você não esta lá, você não existe. Assim,
selecione uma ou duas ferramentas sociais e seja ativa. Poste regularmente e
interaja com as pessoas.
6 – Capriche na fachada
– Qual a roupa da sua loja? Ela está bem vestida para conhecer
seu cliente? - É no ponto de venda que as coisas acontecem. Sua loja deve
atrair atenção visualmente com uma fachada adequada a seu perfil. A primeira
impressão antes de entrar na loja é crucial para a predisposição para a compra.
Se sua fachada não representar quem és. Talvez o cliente nem entre e assim,
você não venda. Por outro lado, se lhe achar linda ele entrará em busca de seus
encantos. Sua armadilha pela atenção funcionou e você já pode vender mais.
7 Invista em iluminação
– Você concorda que o que é bom precisa ser visto? - Ninguém
enxerga no escuro. Parece exagero, mas é realidade. Uma loja mal iluminada
vende menos. Os produtos não parecem bons simplesmente por estarem pouco
visíveis. Os cantos mal iluminados parecem conter coisas a serem escondidas.
Sua loja não pode parecer suja aos olhos do cliente. Gaste dinheiro para
iluminar bem sua fachada, sua vitrine e seus produtos. Sua loja irá brilhar na
rua e seus clientes vão ver claramente o quão seus produtos são.
8 – Ordem no layout
– O que é mais fácil: 1, 2, 3 ou 2, 1, 3? Por que você acha que
há ordenação de filas? - Torne a vida dos clientes mais prática. Organize um
fluxo interno para eles. A disposição dos móveis, produtos e caixa da sua loja
deve conter alguma ordem. Avalie como melhorar a experiência do consumidor ao
entrar e fazer a compra em sua loja. Perceba o processo de compra ideal. Some a
isso boas sinalizações internas. Isso lhe fará ganhar tempo no atendimento e
oferecerá um ambiente mais fluído para seu cliente. Logo mais vendas podem
acontecer.
9 – Metas com recompensas para a
força de vendas
– Por que seu vendedor venderá mais? Seu salário irá aumentar? -
Seja sincero consigo mesmo. Analise na perspectiva de vendedor e busque o que
pode lhe fazer mais motivado a vender. Muitas vendas só acontecem por esforço
do vendedor. Ele pode representar sozinho boa parte do faturamento de uma loja.
Você deveria oferecer algo para que ele tenha ainda mais afinco para aumentar
suas vendas. Crie metas de vendas somadas a benefícios e bônus e potencialize
seu empenho. Tente isso e se surpreenderá.
10 – Campanha de fidelização e
engajamento
– O que pode fazer sua cliente voltar? O que faria ela lhe
indicar ainda mais para as outras? - Você bem sabe o quão importante é ser
referenciada pelos seus clientes. O boca a boca é fundamental para seu
crescimento. Porém, teorias dizem que um cliente mal atendido falará mal de
você muito mais vezes que um bem atendido falará bem. Sua arma nesse caso pode
ser dar incentivos para quem quer indicar você positivamente. Reconheça quem
ajuda a sua loja a se tornar maior e ser melhor reconhecida. Crie campanhas
onde ao fazer indicações convertidas em visitas ou vendas, seus clientes ganhem
descontos ou brindes. Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais você vende.
Ninguém conhece seu negócio tanto quanto você, mas acredite que
existem outros similares ao seu. Assim, perceba nessas dicas possibilidades
para sua loja e adapte elas para sua realidade. Tenho certeza as vendas de sua
loja de roupas podem aumentar. Espero que você goste e fique a vontade para
contar sua experiência ou buscar ajuda nos comentários. Quem sabe não compro de
você também? Boa sorte com sua loja! fonte:ideasme
COMO AUMENTAR AS VENDAS NAS LOJAS DE ROUPA
Reviewed by Jorge Schalgter Leal
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08:21
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