NEWS

News

cidade

PROFESSORA DIVULGA LISTA DE PRIVILEGIADOS NO PAGAMENTO SALARIAL, ENTRE ELES O PRESIDENTE DA CÂMARA E PROFESSOR

Na última segunda-feira, 05, professores da rede pública municipal participaram novamente da sessão plenária da câmara legislativa com o objetivo de reforçar o pedido de apoio ao movimento. A categoria queria agilizar o pagamento do funcionalismo e agradecer o apoio para realização de uma auditoria no município. No entanto, a visita tinha uma carta na manga:  desmascarar o presidente Pedro de Jesus que afirmara na sessão anterior que não havia recebido o salário de professor. Lotado na Secretaria Municipal de Educação e afastado temporariamente por causa do período eleitoral, Pedro ouviu em alto e bom som não só o seu nome na lista dos privilegiados da SME, mas também um nota de repúdio da classe.

A professora Elisânia foi quem leu o texto na tribuna apontando a possível falha do presidente da Câmara "que na sua fala durante a última sessão declarou que estava no mesmo barco que nós sem receber seu salário. Assim como o próprio secretário da educação na terça-feira que usou o mesmo discurso dizendo que estava sem receber, porém na terça-feira, 30 de julho, obtivermos a comprovação de que o senhor presidente , o secretário de Educação e os seus funcionários teriam recebido o seu salário de julho com férias entres os dias 03 e 10 de agosto, pagos com a verba do Fundeb. Verba que é prioridade do pagamento de salário dos professores que estão exclusivamente em sala de aula, porém o que percebemos é que esta não é a prática do nosso secretário. Esses (apontando para os colegas)  foram os únicos profissionais que não receberam o salário de julho. Hoje, aos 5 de setembro, estamos com um mês e meio de salário atrasado".

Ainda de acordo com Elisânia, aproveitando que o secretário Paulo Caduda formava a nova comissão do Fundeb explanando sobre os recursos do fundo, ele teria afirmado que o dinheiro não era suficiente para pagar os professores. Naquele ínterim, lançara a proposta de pagar a metade do salário referente a julho, o que foi recusado pela maioria. Mesmo assim, "ele pagou a metade do salário. (...) O secretário da Educação usou o Fundeb para o que não é prioridade :gasolina, manutenção de transporte, a pagamento do próprio salario, prestadores de serviço e os funcionários da secretaria que devem ser pago pelos 25% do MDE", pontuou Elisânia. E continuou, "na quinta fomos ao fórum para saber a resposta do prefeito diante da situação. Ele não compareceu, mas mandou o secretário e ele mostrou deixando a informação de que os repasses do MDE não foram repassados". Elisânia foi adiante e citou nominalmente todos os privilegiados da lista da secretaria que receberam o salário de julho e as férias, incluíndo o presidente da Casa legislativa.

Ao longo da semana, o prefeito Thiago Dória teve uma audiência com a comissão de professores. Nela, o prefeito prometera analisar as folhas com o secretário, os recursos disponíveis e que daria uma posição a partir de segunda-feira próxima.  

Sobre aquela acusação de que havia se beneficiado do pagamento salarial, Pedro de Jesus, presidente da câmara, respondeu ao final da sessão com um discurso mostrando sua trajetória de vida pública e profissional. "Estou tranquilo e nunca neguei nenhum ato aos professores e aos servidores. (...) não concordo quando a professora Elisânia disse que o presidente da Câmara recebeu o salário. Não, o professor Pedro recebeu o salário e está lotado na Secretaria de Educação e que o secretário pagou dos 40% todos os profissionais da SME. Não foi o professor Pedro, não é eu que estou com a barriga cheia somente. Não é essa ideia de que está com essa barriga cheia. Todos os profissionais que recebem da folha do 40 receberam. Não vamos formar opinião dessa form.a É desonesto. Sabe por quê? Por que no mês de junho. E aí eu não quero dividir a categoria. Nem preciso e nem vai dividir...os profissionais da educação que pertencem aos 60% receberam no mês de junho, mas eu e os companheiros dos 40% receberam no dia 22 de junho o salário. E não vi ninguém questionando, nem reclamando. Não estou falando, nem reclamando e eu fiquei calado. Esperei a realidade...Não fiz coisa errada. Eu estou licenciado e a justiça eleitoral quando as pessoas se candidata e tem emprego péblico ele tem de se descompatibilizar. Eu não estava na secretaria para dizer Caduda 'me pague!' tampouco procurei a ele para que pagasse o meu salário mas da mesma forma que os professores de Poço Verde, eu também sou professor, eu também tenho consignado (...). É isso que nos temos de compreender e ver a lógica de cada um. Estou expondo o meu papel enquanto secretaria de educação. (..) não recebi porque sou presidente de câmara, recebi porque sou professor. (...) o que eu fiz de errado? Não sou concursado também? Estou fazendo a defesa de que todos tem o direito de fazer", concluiu.


Os professores estiveram lá também para trazer à tona o projeto de lei das empreiteiras que está "engavetado" na Câmara. Para isso, convidaram o advogado Fábio Emídio, um dos idealizadores, para falar a respeito sobre a lei aprovada em 2015. Aquele que a vereadora Damares Cavalcante/PMN pedira vista em setembro último e refeito o pedido no início deste ano haja vista a falta de informações concretas para referendar o pedido de iniciativa popular. Fábio argumentou que se o projeto de desoneração tivesse sido revogado, muitos dos problemas na educação e na saúde estariam hoje minimizados. Apelando sempre para o termo de que não estava ali por "questões políticas", o advogado defendeu a tese de que o projeto tem de ser votado logo para dar uma resposta à sociedade poço-verdense.

Tanto o vereador Gilson Rosário/PMN quanto Damares Cavalcante e Pedro de Jesus defenderam que o projeto não está engavetado, apenas aguarda informações concretas do Executivo, criador do projeto de desoneração fiscal de operações realizadas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O município deixou de arrecadar em torno de 500 mil reais até então.
PROFESSORA DIVULGA LISTA DE PRIVILEGIADOS NO PAGAMENTO SALARIAL, ENTRE ELES O PRESIDENTE DA CÂMARA E PROFESSOR Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 13:10 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.