NEWS

News

cidade

POÇOVERDENSES PELO MUNDO: TORONTO, CANADÁ!





       
     
     Ele trabalhava em S.Paulo e foi convidado para atuar fora do país num importante restaurante brasileiro no Canadá. Estamos falando de Gilvan Costa (25), poçoverdense da gema nascido no povoado S.José. "O destino da minha viagem, na qual estou por um contrato de trabalho e onde irei ficar pelo menos o período de dois anos, é a cidade de TORONTO, capital da Província de Ontário, conhecida por seu destaque financeiro e turístico do Canadá. Toronto possui aproximadamente 5 milhões de habitantes, sendo que metade de seus residentes é de  imigrantes, o que torna fácil a troca cultural, possibilitando a experiência de vivenciar diferentes estilos de vida em um só lugar e são faladas mais de 100 línguas. Muitas dessas pessoas escolhem a cosmopolita Toronto para aprender ou aprimorar a língua inglesa, o que faz dela uma cidade preparada para receber estrangeiros, mesmo aqueles com pouco domínio da língua".

 Tal qual o próprio Gilvan, "o povo de Toronto costuma ser bastante compreensível e educado, ajudando as pessoas em momentos de necessidade de comunicação. Devido a toda essa mistura de raças e culturas, a maioria dos residentes da cidade dominam mais do que uma língua. Não é raro escutar conversas das mais variadas formas em ônibus, metro ou em quaisquer outros espaços públicos". Gilvan é o tipo de pessoa que não mede esforço para se comunicar até com desconhecidos mesmo que seja em outro idioma. Sempre gostou de inglês! Extrovertido e comunicativo, ele não deve passar grandes dificuldades com a língua por que no Canadá o Inglês e Francês são línguas oficiais. Assim como ele, muitos estudantes brasileiros preferem fazer intercâmbio naquela parte mais ao norte da América pelas facilidades de convivência.

 "Outra vantagem dessa diversidade toda é o fato de você conseguir encontrar qualquer tipo de comida no mundo em um só lugar. Existem mais de 8 mil restaurantes na cidade, dos mais variáveis tipos possíveis. Só brasileiros, Toronto e arredores oferecem pelo menos 5. Então não é difícil matar aquela saudade do Brasil ou se arriscar em comidas diferentes. Toda essa influência internacional faz com que o Canadá não possua uma identidade grande gastronômica, já que o único prato tipicamente canadense é a famosa Poutine, um tipo de batata frita cortada a mão e coberta com molho e queijo. A experiência é quase que obrigatória para quem chega ao País pela primeira vez". Para quem ter experiência no ramo,  "em questões gastronômicas, definitivamente não há o que se reclamar em Toronto, a oferta realmente agrada a todos os gostos, deixando de lado apenas o fato de que nada se iguala ao tempero de casa, e esse a saudade faz questão de lembrar, sempre. Em relação à cultura do povo que vive em Toronto, a experiência está sendo incrível. É muito diferente, por certas vezes até estranho poder, sair na rua sem que as pessoas se importem ou que façam qualquer tipo de comentário, independente do seu estilo ou hábitos".

 Sobre  o hábito da comunidade, "o torontoniano tem por costume respeitar muito as diferenças. É um povo bastante educado. É normal o pedido de licença preceder um pedido de desculpas. Há quem diga que os norte-americanos não são amigáveis ou calorosos . Não sei se também devido à essa multiculturalidade, mas essas características, definitivamente, não se aplicam às pessoas que vivem aqui. Há muito que se fazer em Toronto"

Para você que planeja viajar para Toronto, aqui vai algumas dicas de pontos turísticos: "tem a famosa CN TOWER, umas das torres mais altas do mundo e senso de direção da cidade e o LAKE ONTÁRIO, um dos 5 lagos mais importantes da América do Norte e que possui a Ontário Island, ilha com uma vista espetacular de Toronto e diversas praias ao redor da cidade. Além disso, a cidade conta com muitos museus, parques, praças, bairros típicos e shoppings, famosos entre os brasileiros por podermos encontrar coisas de marcas diferentes e por vezes ainda não lançadas em nosso País, e com preços bastante acessíveis. O melhor de tudo é que é possível fazer tudo em Toronto usando o transporte público".

E como se locomover em Toronto?  "A cidade possui 4 linhas de metrô que interligam os principais pontos. Existem também diversas linhas de ônibus e também os chamados “street cars”, espécie de bondes elétricos que andam entre trilhos em ruas e avenidas específicas. O sistema funciona 24 horas por dia, nas principais vias, o que facilita a vida noturna da cidade. Já que Toronto é considerada bastante segura em índices de criminalidade e assaltos, é bastante tranquilo e normal usar um ônibus para voltar de uma festa de madrugada, por exemplo. A bicicleta é considerada um meio de transporte bastante comum. Existem diversas ciclovias na cidade e o pedestre e o ciclista são muito respeitados pelos motoristas". 

Gilvan deve ficar por lá durante dois anos quando encerra seu contrato. Até retornar ao país de origem ele argumenta que morar na cidade canadense é "uma grande vantagem da vida por aqui". Vale a pena lembrar que "o povo daqui é bastante consciente".  Além da língua, "tive dificuldade mesmo só no Clima, pois  no inverno (Dec, Jan, Feb, Mar) nao é incomum dias com -15, -20 e no verão (Jun, Jul, Aug)  dias de temperatura nos 35, 40 graus. O tempo é de extremos. Os meses não mencionados são de transição, onde tudo por acontecer e a temperatura varia".

E o que dizer então de viver num país de extremos? "não é difícil concluir que viver em Toronto está sendo uma experiência inigualável. Acredito que todas as pessoas deveriam morar fora do seu país, pelo menos em algum período da vida. Isso propicia experiência, faz com que abramos o pensamento para diferentes formas de pensar. Sem dúvida alguma recomendaria Toronto, principalmente para aquelas pessoas que querem ter essa, como uma das melhores experiências da sua vida". 


POÇOVERDENSES PELO MUNDO é um projeto da CNNPV resgatando a experiência de vida de nossos conterrâneos fora do Brasil. A partir deste mês, você conhecerá vários lugares do mundo pela ótica de gente da gente. Vem aí Londres, Milão, Paris, La Paz, Machu Pichu, Tóquio, Estocolmo, Roma, Buenos Aíres etc…(fotos:arquivo pessoal)
POÇOVERDENSES PELO MUNDO: TORONTO, CANADÁ! Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 10:28 Rating: 5

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!! é lindo ver que para nós pocoverdesses, o mundo é o limite,,, também penso como você Gilvan, a experiência de viajar, sair do seu estado de conforto que é o lugar em que a gente morar, conhecer povos e culturas diferentes, nos possibilita enxergar o mundo com outros olhos, crescermos e melhoramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Rosângela. acredito que muita coisa mudaria ( principalmente interiormente) após essa experiência...

      Excluir

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.