NEWS

News

cidade

ESTÃO COMPRANDO PARTE DA NOSSA HISTÓRIA


A prática pode não ser nova, mas é preocupante: estão comprando parte da nossa história pelo interior poçoverdense. A notícia foi informada na tarde desta quarta-feira (25) por estudantes à CNNPV. De acordo com alguns alunos, um homem de São Paulo tem enviado dinheiro a conhecido de uma comunidade interiorana para comprar objetos antigos de moradores da região. "Quanto mais velho, mais eles pagam. Às vezes eles trocam por outra coisa. Se tiver um purrão bem antigo, ele troca por uma caixa nova dessas que o pessoal compra em casa de material de construção". 


Na última incursão,  o investidor trouxe um caminhão para levar todo o material adquirido. "O rapaz vai comprando, guardando na casa dele  e depois o caminhão vem buscar para levar para S.Paulo. Lá, ganham muito dinheiro vendendo para museus!", explica João Santos. "Eles gostam de comprar caixão antigo para guardar coisas na casa dos ricos. Tem vez que recebem mil reais em S.Paulo por um caixão que comprou aqui". Como sabem disso? "Ele contou pro meu avô", denuncia Nildo.

Se já não bastasse o fato de que Poço Verde há anos não vê a maioria de seus filhos nascer por aqui, agora surge outro fato agravante que é a perda da identidade histórica. Desde a época em que gente publicava o jornal impresso reivindicávamos para a criação de um museu ou espaço histórico em Poço Verde para resgatar todo o material ainda disponível na região: hoje foto antiga pode ser digitalizada e impressa com uma qualidade melhor sem cercear o direito da família de ser privada do arquivo pessoal; objetos antigos podem ser doados ou adquiridos com intuito de trazer à tona uma parte da histórica no seu contexto sócio-político-cultural; entrevistas com personagens que conheceram bem o passado podem garantir podcast (gravação em aúdio) preciso para a geração futura….

Precisamos agir rápido e com responsabilidade ou a nossa história  se resumirá em apenas um álbum guardado na gaveta à espera de futuros compradores. O tempo urge!!
   
+ NEWS:

   + Em nota divulgada pela CNBB, "O Santo Padre também realizou (...) a transferência de dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, até agora bispo de Estância (SE), como novo auxiliar da arquidiocese de São Salvador (BA). Na ocasião, foi nomeado dom Giovanni Crippa, que também é bispo auxiliar de Salvador, como administrador apostólico da vacante diocese de Estância".

+   O Sintese promoverá nos dias 27 e 28 Seminário Gestão Democrática - Construíndo novos caminhos no polo da UAB poçoverdense. As inscrições estão abertas nas escolas para os professores e gestores da rede pública. 

Na sexta haverá palestras com a professora Lianna Torres (UFS) com o tema: "Dialogando nas unidades de ensino: os papeis e os espaços da gestão democrática" e com o professor Iran Barbosa sobre "Avaliando a construção do processo de gestão democrática".
No sábado, as professora Leila Moares e Ivonete Cruz do Sintese tratarão da "Construção da gestão democrática de forma participativa pelo sindicato". À tarde, o professor Hildebrando Maia (sintese) falará sobre "A democracia no sistema Municipal de ensino e o balanço da gestão democrática em Poço Verde". Participe!
ESTÃO COMPRANDO PARTE DA NOSSA HISTÓRIA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 22:46 Rating: 5

Um comentário:

  1. Esses materiais tem um grande valor, seja histórico quanto econômico, devem ser mais valorizados pelos próprios poço-verdenses

    ResponderExcluir

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.