NEWS

News

cidade

P.VERDE PODE SE TORNAR TERRITÓRIO BAIANO

Você provavelmente já se perguntou: por  que toda vez que eu tento me localizar no Google Mapas ou em outro aplicativo, Poço Verde sempre aparece como pertencente ao estado da Bahia e não de Sergipe? Essa resposta foi apresentada esta semana por pesquisadores do IBGE dos dois estados.
Depois de um detalhado processo de mapeamento de algumas regiões da zona oeste do nosso estado para definir de fato os limites interestaduais seguindo um detalhe que o Google já faz que é o de definir limites por acidentes geográficos, foi divulgado que em breve cidades ou alguns povoados de municípios como Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto podem fazer parte da Bahia e não mais de Sergipe. Por quê?
Porque os limites estão defasados e não correspondem  à demarcação das coordenadas geográficas atuais. Com o avanço da tecnologia nessa área, hoje é possível identificar erros na identificação da divisa entre os estados possibilitando de tal maneira evitar erros futuros e melhorar a assistência dos governos à população.
Como os mapas que a gente tem à disposição, hoje, são da década de 40, coube aos especialistas fazerem uma varredura via GPS para precisar as divisas não só daqui mas também de outras regiões do Brasil. O IBGE, por exemplo, usa dados do "Atlas das Linhas Limítrofes e Divisórias do Brasil" de 1940 e isso deve mudar.
Agora, com a divulgação dos dados apresentados pela equipe de pesquisadores, cabe  a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a Assembleia Legislativa  discutirem e avaliarem o assunto pois a mudança traz bônus e ônus para os dois estados, além da preocupação para os moradores dos municípios envolvidos; entre tantos outros pontos que o Ministério Público e a sociedade civil devem ficar atentos.
Simão Dias, por exemplo, deve perder alguns povoados para o município de Paripiranga/Ba. E Poço Verde? Bem, como ele está praticamente na divisa, é possível que seja um território baiano num futuro distante já que a discussão não termina aqui.A princípio, ganhará apenas alguns metros a mais.
 Tantos os pesquisadores quanto os parlamentares estão sintonizados em aprovar a mudança. A assembleia baiana já aprovou a mudança e a colega sergipana deve fazer o mesmo no próximo trimestre.

Em Sergipe, 13 municípios devem sofrer alguma alteração em seus limites.foto:tvse
P.VERDE PODE SE TORNAR TERRITÓRIO BAIANO Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 20:09 Rating: 5

2 comentários:

  1. Me desculpem, mas essa manchete e algumas informações dessa matéria são totalmente inverídicas e distorcem a realidade dos fatos. Venho acompanhando desde anos esse trabalho do IBGE e da Seplag, estava na reunião anteontem na Assembleia Legislativa, e a forma como foi colocada aí nessa matéria não condizem com a realidade. E, inclusive, Simão Dias não irá perder povoado nenhum para Paripiranga. Monte Alegre sim, irá perder povoados para Pedro Alexandre na Bahia, porque a própria administração de Monte Alegre reconhece que os povoados são absolutamente mais próximos de Pedro Alexandre e recebem assistência de lá.

    ResponderExcluir
  2. É melhor virar tudo bahia e pronto!

    Sergipe ja é pequeno se isso acontecer ficará menor ainda, porque ao invés de fazer isso com Sergipe nao faz com a Bahia, ja que ela é o maior estado do nordeste, perder um pouco do seu território pra Sergipe não ira fazer falta alguma.

    Isso so pode ser piada viu francamente.

    ResponderExcluir

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.